top of page
guilherme.jpg
Guilherme Arantes - Amanhã
00:00 / 00:25
Guilherme Arantes

Guilherme Arantes nasceu em São Paulo, no dia 28 de julho de 1953. É um cantor e compositor brasileiro de MPB e Pop Rock. Começou sua carreira em 1973 como tecladista, pianista e vocalista da banda Moto Perpétuo, grupo de Rock Progressivo, e lançou um álbum com a banda em 1974, no qual foi o compositor em 9 das 11 faixas. Em 1975, ele se desliga da banda e segue carreira solo. O seu primeiro álbum solo, Guilherme Arantes, foi lançado em 1976 pela SIGLA/Som Livre, e a sua música “Meu Mundo e Nada Mais”, foi incluída na trilha sonora da novela Anjo Mau, da TV Globo. O seu segundo álbum, Ronda Noturna, foi lançado em 1977, destaque para a canção “Amanhã”. O seu quarto álbum, Guilherme Arantes, foi lançado em 1979, com destaque para a canção "Êxtase". Guilherme chegou até a semifinal do Festival 79, promovido pela TV Tupi, com a música "Estatísticas", lançada em compacto simples pela Wea. O seu quinto álbum, Coração Paulista, foi lançado em 1980. ainda com muitas características roqueiras e progressivas que marcaram em grande medida seus álbuns na década anterior. A TV Globo criou o MPB 80 e Guilherme Arantes inscreveu a música "Fantoches" do seu quinto álbum, que chegou até a segunda fase classificatória.

 

O seu quarto compacto com a canção “Planeta Água”, que foi participante da quarta eliminatória do Festival MPB-Shell 81, da TV Globo. A canção foi classificada em segundo lugar na final. Guilherme compôs em parceria com Júlio Barroso e Márcio Vaccari, a canção "Perdidos na Selva", considerada a primeira música do gênero New Wave no Brasil. A canção foi gravada pela banda Gang 90 e as Absurdettes, após ser tocada no Festival MPB Shell 81. No mesmo ano, Guilherme lançou o seu quinto compacto, “Deixa Chover” que foi tema da novela Baila Comigo da TV Globo. O seu oitavo álbum, Despertar, foi lançado em 1985, com destaques para as canções, “Cheia de Charme” e “Brincar de Viver”. O seu nono álbum, Calor, foi lançado em 1986, com destaque para as canções “Coisas do Brasil – Ao Vivo” e “Loucas Horas”. O seu décimo primeiro álbum, Guilherme Arantes, foi lançado em 1987, com destaques para as canções, “Marina no Ar” e “Um dia, um Adeus”. O seu primeiro álbum ao vivo, Meu Mundo e Tudo Mais – Ao Vivo, foi lançado em 1990 pela CBS, como um álbum duplo. O show foi gravado em novembro no Palace, em São Paulo. No ano 2000, o músico se mudou para Camaçari, na Bahia, onde fundou a ONG Planeta Água e passou a produzir seus próprios discos em seu estúdio. O primeiro foi um álbum instrumental, New Classical Piano Solos, lançado em Nova York

 

O seu terceiro álbum ao vivo, Guilherme Arantes Ao Vivo - Teatro Mars, foi lançado em 2001. O Show foi gravado em 6 de julho de 2001 no Teatro Mars, em São Paulo. Em 2016, Guilherme Arantes comemorou os seus 40 anos de carreira na sua Guilherme Arantes On Tour USA. O primeiro show aconteceu no dia 7 de maio no Broward Center, em Fort Lauderdale, durante a premiação do Brazilian International Press Awards 2016, onde Guilherme foi homenageado com o Prêmio Lifetime Achievement Award. Em 2008, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos 100 maiores artistas da música brasileira. O seu vigésimo sétimo álbum, Condição Humana, foi lançado em 2013, e  recebeu o Prêmio Multishow de melhor álbum daquele ano. O seu vigésimo oitavo álbum, Flores & Cores, foi lançado em 2017, e foi eleito o décimo terceiro melhor disco brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil. É um dos poucos pianistas brasileiros a integrar o Hall da Fama da secular fabricante teuto-americana de pianos Steinway & Sons, estando em companhia de nomes como Guiomar Novaes, Franz Liszt, George Gershwin e Duke Ellington. Em 2020, ele participou do DVD, emple of Shadows in Concert, do Edu Falaschi, que foi lançado em fevereiro de 2021. O seu trigésimo álbum, A desordem dos templários, foi lançado em julho de 2021. 

bottom of page