Gene Loves Jezebel
É uma banda britânica de Gothic Rock. A banda foi formada no início dos anos 1980 pelos irmãos gêmeos idênticos Jay e Michael Aston, de uma família da classe trabalhadora em Porthcawl, País de Gales. Originalmente formaram a banda com o nome de Slav Arian. Os irmãos se mudaram para Londres, Inglaterra, em 1980. Eles estabeleceram um relacionamento profissional com o guitarrista e compositor Ian Hudson, e formaram um trio. Logo em seguida, acrescentaram o baixista Stephen Davis e o baterista Steve Snowy Evans. O nome da banda é uma referência ao músico Gene Vincent e sua música "Jezebel". A Gene Loves Jezebel apareceu em uma apresentação ao vivo pela primeira vez no dia 30 de dezembro de 1981 no Convent Garden Rock Garden, em Londres. Em 1982, o trio, com a baixista Julianne Regan e o baterista James Chater, garantiu uma reserva no Institute of Contemporary Art Rock Week Festival, e a apresentação levou a um contrato com a Situation 2 Records. Em maio de 1982, a demo e single, "Shaving My Neck". A banda lançou mais dois singles, "Screaming (For Emmalene)" e "Bruises", em 1983. O seu primeiro álbum, Promise, foi lançado em 1983, com Hudson retornando a guitarra, e a entrada do baixista Steve Marshall na banda. O álbum alcançou a oitava posição na UK Indie Chart.
Peter Rizzo substituiu Julianne Regan em 1984. Para a gravação do próximo álbum, o baixista Stephen Marshall foi contratado, e John Murphy tocou bateria. O seu segundo álbum, Immigrant, foi lançado em 1985. O baixista James Stevenson substituiu Ian Hudson em 1986. O seu terceiro álbum, Discover, foi lançado em 1986, e alcançou a posição 32 na UK Albums Chart, contendo a faixa "Desire", que foi o single de maior sucesso da banda. Chris Bell se tornou o novo baterista da banda. O seu quarto álbum, The House of Dolls, foi lançado em 1987, e o single "The Motion of Love" marcou a primeira aparição da banda na Billboard Hot 100. Michael Aston se desligou da banda e seguiu carreira solo. O resto da banda continuou como Gene Loves Jezebel. A gravadora da banda, Savage Records, faliu logo após o lançamento do álbum, enquanto a banda estava em turnê pelos EUA, forçando a banda a se separar brevemente. Em 1993, os irmãos reformaram a banda com uma nova formação. Enquanto Jay fazia shows acústicos ocasionais com seu próprio nome, Michael formou a banda Immigrants, depois renomeada Edith Grove. Os irmãos se reconciliaram em meados da década de 1990. Eles inicialmente usaram a banda de Michael Aston. Em 1997, a banda embarcou na turnê Pre-Raphaelite Brothers, na qual o material de Gene Loves Jezebel e músicas das carreiras solo dos irmãos. Uma turnê de reunião foi realizada nos EUA durante a qual uma rixa se desenvolveu entre os irmãos.
Michael Aston, que perdeu as datas finais da turnê, lançou a sua própria banda, também chamada Gene Loves Jezebel, com músicos da turnê Pre-Raphaelite. Seus vocais foram removidos do álbum, VII, que foi lançado sem nenhuma contribuição dele, em 1999. Michael Aston lidera a versão americana da banda e fez turnês pelos EUA e pelo Reino Unido, apoiando lançamentos dos álbuns de 1999, 2001, 2003 e 2004. Jay Aston lidera a versão britânica da banda, também com James Stevenson e Pete Rizzo, e fez turnês extensivas pelos EUA e pelo Reino Unido para apoiar lançamentos dos álbuns lançado em 2002, 2003, e 2006. Em 15 de fevereiro de 2008, uma ação judicial foi movida por Michael Aston no Tribunal Distrital Central da Califórnia, contra os integrantes da banda de Jay Aston, por violação de marca registrada. Em 25 de setembro de 2009, a banda de Jay Aston anunciou que um acordo havia sido alcançado com Michael Aston sobre o uso do nome Gene Loves Jezebel. A banda de Jay Aston, conhecida como Gene Loves Jezebel no Reino Unido e Jay Aston's Gene Loves Jezebel nos EUA. A banda de Michael Aston, conhecida como Gene Loves Jezebel nos EUA e Michael Aston's Gene Loves Jezebel no Reino Unido. O acordo foi postado no site Gene Loves Jezebel de Michael Aston. A Jay Aston's Gene Loves Jezebel gravou o álbum, Dance Underwater, que foi lançado em 30 de junho de 2017, e o álbum, Love Death Sorrow, que foi lançado em 1 de dezembro de 2023.