Creed

É uma banda de post-grunge americana. Os membros fundadores, o vocalista Scott Stapp e o guitarrista Mark Tremonti, eram colegas de escola e amigos da Universidade Estadual da Flórida em 1994 em Tallahassee. Ao se reunir, Stapp e Tremonti recrutaram o baixista Brian Marshall, o baterista Scott Phillips e o guitarrista Brian Brasher para completar o quinteto. Essa formação durou até 1994, quando Brasher deixou a banda em 1995, e eles decidiram permanecer como um quarteto. O seu primeiro álbum, My Own Prison, foi lançado em 26 de agosto de 1997, foi originalmente lançado independentemente em sua própria gravadora, a Blue Collar Records. A banda encontrou sucesso local e começou a tocar em bares e pequenos locais em Tallahassee. A Wind-Up Records assinou um contrato e o álbum foi restaurado digitalmente. Para promover o álbum, a banda resolve fazer uma turnê pelo país, o que faz com que as músicas "Torn", "My Own Prison", "What's This Life For" e "One" chegassem nos primeiros lugares dos sucessos. Ou seja, o Creed conseguiu estabelecer quatro sucessos em apenas um álbum, e alcançou a posição 22 na Billboard 200. O seu segundo álbum, Human Clay, foi lançado em 28 de setembro de 1999, e alcançou o topo na Billboard 200, permanecendo lá por duas semanas.

 

O quarto single "With Arms Wide Open" foi o seu único single número um da banda na Billboard Hot 100, e ganhou um Grammy Awards de Melhor Canção de Rock. A banda se apresentou no Woodstock '99, o que aumentou ainda mais o sucesso da banda. Durante o verão de 2000, o baixista Brian Marshall iniciou um abuso no alcoolismo. A banda teve uma reunião com a gerência para discutir o futuro de Marshall. Stapp e Tremonti apoiaram a idéia de Marshall ir à reabilitação e tentaram convencê-lo a ir, mas ele recusou. Em agosto de 2000, Marshall, deixa a banda alegando diferenças pessoais e profissionais. O seu terceiro álbum, Weathered, foi lançado em 20 de novembro de 2001. O álbum alcançou o topo na Billboard 200 e permaneceu por oito semanas consecutivas. A turnê para promover o álbum foi adiada em abril de 2002, quando Stapp sofreu um dano de concussão e vértebras após se envolver em um acidente de carro. Como resultado, além de seu crescente vício em álcool, ele se tornou viciado em analgésicos. Em 29 de dezembro de 2002, um show no Allstate Arena em Rosemont, Illinois, levou à desunião da banda, com Stapp se apresentando intoxicado durante o show.

 

Depois de permanecer inativo por mais de um ano, foi anunciado em junho de 2004 que o Creed havia se dissolvido. Tremonti citou as tensões entre Stapp e o resto da banda. Stapp estava em Maui lutando contra seu vício em álcool e drogas. Em 2004, Tremonti e Phillips se reuniram com Marshall para formar a banda Alter Bridge com a cantora Myles Kennedy. Em junho de 2009, o Creed se apresentou com Marshall no baixo pela primeira vez em oito anos no Sessions @ AOL. A turnê de reunião do Creed, com o guitarrista Eric Friedman, começou em 6 de agosto de 2009 e terminou em 20 de outubro. O seu quarto álbum, Full Circle, foi lançado em 27 de outubro de 2009. Em 25 de setembro de 2009, o Creed realizou um concerto em Houston, Texas, que foi gravado, transmitido através de uma transmissão ao vivo pela Internet e lançado em 8 de dezembro de 2010, como um álbum de vídeo, Creed Live, a primeira gravação ao vivo da banda. O Creed iniciou a The 20-10 Tour em apoio ao quarto álbum entre abril e setembro de 2010, começando com uma turnê pela Austrália, Nova Zelândia, seguida pela América do Sul, Europa e América do Norte. A banda está em hiato desde 2012. Os outros membros não falaram com Stapp durante a turnê sul-americana em 2012 e os planos para seu quinto álbum de estúdio foram arquivados.

 Rockdigital