Depeche Mode

É uma banda inglesa de música eletrônica. Logo após a formação da banda Composition of Sound, os integrantes, Vince Clarke e Andrew Fletcher passaram a usar sintetizadores. David Gahan entrou na banda em 1980. O nome da banda mudou para Depeche Mode que foi tirado da capa de uma revista francesa de moda. A primeira apresentação da banda ocorreu em um festival escolar em maio de 1980. A primeira gravação da banda foi para um álbum chamado Some Bizzare Album, da gravadora independente Some Bizzare Records. O álbum continha canções de várias bandas em início da carreira, e contava com a canção "Photographic" do Depeche Mode. Posteriormente, ela seria regravada no primeiro álbum da banda. O seu primeiro álbum, Speak & Spell, foi lançado em 5 de outubro de 1981. O álbum alcançou o Top 10 na UK Albums Chart. Durante a turnê de divulgação do álbum, Vince Clarke deixou o Depeche Mode e em seguida, ele se juntou a Alison Moyet para formar o Yazoo. Martin L. Gore é contratado e assume os teclados. O seu segundo álbum, A Broken Frame,  foi lançado em 27 de setembro de 1982. Durante o início das gravações desse álbum, contrataram o tecladista Alan Wilder.

 

O seu terceiro álbum, Construction Time Again, foi lançado em 22 de agosto de 1983. O álbum foi uma mudança radical no som da banda, alcançando a posição 6 na UK Albums Chart. Em 7 de março de 1988, a banda fez um show extra-oficial em Berlim Oriental. Naquela época, o regime comunista ainda estava em vigor e o Depeche Mode seria uma das únicas bandas a conseguir tocar no lado oriental da Alemanha. Em 1990, é a vez do lançamento do single "Enjoy the Silence" que chegou ao número 6 na UK Singles Chart e posteriormente viria a se tornar um dos maiores hits de toda a história da banda. O seu sétimo álbum, Violator, foi lançado em 19 de março de 1990. O álbum alcançou o Top 10 tanto na Billboard 200 e na UK Albums Chart. A banda saiu na sua A World Violation Tour, que marcou o ponto mais alto da sua popularidade. O seu oitavo álbum, Songs of Faith and Devotion, foi lançado em 22 de março de 1993, e rendeu umas das maiores turnês da história da banda, a Devotional Tour. O álbum alcançou o topo tanto na UK Albums Chart como na Billboard 200. A turnê durou cerca de um ano e meio e, em 1994, chegou ao Brasil para duas apresentações. Em junho de 1995, Alan Wilder saiu da banda. 

 

Notícias que David Gahan havia tentado suicídio correram mesmo sob a negação do vocalista. Outra polêmica foi uma overdose quase fatal que Gahan sofreu em sua casa em Los Angeles. Nos meados de 1996, finalmente o vocalista se internou em um centro de reabilitação para combater seu vício em heroína. O seu nono álbum, Ultra, foi lançado em 14 de abril de 1997, e estréia no topo na UK Albums Chart. O seu décimo álbum, Exciter, foi lançado em 14 de maio de 2001, e foi promovido pela Exciter Tour. O seu décimo primeiro álbum, Playing the Angel, foi lançado em 17 de Outubro de 2005. O single "Precious" alcançou o quarto lugar na UK Singles Chart. A banda resolve dar uma pausa. O seu décimo segundo álbum, Sounds of the Universe, foi lançado em 20 de abril de 2009, ficando no topo das paradas em 21 países. O seu décimo terceiro álbum, Delta Machine, foi lançado em 22 de março de 2013 e estreou em segundo lugar na UK Albums Chart. O seu décimo quarto álbum, Spirit, foi lançado em 17 de março de 2017. O álbum alcançou a posição 5 na Billboard 200 e na UK Albums Chart.

 Rockdigital