top of page
collective.jpg
Collective Soul - Shine
00:00 / 00:25
Collective Soul


É uma banda americana de Hard Rock. Ed Roland estudou composição musical e violão no Berklee College of Music em Boston, Massachusetts. Roland recrutou o tecladista e backing vocal Christopher Dykes, o baterista Tony Caporale e o baixista Skip Godwin para tocar ao vivo em clubes e fazer shows para o pessoal de várias gravadoras. Nessa época, o grupo era conhecido simplesmente como Ed-E. Essa versão inicial se dissolveu em meados da década de 1980. Roland então formou a banda Marching Two-Step, que incluía a vocalista Michele Rhea Caplinger, o baterista Shane Evans, o baixista Godwin e o tecladista Matt Serletic. Em 1991, eles se separaram, após não obterem sucesso, e Roland lançou o seu primeiro álbum solo, Ed-E Roland, em 1991. Em 1993, Roland convocou músicos para gravar um álbum em um porão em Stockbridge, na Geórgia. A banda montada para a gravação da demo usou o nome Collective Soul de uma frase do romance The Fountainhead de 1943 da autora russo-americana Ayn Rand. A demo foi então enviada para rádios universitárias, que começaram a tocar "Shine", que logo se tornou a música mais solicitada. Em meio à popularidade surpresa, Roland concordou em fazer shows ao vivo. Ele alistou seu irmão Dean Roland na guitarra base, Shane Evans na bateria, David Neal no baixo e Ross Childress na guitarra solo, sendo a primeira formação oficial do Collective Soul, e a banda assinou um contrato com a Atlantic RecordsNa mesma época, Neal foi substituído no baixo por Will Turpin. O seu primeiro álbum de estúdio, Hints, Allegations, and Things Left Unsaid, foi lançado em 1994. Foi o relançamento da sua demo de 1993. O álbum alcançou a posição 15 na Billboard 200

 

A canção "Shine" liderou a Billboard Mainstream Rock e alcançou a posição 11 na Billboard Hot 100. A banda se apresentou no Woodstock 1994. O seu segundo álbum, Collective Soul, foi lançado em 14 de março de 1994. E permaneceu nas paradas por 76 semanas na Billboard 200. O single "December", alcançou o topo na Billboard Mainstream Rock e Modern RockA banda embarcou em sua própria turnê como atrações principais. O seu terceiro álbum, Disciplined Breakdown, foi lançado em 11 de março de 1997. O álbum produziu mais dois singles no topo na Billboard Mainstream Rock, "Precious Declaration" e "Listen". O álbum alcançou a posição 16 na Billboard 200. O Collective Soul fez uma pausa nas turnês e tocou apenas em algumas datas ao longo de 1998. O seu primeiro álbum de compilações, Seven Year Itch: Greatest Hits 1994–2001, lançado em 18 de setembro de 2001. O álbum marcou o fim do contrato do grupo com a Atlantic Records e a saída do guitarrista principal Childress. No mesmo ano, a banda promoveu seu técnico de guitarra de longa data, Joel Kosche, para ser o novo guitarrista principal. Em 2004, o Collective Soul criou seu selo independente, a El Music Group. O seu sexto álbum de estúdio, Youth, foi lançado em 16 de novembro de 2004. O seu primeiro EP, From the Ground Up, foi lançado em maio de 2005, com gravações acústicas. O seu primeiro álbum ao vivo, Home: A Live Concert Recording With The Atlanta Symphony Youth Orchestra, foi lançado em fevereiro de 2006, em formato de DVD e CD duplo.

 

No final de 2005, Evans foi demitido da banda devido ao uso extensivo de drogas. Seu lugar foi preenchido por Hoyle, músico de estúdio que substituiu Evans em diferentes ocasiões. O seu sétimo álbum de estúdio, Afterwords, foi lançado em 28 de agosto de 2007. O álbum foi disponibilizado em formato digital no iTunes. O single "Hollywood" foi lançado em maio, e se tornou a música tema do programa de TV American IdolEm 2008, o baterista Hoyle deixou a banda e foi substituído por Cheney Brannon. O Collective Soul foi introduzido no Georgia Music Hall of Fame em setembro de 2009. Em 2012, a banda embarcou na Dosage Tour, com o membro da turnê Johnny Rabb substituindo Brannon na bateria. A banda iniciou sua turnê de inverno em 15 de janeiro de 2014, no Belly Up em Aspen, no Colorado, onde o guitarrista Jesse Triplett fez sua estreia ao vivo como membro do Collective Soul. Triplett substituiu Kosche, que estava na banda desde 2001. O seu segundo álbum ao vivo, Collective Soul: Live, foi lançado em 8 de dezembro de 2017 pela Suretone Records. Nessa época, a banda mudou o nome de sua gravadora de El Music Group para Fuzze-Flex Records. Em 2018, a banda se juntou ao 3 Doors Down para co-liderar a Rock & Roll Express Tour, com o apoio do Soul Asylum. Em 2019, a banda foi a atração principal da Now's the Time Tour para comemorar o seu 25º aniversário. O seu décimo primeiro álbum, Here to Eternity, foi lançado em 17 de maio de 2024. O álbum foi gravado na propriedade de Elvis Presley em Palm Springs, na California.  

bottom of page