Evanescence

É uma banda americana de rock sinfônico ou metal gótico. Em meados de 1995, a vocalista e pianista Amy Lee e o guitarrista Ben Moody se conheceram num acampamento de verão promovido por uma igreja de Little Rock, Arkansas e decidiram formar uma banda, que passou por diversos nomes como Childish Intentions e Stricken, e por Evanescence posteriormente, que significa desaparecimento em latim. Eles compuseram e gravaram algumas demos em 1996. O seu primeiro EP Evanescence, foi lançado em 1998. Em 1999, a dupla começou a realizar algumas apresentações ao redor da cidade e suas canções começaram a ser tocadas em rádios locais. A banda conheceu o produtor Peter Matthews que enviou algumas demos para a Wind-up Records que assinou contrato com a banda em janeiro de 2001. Eles se mudaram para Los Angeles, Califórnia. O seu primeiro álbum, Fallen, foi lançado em 4 de março de 2003, ficando na terceira posição da Billboard 200. O single "Bring Me to Life" com participação do cantor Paul McCoy foi um sucesso global para a banda e alcançou o número cinco na Billboard Hot 100, Na 46º Grammy Awards em 2004, a banda ganhou os prêmios por Melhor Performance de Hard Rock e Melhor Novo Artista. 


Após uma série de apresentações na Europa, Reino Unido e Escandinávia, o guitarrista e cofundador Ben Moody deixou a banda em 22 de outubro de 2003 alegando diferenças criativas com os outros membros. Ele foi substituído por Terry Balsamo. A banda continuou a turnê com shows na Oceania, Japão e festivais da Europa, encerrando a Fallen Tour em 14 de agosto de 2004 em Little Rock. A banda confirmou em 14 de julho de 2006 que o baixista Will Boyd havia deixado a banda. O seu segundo álbum, The Open Door, foi lançado em 25 de setembro de 2006, alcançando o topo na Billboard 200. Para promover o álbum, o grupo excursionou com a The Open Door Tour que passou por todos os continentes com mais de 100 apresentações bem sucedidas ao redor do mundo. Em 4 de maio de 2007, John LeCompt anunciou que havia sido demitido do Evanescence e também afirmou que o baterista Rocky Gray havia decidido sair. O baterista Will Hunt e o guitarrista Troy McLawhorn se uniram à banda durante a turnê que  encerrou em 8 de dezembro de 2007. Todos focaram em seus projetos paralelos e se reuniram para duas apresentações em Nova York e Maquinária Festival em São Paulo, Brasil, que aconteceu no dia 8 de novembro de 2009 com o guitarrista convidado James Black.

 

Em 2010, a banda lançou "Together Again" para download digital, o single foi lançado como um benefício à Fundação das Nações Unidas para seus esforços de recuperação do terremoto no Haiti. O seu terceiro álbum, Evanescence, foi lançado em 7 de outubro de 2011, e alcançou o topo na Billboard 200. A banda se apresentou no Rock in Rio. Eles também se apresentaram no Prêmio Nobel da Paz, realizado em 11 de dezembro de 2011 em Oslo, Noruega, o evento foi transmitido para mais de 130 países através da TV e Internet. A turnê foi encerrada com uma apresentação especial na Wembley Arena em Londres, Inglaterra em 9 de novembro de 2012. A banda se apresentou no Festival Ozzfest, no Japão, em 21 de novembro de 2015 como segundo ato principal, fazendo desta a primeira apresentação da banda desde seu hiato. No começo de Agosto, a banda anunciou em um comunicado que o guitarrista Terry Balsamo estava deixando o grupo. No seu lugar, a alemã Jen Majura foi confirmada. O quarto álbum de estúdio da banda, Synthesis, foi lançado no dia 10 de novembro de 2017, pela BMG Rights Management. Para promover o novo material, o Evanescence embarcou na Synthesis Tour, iniciada em 14 de outubro de 2017, em Las Vegas.

 Rockdigital