INXS

Foi uma banda de rock australiana formada em 1977 por Andrew Farriss nos teclados e guitarra, Michael Hutchence no vocal, Tim Farriss na guitarra, Jon Farriss na Bateria e teclados, Garry Gary Beers no baixo e Kirk Pengilly na guitarra, saxofone e vocal de apoio. A banda começou como The Farriss Brothers, mas mudou de nome depois do lançamento do seu primeiro álbum, INXS, lançado em 1980. O sucesso só viria em 1983 com o lançamento do single "Original Sin" e a banda, que tocava mais o estilo New Wave mudou para um Rock mais puro durante o restante dos anos 80. O auge da popularidade mundial do INXS veio com o seu sexto álbum de estúdio, Kick, lançado em 1987. O seu sétimo álbum de estúdio, X, foi lançado a 21 de Setembro de 1990. O álbum alcançou a posição 5 na Billboard 200.  O seu primeiro álbum ao vivo, Live Baby Live, foi lançado a 11 de Novembro de 1991, gravado no Wembley Stadium, na Inglaterra, em 1991. O álbum alcançou a posição 5 na Billboard 200.

O seu nono álbum de estúdio, Full Moon, Dirty Hearts, foi lançado em 2 de Novembro de 1993. Na edição japonesa inclui um cover da canção "Born to Be Wild" do Steppenwolf, gravada em abril de 1993 para tocar nas rádios do Reino Unido. O seu décimo álbum de estúdio, Elegantly Wasted, foi lançado em 14 de Abril de 1997. Em 22 de novembro de 1997 o vocalista Michael Hutchence foi encontrado morto em um quarto de hotel em Sydney, aparentemente vítima de suicídio. Existem especulações que sua morte foi na verdade um acidente, resultado de uma asfixiofilia ou asfixia autoerótica que é a prática onde é reduzida intencionalmente a emissão de oxigênio para o cérebro durante uma estimulação sexual com o intuito de aumentar o prazer do orgasmo. 

 

A banda também contratou Jimmy Barnes e Terence Trent D'Arby como vocalistas temporários. Jon Stevens começou a cantar com o INXS em 2000, e foi nomeado integrante oficial em 2002. Entretanto ele deixou a banda em 2003 após gravar somente a canção "I Get Up". O INXS voltou a ser notícia em 2004 quando foi anunciado que o reality show Rock Star: INXS, apresentaria um concurso para encontrar um novo vocalista para a banda.  O seu décimo primeiro álbum, Switch, foi lançado em 29 de novembro de 2005. Foi o primeiro álbum gravado com o novo vocalista JD Fortune, que foi o vencedor do Rock Star: INXS. O álbum de tributo da banda, Original Sin, foi lançado em mídia física em 16 de Novembro de 2010 depois de ter sido lançado digitalmente em 28 de Outubro de 2010. O álbum apresenta covers de suas músicas anteriores, com músicos convidados. O irlandês Ciaran Gribbin substituiu Fortune como vocalista em 2011. Durante um concerto em 11 de novembro de 2012, o INXS afirmou que a apresentação seria a última, embora eles não anunciassem a aposentadoria permanente da banda.

 Rockdigital