Midnight Oil

É uma banda de rock australiana. Em 1972, Jim Moginie, Rob Hirst e Andrew James formaram o The Farm. A banda fez apresentações antológicas e conquistou uma legião de fãs especialmente surfistas da cidade de Sydney. O The Farm continuou como um trio até 1975, e no ano seguinte, o estudante de direito Peter Garrett entrou na banda. Com o relativo sucesso da banda no final de 1976, eles mudam seu nome para Midnight Oil. No início de 1977 um novo membro se junta à banda, o guitarrista Martin Rotsey. O Midnight Oil passa a compor novas músicas com letras mais politizadas. A banda criou o seu próprio selo, a  Powderworks, e lançam o seu primeiro álbum, Midnight Oil, lançado em 1 novembro de 1978. O álbum alcançou o Top 50 da parada de álbuns australiano. O seu segundo álbum, Head Injuries, lançado em outubro de 1979. No ano seguinte, o baixista e um dos fundadores da banda Andrew James é forçado a sair por problemas de saúde, e para seu lugar é recrutado Peter Gifford. Em 1981 a banda se muda para a Inglaterra onde gravam o terceiro álbum, Place Without a Postcard, lançado em novembro de 1981.

 

No início de 1983 eles participaram do Festival Myer Music Bowl, realizado em Melbourne com o objetivo de ajudar na campanha do Desarmamento das Bombas Nucleares. No ano seguinte eles foram para Tóquio no Japão, onde gravaram o seu quinto álbum, Red Sails in the Sunset, que foi lançado em outubro de 1984, e se tornou o seu primeiro álbum número 1 na Austrália. Em 1985 a banda lança outro EP Species Deseases, lançado em meio a uma fase de transição da banda. No inverno de 1986 o Midnight Oil saiu na Blackfella/Whitefella Tour no deserto Australiano, para se apresentar para as comunidades aborígenes. O sexto álbum de estúdio, Diesel and Dust, lançado em agosto de 1987. É um álbum conceitual sobre as lutas dos indígenas australianos e as causas ambientais. O álbum alcançou o primeiro lugar na parada australiana de álbuns e na posição 21 na Billboard 200. Após uma exaustiva turnê, a banda retorna aos estúdios após dois anos e lança o sétimo álbum de estúdio, Blue Sky Mining, foi lançado em 9 de fevereiro de 1990. O álbum alcançou o número um na parada de álbuns da Austrália e alcançou a posição 20 na Billboard 200. Em junho de 1992 a banda lançou o álbum ao vivo, Scream in Blue Live.

 

Em 1995 eles gravam o seu nono álbum, Breathe, que só seria lançado em 1996. Em 1998 a banda lança o álbum Redneck Wonderland, lançado em julho de 1998. Após o lançamento do seu décimo álbum, Capricornia, lançado em 19 de fevereiro de 2002. Garrett anunciou sua decisão de deixar o Midnight Oil em 2 de dezembro de 2002, para se concentrar novamente em sua carreira política. Ele ganhou nas Eleições Gerais de 2004 para o Partido Trabalhista Australiano. Na quinta-feira, 29 de novembro de 2007, ele foi renomeado como Ministro do Meio Ambiente, do Patrimônio e das Artes. Os outros membros da banda continuaram trabalhando juntos, mas não com o nome Midnight Oil, encerrando a carreira da banda. Nos dias 12 e 13 de março de 2009, um Midnight Oil reformado, com Garrett, tocou no Royal Theatre em Canberra. No dia seguinte, eles encabeçaram o show do Sound Relief em Melbourne, realizado no Melbourne Cricket Ground, para arrecadar dinheiro para as vítimas do desastre de Victoria em fevereiro, que foram uma série de incêndios florestais e que resultou na morte de 173 pessoas. O Midnight Oil se reformou com os mesmos músicos, e embarcou na The Great Circle Tour, que começou em abril de 2017. Após três shows de aquecimento na Austrália, sua terra natal, a banda fez uma turnê no Brasil, EUA, Canadá, Europa, África do Sul, Cingapura e Nova Zelândia antes de voltar a tocar uma série de shows por toda a Austrália. 

 Rockdigital