top of page
epica.jpg
Epica

 

É uma banda holandesa de Metal Sinfônico. No início de 2002, em Reuver, na provincia de Limburgocom, com apenas 22 anos, Mark Jansen deixou a banda After Forever por diferenças criativas. Ele começou a procurar músicos para um tipo de projeto musical mais clássico/sinfônico, inicialmente chamado de Sahara Dust. No final de 2002, a banda contratou Helena Michaelsen do Trail of Tears como vocalista, mas logo depois ela foi substituída por Simone Simons, que era namorada de Jansen na época. A formação da banda foi completada pelo guitarrista Ad Sluijter, o baterista Jeroen Simons, o baixista Yves Huts e o tecladista Coen Janssen. O nome foi posteriormente alterado para Epica, inspirado no álbum de mesmo nome da banda Kamelot. O Epica então montou um coral composto por dois homens e quatro mulheres e uma orquestra de cordas com três violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo para tocar junto com eles. Ainda sob o nome de Sahara Dust, eles produziram a demo, Cry for the Moon, lançado em 2002. A banda assinou um contrato com a Transmission Records. O seu primeiro álbum, The Phantom Agony, foi lançado em junho de 2003. O seu segundo álbum, Consign to Oblivion, foi lançado em 21 de abril de 2005. O seu álbum não-metal, The Score – An Epic Journey, foi lançado em 20 de setembro de 2005, como a trilha sonora do filme Joyride na Holanda. Em 2005 e 2006, o Epica fez sua primeira turnê pela América do Norte com o Kamelot. Após a turnê, o baterista Jeroen Simons deixou a banda.

 

Em setembro de 2007, o Epica encabeçou sua primeira turnê pela América do Norte e lançou o seu terceiro álbum, The Divine Conspiracy, foi lançado em 7 de setembro de 2007 pela Nuclear Blast. Em dezembro daquele ano, Ariën van Weesenbeek foi anunciado como o novo baterista permanente do Epica. Em 16 de dezembro de 2008, o guitarrista Ad Sluijter deixou a banda e foi subtituído por Isaac Delahaye. O seu segundo álbum ao vivo, The Classical Conspiracy, foi lançado em 8 de maio de 2009 pela Nuclear Blast Records. O show  que incluiu uma orquestra de 40 peças e um coral de 30 peças, foi gravado no Miskolc Opera Festival em Miskolc, na Hungria. O seu quarto álbum, Design Your Universe, foi lançado em 16 de outubro de 2009. Para promover o álbum, eles se apresentaram no Paradiso, em Amsterdã no dia 10 de outubro de 2009. O álbum tem uma participação especial do vocalista Tony Kakko do Sonata Arctica. O álbum estreou na oitava posição nas paradas holandesas. A banda se apresentou no Pinkpop Festival de 2010, e saiu em uma turnê mundial para divulgar o álbum. A banda também fez uma turnê sul-americana, se apresentando no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Uruguai. Eles tocaram também em muitos importantes festivais de rock e metal na Europa, como Wacken Open Air, Pinkpop e Masters of Rock. O seu quinto álbum, Requiem for the Indifferent, foi lançado em 9 de março de 2012 na Europa e em 13 de março de 2012 nos EUA, e alcançou a posição 105 na Billboard 200. Em 25 de março de 2012, o Epica anunciou em seu site que o baixista original Yves Huts saiu da banda e foi substituído por Rob van der Loo.

 

No dia 23 de março de 2013, a banda comemorou o seu 10º aniversário no concerto Retrospect em Eindhoven, na Holanda. A banda convidou a Orquestra de Câmara Húngara Remenyi Ede e o Coro do Teatro Nacional Miskolc para essa apresentação. O seu sexto álbum, The Quantum Enigma, foi lançado em 2 de maio de 2013 pela Nuclear Blast na Europa. O álbum estreou em na posição 110 na Billboard 200. Na Holanda, o álbum alcançou a posição 4 nas paradas holandesas. A banda voltou aos palcos depois de quase um ano em 30 de abril de 2013, em Tilburg na Holanda, que marcou o show de lançamento do álbum. Ao longo de 2014 e 2015, a banda excursionou pela Europa, Ásia, África e América do Sul e do Norte em apoio ao álbum. No dia 22 de novembro de 2015 no Klokgebouw em Eindhoven, na Holanda, o show fez parte da primeira edição do Epic Metal Fest, que é um festival organizado e com curadoria dos integrantes da banda. Em 5 de junho de 2015, o Epica foi premiado com o Music Export Award no Buma Rocks, que é concedido ao artista holandês com maior sucesso internacional no ano anterior. O seu sétimo álbum, The Holographic Principle, foi lançado em 30 de setembro de 2016. O seu primeiro EP, The Solace System, foi lançado em 1 de setembro de 2017, e lançou um EP, Epica vs Attack on Titan Songs, em 20 de dezembro de 2017, no Japão. O EP foi lançado mundialmente em 20 de julho de 2018. O seu oitavo álbum, Omega, foi lançado em 26 de fevereiro de 2021. Em apoio ao álbum, a banda realizou o evento de transmissão ao vivo, Omega Alive, que ocorreu em 12 de junho de 2021. 

bottom of page