top of page
culture.jpg
Culture Club - Karma Chameleon
00:00 / 00:25
Culture Club

É uma banda inglesa de Rock New Wave. Em 1981, Boy George cantou com o grupo Blitz Club, se apresentando sob o nome artístico de Tenente Lush. Depois de sair do grupo, George decidiu começar sua própria banda e contratou o baixista Mikey Craig, o baterista Jon Moss e o guitarrista Roy Hay. Percebendo que tinham um gay irlandês como vocalista, um britânico negro no baixo, um inglês loiro na guitarra e teclados e um baterista judeu, eles decidiram nomear a banda de Culture Club. Em 1982, a banda lançou os singles "White Boy" e "I'm Afraid of Me". Em setembro daquele ano, a banda lançou seu terceiro single "Do You Really Want to Hurt Me" que se tornou um dos seus maiores sucessos, alcançando o topo na UK Singles Chart e a segunda posição na Billboard Hot 100. A primeira apresentação da banda foi em 1982, no Top of the Pops. O seu primeiro álbum, Kissing to Be Clever, foi lançado em 4 de outubro de 1982. O seu segundo álbum, Color by Numbers, foi lançado em 10 de outubro de 1983, e alcançou o topo na UK Albums Chart e a segunda posição na Billboard 200O seu segundo single, "Karma Chameleon", deu à banda o seu maior sucesso, alcançando o topo na UK Singles Chart, e também na Billboard Hot 100

 

A banda ganhou o Brit Award de Melhor Grupo de 1984 e o Grammy Awards na categoria de Melhor Artista NovoGeorge começou a usar drogas, e também se envolveu romanticamente com Moss, o que era desconhecido do público e da mídia na época. O seu terceiro álbum, Waking Up with the House on Fire, foi lançado em 25 de outubro de 1984, e alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. No final de 1984, Boy George foi recrutado por Bob Geldof para participar da gravação do Band Aid, e foi o último cantor a gravar uma faixa vocal principal da música "Do They Know It's Christmas?". O seu quarto álbum, From Luxury to Heartache, foi lançado em 30 de março de 1986. No verão de 1986, George admitiu que estava realmente viciado em drogas. Em julho daquele ano, ele foi preso pela polícia britânica por posse de heroína. A banda se separou, e George seguiu carreira solo. Em 1998, George e Moss deixaram suas diferenças de lado e a banda se reuniu para fazer uma turnê de reencontro, começando com uma apresentação no VH1 Storytellers. A turnê foi um grande sucesso. O seu quinto álbum, Don't Mind If I Do, foi lançado em 22 de novembro de 1999. O álbum foi um fracasso comercial, chegando apenas ao número 64 na UK Albums ChartA banda fez uma turnê, e depois se reuniu novamente para um show de 20 anos em 2002, no Royal Albert Hall, em Londres.

 

O Culture Club se tornou inativo novamente, em grande parte devido à bem-sucedida carreira de DJ de George. Em 2006, Craig e Moss tentaram lançar uma nova turnê com outro vocalista, já que George e Hay haviam se recusado a fazer turnê. Sam Butcher foi recrutado como vocalista, mas a turnê não ocorreu. No final de 2011, George fazia parte de uma banda de 3 membros do Culture Club, sem Moss, que realizou 2 concertos em Dubai e em Sydney. Em 2014, a banda se reformou com a formação original, e anunciou uma turnê e um novo álbum. Em 19 de julho de 2014, a banda se apresentou no Castelo de Edimburgo, em Glasgow. Em 2018, o Culture Club excursionou pelos EUA e Europa na sua The Life Tour. O seu próximo álbum começou originalmente como, Tribes, gravado em 2015. O álbum foi gravado na Espanha, e foi mais tarde arquivado. O álbum foi retrabalhado como o seu sexto álbum, Life, creditado a Boy George & Culture Club, e foi lançado em 26 de outubro de 2018 pela BMG. No mesmo ano, o Culture Club excursionou pelos EUA e Europa na sua The Life Tour. Jon Moss não participou da etapa europeia da turnê.  Em dezembro de 2019, Moss entrou com um mandado no Tribunal Superior de Londres. Os advogados de Moss dizem que ele foi instruído a "fazer uma pausa" pelo gerente Paul Kemsley. Moss deixou oficialmente o Culture Club em maio de 2021.

 

bottom of page