Garotos de Rua

Foi uma banda brasileira de Rock'n'Roll. Mitch Marini convida King Jim para formar uma banda para abrir o show do Van Halen no Gigantinho em Porto Alegre. Eles iniciaram tocando como banda da casa no bar Rocket 88, reduto do Rock'n'Roll em Porto Alegre. A banda foi criada em julho de 1983 por Bebeco Garcia, o baterista Edinho Galhardi, o saxofonista King Jim e o baixista Mitch Marini. O nome Garotos da Rua foi inspirado numa música de Carlos Caramez e Sérgio Mello. Seis meses mais tarde, com a entrada do baixista Geraldo Freitas e do guitarrista Justin Vasconcelos, o grupo faz sua primeira demo, Sabe o Que Acontece Comigo? e inicia uma série de shows em Porto Alegre e em mais de 50 cidades do Rio Grande do Sul. O seu primeiro single “Programa” foi lançado em 1985 pela Gravadora ACIT. No mesmo ano, participam do álbum Rock Garagem e se apresentam no Festival MPG no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. Ainda em 1985, são contratados pela gravadora RCA e se tornam nacionalmente conhecidos pelo hit "Tô de Saco Cheio", e se mudam para o Rio de Janeiro.

 

O seu primeiro álbum, Garotos da Rua, foi lançado em 1996 pela RCA. O seu segundo álbum, Dr. em Rock 'n' Roll, foi lançado em 1987, e a música "Eu Já Sei" vira hit em todo o país, e entra na trilha sonora da novela Mandala da Rede Globo. O seu terceiro álbum, Não Basta Dizer Não, foi lançado em 1988. consolidando-se ainda mais no mercado brasileiro. Apesar disso, os integrantes dissolvem a banda e decidem partir para projetos individuais. Em 1996, Justin Vasconcelos, que estava morando em Los Angeles, retorna ao Brasil. Juntamente com King Jim, que assume definitivamente os vocais, com o baterista Edinho Galhardi e o guitarrista Cristiano Crochemore, a banda se reorganiza. A banda passa por algumas formações, que incluíram o guitarrista Gabriel Guedes, o baterista Alexandre Loureiro, que permanece até 1999, sendo substituído por Diego Silveira, e também o baixista Marcelo Granja.

 

Em 1999, pela gravadora BMG lança a coletânea Hot 20. No ano seguinte, entram o baixista Edu Meirelles e o baterista Cláudio Mattos. O seu quarto álbum, Caminho da Estrada, foi lançado em 2004. Bebeco Garcia faleceu no dia 19 de maio de 2010. Ele foi submetido a uma cirurgia no Hospital São Lucas (PUC-RS) para a retirada de um tumor no cérebro, no dia 17 de abril, mas não resistiu ao pós-operatório. No ano de 2015, os integrantes Justin Vasconcelos e King Jim anunciam que deixam de utilizar do já consagrado nome Garotos da Rua por questões de marca, alegando que não renovaram o registro da mesma e que, portando, não possuem mais os direitos de uso. Em 2016, o baterista fundador dos Garotos da Rua, Edinho Galhardi, reúne seus músicos de confiança, os quais já vinham trabalhando com Bebeco Garcia e remonta os Garotos da Rua, e saem numa turnê que começou em 2016. 

 Rockdigital