Simple Minds

 

É uma banda escocesa de rock. Em 1977, Charlie Burchill e Jim Kerr formaram a banda de punk rock Johnny & the Self Abusers, e após lançarem um single malsucedido, mudaram a formação e incluíram dois antigos membros da banda, o baterista Brian McGee e o baxista Tony Donald, que logo foi substituído por Derek Forbes. Após recrutarem o tecladista Mick MacNeil, adotaram o nome de Simple Minds, a partir do verso de uma canção "The Jean Genie" de David Bowie. O seu primeiro álbum, Life in a Day, foi lançado em 1 de abril de 1979 pela Zoom Records. O álbum alcançou a posição 30 na UK Albums Charts. O seu terceiro álbum, Empires and Dance, lançado em 12 de setembro de 1980. O álbum foi essencialmente industrial em sua estética, e a gravadora demonstrou pouco entusiasmo com as gravações, e em 1981 o Simple Minds trocou a Arista pela Virgin Records. O seu quarto álbum, Sons and Fascination/Sister Feelings Call, foi lançado em Setembro de 1981. O álbum impressionou Peter Gabriel, que escolheu o Simple Minds como banda de abertura para sua turnê européia, o que aumentou a visibilidade da banda. Em 1982 o baterista Brian McGee sai da banda e é substituído por Mel Gaynor

 

A banda alcançou seu único hit número um no mercado pop americano com a faixa-tema do filme The Breakfast Club, lançado no início de 1985, o single "Don't You (Forget About Me)" permaneceu nas paradas de sucesso de 1985 a 1987, um dos maiores períodos de qualquer single na história das paradas daquele país. O seu oitavo álbum, Once Upon A Time, foi lançado em 21 de outubro de 1985. A turnê do álbum também promoveu o trabalho da Anistia Internacional. Inspirados por Peter Gabriel, o Simple Minds encabeçou uma série de concertos nos Estados Unidos e Europa em 1988, juntamente com diversos outros artistas engajados, que ficaram conhecidos como Freedomfest, e tinham como intenção apontar os males do Apartheid na África do Sul. Depois deste longo período de turnês, o Simple Minds voltou ao estúdio e gravou um álbum politicamente carregado, Street Fighting Years, lançado em 1989. O primeiro single do álbum, a canção "Belfast Child", foi o primeiro single da banda a atingir a primeira posição nas paradas do Reino Unido. No fim de 1989, o tecladista Mick MacNeil abandonou a banda, citando preocupações com sua saúde. 

 

Jim Kerr e Charlie Burchill tornaram-se os únicos membros ativos do Simple Minds. A banda lançou Good News from the Next World, em 1995. Derek Forbes retornou à banda juntamente com Mel Gaynor. O Simple Minds comemorou o trigésimo aniversário com uma turnê curta da Austrália e Nova Zelândia em 2007, como convidados da banda local, o INXS. Em outubro de 2010, o Simple Minds com o novo baixista Ged Grimes, gravaram quatro músicas para o álbum de compilação Greatest Hits + e para o seu novo álbum de estúdio. A banda embarcou na Greatest Hits Forest Tour, tocando uma série de sete datas em locais florestais da Inglaterra, como parte do Forestry Commission Live Music de 10 de junho a 3 de julho de 2011. Em 23 de outubro de 2012, o Simple Minds anunciou a turnê Greatest Hits + no Reino Unido com duração de 30 dias que começaria em Dublin em 25 de março de 2013. O seu décimo sexto álbum, Big Music, foi lançado em 3 de novembro de 2014. O décimo sétimo álbum, Acoustic, foi lançado em 11 de novembro de 2016. O seu décimo oitavo álbum, Walk Between Worlds, foi lançado em 2 de fevereiro de 2018 pela BMG e entrou na posição 4 na UK Albums Chart.

 Rockdigital