Terence Trent D'Arby

 

Terence Trent Howard nasceu em Nova York no dia 15 de março de 1962. É um cantor e compositor americano. Ele treinou como boxeador em Orlando e em 1980 ganhou o Florida Golden Gloves championship de peso leve. Ele se alistou no Exército dos EUA e serviu na Alemanha Ocidental, mas foi expulso do exército em abril de 1983 depois de ficar ausente sem licença. Enquanto estava na Alemanha, ele também trabalhou com a banda The Touch, lançando um álbum, Love On Time em 1984, que foi relançado mais tarde em 1989 como suas primeiras obras após seu sucesso mundial como um artista solo. Em 1986, deixou a Alemanha Ocidental e foi para Londres, onde tocou com o The Bojangles, depois do qual assinou um contrato de gravação solo. O primeiro álbum solo de D'Arby, Introducing the Hardline According to Terence Trent D'Arby, lançado em julho de 1987, é seu trabalho comercial mais conhecido. O álbum produziu sucessos incluindo "If You Let Me Stay", "Wishing Well", "Dance Little Sister" e "Sign Your Name". O álbum ganhou um Grammy Award em março de 1988 na categoria Best R&B Vocal Performance, Masculino. Seu segundo álbum foi Neither Fish Nor Flesh lançado em 1989. Demorou mais quatro anos e uma mudança para Los Angeles até que seu próximo álbum, Symphony or Damn fosse lançado em 1993.

 

O disco continha os singles "Delicate" e "She Kissed Me". Ele alcançou o quinto lugar na lista de álbuns do Reino Unido. Em 1995, D'Arby lançou Vibrator, que foi seguido por uma turnê mundial. Durante a década de 1990, suas relações com sua gravadora Columbia Records se tornaram tensas, levando a sua partida em 1996. Ele se mudou para a Java Records por um ano, durante o qual gravou Terence Trent D'Arby Solar Return, que não foi lançado. Em 1999, D'Arby colaborou com o INXS para substituir o seu amigo, o falecido vocalista Michael Hutchence, para que a banda pudesse tocar na abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Sydney. Em 2000, ele comprou de volta os direitos de seu álbum inédito e deixou a gravadora. Ele adotou um novo nome, Sananda Maitreya, que ele disse se refere a uma série de sonhos que teve em 1995. Ele mudou legalmente seu nome em 4 de outubro de 2001, explicando, que Terence Trent D'Arby foi Morto. Em 2001, Maitreya mudou-se para a Europa, reinstalando-se em Munique, na Alemanha e iniciando sua própria gravadora independente, a Treehouse Pub. O ano também marcou seu primeiro lançamento de álbum em seis anos, como o inédito Terence Trent D'Arby's Solar Return tornou-se o álbum Wildcard

 

Em 2002, Maitreya mudou-se para Milão, Itália, e começou a trabalhar em seu sexto álbum, Angels & Vampires - Volume I. Em julho de 2005, Maitreya começou a trabalhar em Angels & Vampires - Volume II. Ele lançou cada capítulo on-line enquanto terminava de gravar as músicas. Em 29 de abril de 2006, ele lançou o álbum masterizado acabado em sua loja online. Isso foi seguido pelo lançamento da edição limitada de 2-CD de Angels & Vampires no final de 2007. Em 2009, o álbum Nigor Mortis: A Critical Mass foi lançado. Em todas as suas produções ele toca todos os instrumentos. Em abril de 2011, o álbum ao vivo Confessions of a Zooathaholic, que contém seletas performances do Post Millennium Rock Tour 2010, foi lançado em formato MP3. 2011 foi o ano de The Sphinx, disponível em Sananda.org. 2013 foi o ano de Return To Zooathalon, lançado em todo o mundo em 15 de março de 2013 no site oficial e em várias lojas de música. Em 2015, ele lançou um álbum duplo chamado The Rise Of The Zugebrian Time Lords, o álbum tem 3 covers dos Beatles, bem como material original. Em 2016, ele começou a trabalhar em seu duodécimo álbum duplo, Prometheus & Pandora.

 Rockdigital