Gotthard

 

É uma banda de rock da Suíça. Em 1989, na cidade de Lugano, Suíça, o vocalista Steve Lee e o guitarrista Leo Leoni deixam a banda Forsale e montam a banda Krak, gravando um álbum que permanece na gaveta até hoje. O amigo e baixista Marc Lynn completa o grupo e depois de algumas trocas de baterista, Hena Habegger assume o posto. Os integrantes não estavam contentes com o nome Krak, e Leo Leoni sugere o nome Gotthard, que é uma referência a uma montanha rochosa na suíça. No início de 1992 a banda lança o single "Firedance" e na metade do ano lançam o seu o primeiro álbum, Gotthard. O álbum trazia o Santo Sudário na capa e permaneceu por quinze semanas no topo das paradas suíças. Nesse período, a banda tocou em vários festivais pela Europa. Em 1993 a banda foi vencedora de dois prêmios suíços, o Rete 3 Award e o Golden Reel. No ano seguinte lançam o álbum Dial Hard e realizaram uma extensa turnê tocando em vários festivais incluindo o Festival de Mountreux, transmitido ao vivo para toda a Europa.


Em 1996 foi lançado o álbum, G., que ganhou status de platina na Suíça, e permaneceu por várias semanas como o álbum suíço nº 1 no Top 50 da Alemanha. No final do mesmo ano a banda apresenta seu mais novo guitarrista, Mandy Meyer, que já havia passado pelo Krokus e Asia entre outras bandas. No começo de 1997, a banda lança o single "One Life One Soul" com a cantora lírica Montserrat Caballé. A música permaneceu por várias semanas nas paradas suíça, fazendo com que a banda aparecesse ao lado de Montserrat em programas de TV na Suíça, Alemanha e Espanha. Neste mesmo ano lançam o álbum acústico, Live & Acoustic D'FrostedEm 1999 o seu quinto álbum, Open, foi lançado. No ano seguinte, mais um lançamento da banda, Homerun, que aumentou ainda mais o prestígio da banda por toda a Europa. Em 2002 é lançado o álbum Human Zoo, gravado no próprio estúdio da banda, na Suíça. Após um longo tempo, a parceria com a gravadora BMG terminou. A banda já não estava contente por não ter seus álbuns lançados mundialmente.

 

A banda escreveu o tema da Equipe Olímpica da Suíça para os jogos de Atenas em 2004. No dia 05 de outubro de 2010, morreu o vocalista Steve Lee no estado de Nevada, EUA. Um acidente com um caminhão desgovernado lançou uma moto de encontro ao artista, Sua namorada Brigitte Voss Balzarini e o baixista da banda, Marc Lynn, presenciaram o acidente. O seu décimo álbum de estúdio, Firebirth, foi lançado em 2012 pela Nuclear Blast Records. É o primeiro álbum com o vocalista Nic Maeder que substitui Steve Lee. O próximo álbum, Bang!, foi lançado em 14 de abril de 2014 na Europa, através da G Records, e em 24 de junho na América do Norte via The End Records.  Em 21 de Novembro de 2014, a Gotthard recebeu o Platinum Award na Suíça. Em 2015, a banda lançou o álbum ao vivo, Live & Bangin' pela Avalon Records. Gravado durante a Bang! tour em Baar, Suiça em 2014. O seu décimo segundo álbum, Silver, foi lançado em 13 de janeiro de 2017 pela G Records. O álbum pretendia celebrar o 25º aniversário da banda, e seu nome é uma referência a um aniversário de casamento de prata. 

 Rockdigital