Glenn Frey

Glenn Lewis Frey nasceu no dia 6 de novembro de 1948. Foi um cantor, compositor e ator. Frey nasceu em Detroit, Michigan. Estudou piano aos cinco anos, depois mudou para violão e tornou-se parte da cena do rock de Detroit nos meados da década de 1960. Uma de suas primeiras bandas, The Subterraneans, com os colegas de escola, Doug Edwards, mais tarde substituído por Lenny Mintz na bateria, Doug Gunsch e Bill Barnes na guitarra e Jeff Hodge no baixo. Após se formar, em 1966, ele foi convidado a se juntar ao The Four of Us, uma banda local liderada por Gary Burrows. Em 1967, ele formou a banda Mushrooms com o irmão de Gary Burrows, Jeff, Bill Barnes, Doug Gunch e Larry Mintz. Naquele ano, Frey conheceu Bob Seger, que o ajudou a obter um contrato de gerenciamento e gravação com uma gravadora formada pela equipe de gerenciamento de Seger, a Hideout Records. Seger também escreveu e produziu o primeiro single da banda, "Such a Lovely Child", e a banda fez aparições na TV para promovê-lo.

 

No final de 1967, Frey também reuniu outra banda chamada Heavy Metal Kids, com Jeff Burrows no piano, Jeff Alborell no baixo, Paul Kelcourse na guitarra e Lance Dickerson na bateria. Frey foi para Los Angeles, e foi apresentado a JD Souther por sua irmã, Alexandra Sliwin, que estava com Souther na época. Frey retornou a Detroit, mas depois voltou a Los Angeles para formar a dupla Longbranch Pennywhistle com Souther. Eles assinaram contrato com a Amos Records e lançaram o álbum, Longbranch Pennywhistle em 1969. Frey conheceu Jackson Browne durante esse período. Os três músicos viveram no mesmo prédio por um curto período de tempo. Frey conheceu o baterista Don Henley em 1970. Eles assinaram contrato com a Amos Records, e ambos passaram um tempo no Troubadour. A cantora Linda Ronstadt precisava de uma banda de apoio para uma turnê,  e seu gerente John Boylan contratou Frey porque ele precisava de alguém que pudesse tocar guitarra e cantar. Don Henley foi abordado por Frey para se juntar a Linda Ronstadt. Randy Meisner e Bernie Leadon também foram contratados. Frey e Henley decidiram formar uma banda juntos durante a turnê, com Meisner no baixo e Leadon na guitarra, formaram o Eagles, com Frey no violão e teclados e Henley na bateria.

 

O Eagles acabou por volta de 1980 e se reuniram em 1994, quando lançaram o álbum, Hell Freezes Over. O álbum dos Eagles, Long Road Out of Eden, foi lançado em 2007. A turnê mundial de dois anos do History of the Eagles terminou em 29 de julho de 2015 em Bossier City, Louisiana, um concerto que foi a última aparição pública de Frey com a banda. Em 1984, Frey gravou em colaboração com Harold Faltermeyer o sucesso mundial "The Heat Is On", o tema principal do filme Beverly Hills Cop. Em 2009, Glenn Frey foi votado no Hall da Fama do Michigan Rock and Roll Legends. Em 8 de maio de 2012, ele lançou seu primeiro álbum solo em 20 anos, After Hours. Por volta de 2000, Frey sofria de artrite reumatóide, que afetava várias articulações do corpo. Em novembro de 2015, o Eagles anunciou que eles estavam adiando sua aparição no Kennedy Center Honors, por causa da enfermidade de Frey. Devido a complicações de pneumonia, ele foi colocado em coma induzido no Columbia University Medical Center. Frey morreu em 18 de janeiro de 2016, aos 67 anos de idade, por complicações de artrite reumatóide, colite ulcerosa aguda e pneumonia. No 58º Grammy Awards, os membros restantes do Eagles e Jackson Browne interpretaram a canção "Take It Easy" em sua homenagem.

 Rockdigital