Hüsker Dü

Grant Hart, Bob Mold, Greg Norton e o tecladista Charlie Pine começaram a tocar em 1979 na banda Buddy and the Returnables. Na época, Mold era um calouro na Macalester College e frequentava a Cheapo Records, uma loja de discos de Saint Paul, onde Hart era um vendedor. Hart e Mold se uniram, e logo depois eles recrutaram Norton e Pine para formar uma banda. O novo nome é o título do popular jogo de tabuleiro memória Hüsker Dü? de 1970 (a frase que significa "você se lembra?", em dinamarquês e norueguês ). O nome pegou, e eles adicionaram tremas de metais pesados. Hart, Mold e Norton demitiram Pine durante a sua primeira apresentação oficial em 30 de março de 1979 e continuaram como um trio. O seu primeiro álbum, Land Speed Record, foi lançado em janeiro de 1982. Foi gravado ao vivo em 15 de agosto de 1981, no 7th Street Entry em Minneapolis. O seu primeiro álbum de estúdio, Everything Falls Apart, foi lançado em janeiro de 1983 pela Reflex Records. As turnês regulares chamaram a atenção da banda punk, Minutemen, que ajudou eles a lançar o seu primeiro single "In a Free Land", o que levou o Hüsker Dü a assinar um contrato com a SST Records.

 

O EP Metal Circus foi lançado em 1983. A canção “Diane”, foi transmitidas por dezenas de estações de rádio do campus nos EUA. Em 1984, o Hüsker Dü gravou o seu segundo álbum, Zen Arcade, lançado em Julho de 1984 pela SST Records. Originalmente lançado como um álbum duplo. O terceiro álbum de estúdio, New Day Rising, foi lançado em 1985. O som do álbum continuou a se afastar do punk hardcore. O quarto álbum da banda, Flip Your Wig, foi lançado em setembro de 1985. Se tornou o álbum mais vendido da gravadora na época do seu lançamento. No momento em que o álbum foi lançado, o Hüsker Dü havia assinado um contrato com a gravadora Warner Music Group, que estava interessada em lançar o álbum, mas foi lançado pela SST. O seu quinto álbum, Candy Apple Gray, foi lançado em 1986. Foi o primeiro álbum com uma grande gravadora. Foi o primeiro álbum do Hüsker Dü a figurar no Top 200 da Billboard, alcançando a posição 140. O sexto álbum de estúdio, Warehouse: Songs and Stories, foi lançado em 1987 como um álbum duplo.

 

A banda se dissolveu após a turnê em apoio ao seu lançamento, em parte devido a desentendimentos entre Bob Mold sobre o uso de drogas de Grant Hart. Na véspera da turnê em 1987, o empresário da banda, David Savoy se suicidou. A turnê promocional do álbum incluiu algumas aparições na TV. A banda se dissolveu após um show em Columbia, Missouri, na turnê da banda em 1987. Mold decidiu encerrar oficialmente a banda em 26 de janeiro de 1988 durante uma discussão na casa dos pais de Hart. O álbum, The Living End, foi uma coleção ao vivo retirada da turnê final da banda. O álbum foi lançado em 7 de abril de 1994. Em 12 de outubro de 2015, o Hüsker Dü lançou um site oficial, que é uma loja de mercadorias online. Grant Hart morreu de câncer de fígado em 14 de setembro de 2017, aos 56 anos. Em 30 de março de 2019, 40 anos do primeiro show da banda em St. Paul, Bob Mold e Greg Norton fizeram um concerto com a banda Porcupine. Para comemorar a ocasião, os dois ex-membros do Hüsker Dü prestaram homenagem ao seu falecido colega, Grant Hart. 

 Rockdigital