Europe

É uma banda de hard rock e heavy metal suéca. A banda foi formada em Upplands Väsby, Estocolmo, em 1978. No início a banda se chamava Force, formada pelo vocalista e tecladista Joey Tempest, o guitarrista John Norum, o baixista Peter Olsson e o baterista Tony Reno. A banda enviou várias demos para as gravadoras, sem sucesso. Em 1981, Olsson saiu da banda e foi substituído por John Levén. Em 1982, a namorada de Joey colocou a Force no concurso de talentos de rock sueco Rock-SM. Competindo contra 4 mil bandas, eles ganharam o concurso, e as suas recompensas seriam um contrato de gravação de um álbum por uma pequena gravadora sueca. Joey venceu a nomeação individual para melhor vocalista e Norum venceu a nomeação para melhor guitarrista. Durante o concurso, a Force mudou seu nome para Europe. O seu primeiro álbum, Europe, lançado em 14 de março 1983 por Hot Records, e foi produzido pela própria banda. O seu segundo álbum, Wings of Tomorrow, foi lançado em 24 de fevereiro de 1984. Tony Reno foi demitido por causa de sua falta de motivação e foi substituto por Ian Haugland. O EP On the Loose foi lançado em abril de 1985 com a trilha sonora do filme sueco On the Loose de 1985, que gerou o sucesso "Rock the Night".

 

Joey Tempest foi convidado a escrever uma música para o projeto de caridade Swedish Metal Aid com as maiores estrelas do rock e metal sueco. O lucro das vendas do single "Give a Helping Hand", foi doado ao povo faminto da Etiópia. O seu terceiro álbum, The Final Countdown, foi lançado em 26 de maio de 1986 pela Epic Records, e alcançou o número 8 na parada da Billboard 200. A faixa-título foi lançada como o primeiro single e se tornou um sucesso mundial, chegando ao número 1 em 25 países. O seu terceiro single "Carrie" alcançou o terceiro lugar na Billboard Hot 100. Não satisfeito com o excesso de teclados, a imagem comercial do Europe e com o empresário da banda que estava ficando com quase todo lucro, John Norum decidiu deixar o Europe em outubro de 1986. O guitarrista Kee Marcello da banda Easy Action foi convidado a substituí-lo e, após algumas considerações, ele decidiu continuar no Europe. Em 1987 a banda fez uma nova turnê com 60 shows pela Europa, Japão e EUA. Na véspera do Ano Novo de 1991, o Europe iniciou uma nova turnê com um show no Tokyo Dome. O show foi chamado de Final Countdown 91. A banda decidiu fazer uma pausa no final da turnê de 1992. Para as celebrações do milênio de 2000, o Europe foi convidada a fazer um concerto em Estocolmo na véspera de Ano Novo de 1999.

 

Esse foi o primeiro e único concerto com os dois guitarristas, uma vez que John Norum e Kee Marcello aceitou a oferta de tocar naquela noite com o resto da banda. Em 2 de outubro de 2003, a reunião do Europe foi oficializada e anunciou planos para um novo álbum e uma turnê mundial. A banda voltou com John Norum como o único guitarrista principal. O Europe fez uma turnê de festivais pelo continente europeu. Em 26 de janeiro de 2008, o Europe fez um concerto ao vivo semi-acústico em Nalen, em Estocolmo, no evento  Almost Unplugged. Em 21 de julho de 2009, o baixista Marcel Jacob, cometeu suicídio. Ele tinha 45 anos. A banda tocou no Sweden Rock Festival em 2013, com sua apresentação gravada para um CD duplo de 30 anos, DVD e disco Blu-ray , lançado em outubro de 2013. Em 2014, a Europa comemorou o 30º aniversário de seu segundo álbum, Wings Of Tomorrow. O seu décimo álbum de estúdio, War of Kings, foi lançado em 2 de março de 2015 pela UDR Records. Em novembro de 2016, o Europe anunciou a 30th Final Countdown Anniversary Tour para comemorar o 30º aniversário do seu álbum mais vendido, o The Final Countdown. O seu décimo primeiro álbum, Walk the Earth, foi lançado em 20 de outubro de 2017.

 Rockdigital