top of page
moto.jpg
Moto Perpétuo - Verde Vertente
00:00 / 00:25
Moto Perpétuo

 

Foi uma banda de Rock Progressivo brasileira. Em 1970, Guilherme Arantes foi assistir a peça Plug no Teatro Ruth Escobar e conheceu Diógenes Burani. Em 1973, Rita Lee, saiu dos Mutantes, e formou com Lucinha Turnbull, a banda As Cilibrinas do Éden, e convidou o baixista Gerson Tatini, o baterista Diógenes Burani e o guitarrista Egidio Conde. Rita Lee resolveu dissolver a banda para seguir carreira solo. Guilherme e Diógenes se juntaram com o baixista Rodolfo Grani Júnior e acompanhavam Jorge Mautner em shows por São Paulo. Em 1970, Guilherme entrou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, ele conheceu o músico Cláudio Lucci, que se juntou a Guilherme e Diógenes, que resolveram montar uma banda. 

 

Das Cilibrinas do Éden, Diógenes sugeriu os músicos Gerson Tatini e Egídio Conde para completar a formação. Em 1973, a banda chamou a atenção de Moracy do Val, jornalista e produtor que começa a trabalhar na promoção da banda, conseguindo um contrato com a gravadora GEL para o lançamento de um álbum de estúdio pelo selo ContinentalEm setembro e outubro de 1974, a banda grava em São Paulo, o seu primeiro álbum, Moto Perpétuo, que foi lançado em 11 de novembro de 1974 com uma apresentação no Theatro 13 de Maio. Em 1975, a banda acabou por divergências internas, com Guilherme Arantes querendo se afastar da sonoridade progressiva que ele considerava elitista.

 

Em 1981, Cláudio Lucci, Gerson Tatini e Diógenes Burani, se reuniram com a vocalista e violonista Mônica Marsola, formando o grupo São Quixote e gravam o seu único álbum, São quixoteO álbum contou com a participação de Guilherme Arantes tocando o teclado Moog e piano em 5 faixas do álbum que foi gravado pelo selo Lira PaulistanaEm 1977, o álbum foi relançado em LP e fita cassete pelo selo Phonodisc, de propriedade da GEL, como parte da série Rock Brasil Anos 70. Em 1989, novamente o álbum foi relançado em LP e fita cassete. Em 2002, como parte da série Arquivos Warner e recebeu seu primeiro lançamento em CD, e em 2017, o álbum foi relançado novamente em CD.

bottom of page