Kansas

É uma banda americana de rock progressivo. Dave Hope, Phil Ehart, Robby Steinhardt, Steve Walsh e Rich Williams formaram a banda White Clover em sua cidade natal de Topeka, no Kansas. Depois da entrada do guitarrista e tecladista  Kerry Livgren, o nome da banda foi mudada para Kansas. O seu primeiro álbum, Kansas foi lançado em 1974. O quarto álbum da banda, Leftoverture, lançado em 1976, alcançou a posição 5 na Billboard 200. A música "Carry On Wayward Son" alcançou a posição 11 na Billboard Hot 100, tornando-se sua primeira entrada no Top 20 dos EUA. O seu quinto álbum, Point of Know Return, lançado em 1977, alcançou a posição 4 na Billboard 200. A música "Dust in the Wind" alcançou a posição 6 na Billboard Hot 100, tornando-se o único single do Kansas no Top 10 da Billboard Hot 100.  Kerry Livgren se converteu ao cristianismo, o que refletiu-se em suas letras nos próximos três álbuns, começando pelo álbum Audio-Visions lançado em 1980. Dave Hope também acabou se convertendo ao cristianismo da mesma maneira, e Walsh considerou que a banda estava se movendo para outra direção. Como resultado ele deixou a banda para formar o Streets, sendo substituído pelo vocalista John Elefante, também convertido ao cristianismo. O primeiro álbum do Kansas com Elefante foi Vinyl Confessions, lançado em 1982, e foi seu álbum mais bem-sucedido.

 

As letras cristãs do álbum atraíram um novo público de evangélicos. Em 1983 o Kansas se reuniu para gravar o novo álbum, Robby Steinhardt não compareceu para gravar o álbum. Kerry Livgren estava segurando seus melhores materiais para a gravação de um segundo álbum solo. O álbum Drastic Measures acabou sendo escrito em sua maioria por Elefante e seu irmão Dino. Durante os anos de Elefante no Kansas, Livgren e Hope se sentiam mais distantes dos outros membros da banda, e Livgren se sentia desconfortado com o Kansas representando somente sua visão cristã. Após uma apresentação em 31 de dezembro de 1983, Livgren e Hope deixaram a banda. O baterista Dennis Holt também se juntou à nova banda. Elefante, Ehart e Williams continuaram seu trabalho no Kansas lançando o novo álbum de compilações The Best of Kansas em 1984, mas Elefante deixou a banda logo depois. Logo em seguida, a banda acaba se separando. Em 1986 a banda voltou às atividades, lançando o álbum Power, junto com o baixista Billy Greer e o guitarrista Steve Morse. O single "All I Wanted" se tornou o último sucesso do Kansas a chegar na posição 19 da Billboard Hot 100. Em 1988 foi lançado o segundo álbum com a mesma formação, In the Spirit of Things, um fracasso comercial. No final da turnê do mesmo álbum Morse deixou a banda. 

 

Em 1990, um promotor musical alemão reuniu os membros originais da banda, com exceção de Steinhardt, para uma turnê pela Europa. No final da turnê Hope deixou novamente a banda. Livgren acabou se mantendo até a turnê de 1991, sendo substituído novamente por Steve Morse. Em 1997 Robert e Ragsdale deixaram a banda e Robby Steinhardt retornou. Em 2002, demos foram lançadas com as primeiras gravações do Kansas de 1971-1973, que deu à banda um novo nome Proto-Kaw e gravaram seu primeiro álbum, Before Became After, lançado em 2004. A banda lançou seu segundo álbum em fevereiro de 2006, The Wait of Glory. No  início de dezembro de 2008, Kerry Livgren confirmou que o Proto Kaw tinha acabado. O Proto-Kaw retornou e lançou o novo álbum, Forth lançado em 2011. O Kansas retorna e lança The Prelude Implicit que é o décimo quinto álbum de estúdios, lançado em setembro de 2016. É o seu terceiro álbum de estúdio, sem o membro fundador, o vocalista e tecladista Steve Walsh que se aposentou da banda em 2014 e foi substituído por Ronnie Platt. O álbum ficou na posição 41 na Billboard 200. O Kansas decidiu comemorar o 40º aniversário do seu quinto álbum, Point of Know Return, de 1977, eles tocaram esse álbum na íntegra nos shows de uma turnê, que começou em setembro de 2018.

 Rockdigital