Matchbox Twenty

É uma banda de rock americana. Rob Thomas, Brian Yale e Paul Doucette faziam parte da banda Tabitha's Secret em Orlando, Flórida, com os outros membros Jay Stanley e John Goff, antes de se separarem para formar uma nova banda. Depois de recrutar Adam Gaynor do Criteria Recording Studios em Miami e Kyle Cook do Atlanta Institute of Music, a banda se autodenominou Matchbox 20 e ganhou um contrato de gravação com a Atlantic Records. Doucette sugeriu o nome depois de combinar duas palavras observadas na camisa de softball de um homem onde Doucette servia mesas. O seu primeiro álbum, Yourself or Someone Like You, foi lançado em 1 de outubro de 1996. O seu primeiro single "Long Day" foi um sucesso nas rádios da Costa Oeste. Em 1998, o Matchbox 20 gravou uma versão ao vivo de seu single "3 AM" para o lançamento do álbum de caridade, Live in the X Lounge, beneficiando a pesquisa da United Cerebral Palsy. Rob Thomas colaborou com Itaal Shur na música "Smooth" para o álbum de retorno de Carlos Santana, Supernatural. Thomas deveria atuar apenas como compositor para "Smooth", mas Santana o fez cantar depois de ouvir a demo da música.

 

Thomas ganhou três prêmios Grammy Awards por escrever e se apresentar em "Smooth" na categoria de Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Colaboração de Música Popular com Vocais. Em 2000, o Matchbox 20 adotou a grafia Matchbox Twenty e lançou o seu segundo álbum, Mad Season, que foi lançado em 23 de maio de 2000. O single "Bent" alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. O seu terceiro álbum, More Than You Think You Are, foi lançado em 19 de novembro de 2002. Durante 2003, a banda lançou o EP Matchhbox Twenty, composto por seis músicas. Em 2004, a banda lançou um DVD ao vivo, Show: A Night in the Life of Matchbox Twenty, filmado em Atlanta. A banda ganhou o People's Choice Awards de 2004 na categoria de Grupo Musical Favorito. Antes de fazer um hiato no final daquele ano para permitir que outros membros continuassem com projetos paralelos, como a banda solo de Paul Doucette, a The Break and Repair Method. O guitarrista rítmico Adam Gaynor deixou oficialmente a banda. Rob Thomas lançou um álbum solo, ... Something to Be, que estreou em primeiro lugar na Billboard 200. A banda se reuniu e começou a se apresentar em 2007, com o lançamento de seu álbum de compilação, Exile on Mainstream, lançado em 2 de outubro de 2007. O álbum também foi lançado no novo formato MVI (Music Video Interactive), que incluiu duas entrevistas em vídeo discutindo as seis novas canções e onze maiores sucessos, além de extras, incluindo uma galeria de fotos.

 

O Matchbox Twenty fez uma turnê durante o início de 2008 com Alanis Morissette e Mutemath. A banda começou sua turnê nos EUA em 25 de janeiro de 2008, em Hollywood, FL, e terminou em Las Vegas, NV, em 18 de março de 2008, antes de seguir para Austrália e Nova Zelândia, onde a banda australiana Thirsty Merc foi a sua banda de abertura. Depois da Austrália, o Matchbox Twenty visitou o Reino Unido pela primeira vez em cinco anos para fazer seis shows. O Matchbox Twenty se apresentou na cerimônia de premiação da Copa Sprint 2008 da NASCAR. Quando a banda terminou a turnê em 2008, Rob Thomas começou a trabalhar em seu segundo álbum solo, Cradlesong. O Matchbox Twenty fez um show único ao vivo em Temecula, Califórnia, em 9 de julho de 2011. O seu quarto álbum, North, foi lançado em 4 de setembro de 2012. O primeiro single do álbum, "She So Mean", foi lançado em 12 de junho de 2012. A banda embarcou na sua turnê mundial, a North Tour, para promover o álbum. A turnê continuou como a turnê de verão de 2013, quando eles co-estrearam com o Goo Goo Dolls. Em 9 de abril de 2016, Kyle Cook anunciou sua saída da banda. No entanto, foi anunciado em março de 2017 que todos os quatro membros, incluindo Cook, voltariam para a A Brief History of Everything Tour 2017. A turnê de verão com o Counting Crows, que começou em julho e terminou no dia 1 de outubro em Irving, Texas.

 Rockdigital