Kid Vinil

Antônio Carlos Senefonte nasceu em Cedral, em São Paulo no dia 10 de março de 1955.  Foi um cantor, radialista, compositor, apresentador de televisão e jornalista brasileiro. Em 1979, ele foi convidado pela Rádio Excelsior para apresentar um programa de música punk e new wave e pop alternativo. Foi como apresentador deste programa que ele adotou o "nome de guerra" Kid Vinil, A origem foi Kosmo Vinyl, manager do Clash e Kid Jensen locutor da BBC. Em 1977, conheceu o som do grupo britânico The Clash e resolveu montar a sua primeira banda, a Verminose, mais voltada para o punk rock e o rockabilly. Depois de três anos tocando nos porões da capital paulista, o Verminose virou Magazine. A mudança de nome foi para atender às necessidades da indústria fonográfica. Em 1983, grava o compacto "Soy Boy" / "Kid Vinil".

 

Em 1992, a banda paulista Spray assina com a gravadora Fermata e lança o compacto simples com a música "Tic Tic Nervoso", que no ano seguinte estouraria em todas as rádios nacionais interpretada pelo Magazine no seu primeiro álbum, Magazine. Após desentendimentos com os membros da banda, Kid decide se separar da banda. Depois que saiu do Magazine, ele gravou o álbum de parceria, Kid Vinil & Os Heróis do Brasil, em 1986. No álbum, o cantor contou com André Christovam e a participação de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Em 1989, Kid lançou o seu primeiro álbum solo, Kid Vinil. Na TV, participou em 1987 do programa Boca Livre na TV Cultura. Nesta mesma emissora, de 1989 a 1993, apresentou o programa Som Pop, que exibia videoclipes. Na Rede Bandeirantes, comandou o programa Mocidade Independente. Tornou-se VJ da MTV, participando de programas como Lado B, em que apresentava videoclipes de bandas underground. Em 1993, a banda Verminose foi retomada com Kid Vinil e lançam o álbum Xu-Pa-Ki, lançado em 1995. 

 

Kid voltou com o Magazine em 2000, lançando o seu segundo álbum com a banda, Na Honestidade, em 2002, pela Trama. Encerradas as atividades com o Magazine, ele formou uma nova banda, a Kid Vinil Xperience, em 2005, e lançou, o seu primeiro álbum, Time Was, em 2010. Um álbum de covers de músicas favoritas e obscuras e, em 2013, o seu primeiro DVD, Vinil Ao Vivo, gravado em 2010 em Novo Horizonte, São Paulo, pelo selo Galeão. Em 2013 lançou, com o Kid Vinil Experience, seu último trabalho de  inéditas, um compacto de vinil, com as músicas "Beatriz" e "Música Panfletária", que foi lançado em uma edição limitada a 300 cópias pelo seu próprio selo, a Kid Vinil Records. Em 16 de abril de 2017, Kid Vinil sentiu-se mal durante uma apresentação em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, entrando em estado de coma logo em seguida. Posteriormente foi transferido para São Paulo onde morreu cerca de um mês depois, em 19 de maio, por uma parada cardíaca.

 Rockdigital