top of page
kansas.jpg
Kansas

É uma banda americana de rock progressivo. Dave Hope, Phil Ehart, Robby Steinhardt, Steve Walsh e Rich Williams formaram a banda White Clover em sua cidade natal de Topeka, no Kansas. Depois da entrada do guitarrista e tecladista  Kerry Livgren, o nome da banda foi mudada para Kansas. O seu primeiro álbum, Kansas foi lançado em 1974. O quarto álbum da banda, Leftoverture, lançado em 1976, alcançou a posição 5 na Billboard 200. A música "Carry On Wayward Son" alcançou a posição 11 na Billboard Hot 100, tornando-se sua primeira entrada no Top 20 dos EUA. O seu quinto álbum, Point of Know Return, lançado em 1977, alcançou a posição 4 na Billboard 200. A música "Dust in the Wind" alcançou a posição 6 na BillboardHot 100, tornando-se o único single do Kansas no Top 10 da Billboard Hot 100.  Kerry Livgren se converteu ao cristianismo, o que refletiu-se em suas letras nos próximos três álbuns, começando pelo álbum Audio-Visions lançado em 1980. Dave Hope também acabou se convertendo ao cristianismo da mesma maneira, e Walsh considerou que a banda estava se movendo para outra direção. Como resultado ele deixou a banda para formar o Streets, sendo substituído pelo vocalista John Elefante, também convertido ao cristianismo. O primeiro álbum do Kansas com Elefante foi Vinyl Confessions, lançado em 1982, e foi seu álbum mais bem-sucedido.

 

As letras cristãs do álbum atraíram um novo público de evangélicos. Em 1983 o Kansas se reuniu para gravar o novo álbum, Robby Steinhardt não compareceu para gravar o álbum. Kerry Livgren estava segurando seus melhores materiais para a gravação de um segundo álbum solo. O álbum Drastic Measures acabou sendo escrito em sua maioria por Elefante e seu irmão Dino. Durante os anos de Elefante no Kansas, Livgren e Hope se sentiam mais distantes dos outros membros da banda, e Livgren se sentia desconfortado com o Kansas representando somente sua visão cristã. Após uma apresentação em 31 de dezembro de 1983, Livgren e Hope deixaram a banda. O baterista Dennis Holt também se juntou à nova banda. Elefante, Ehart e Williams continuaram seu trabalho no Kansas lançando o novo álbum de compilações The Best of Kansas em 1984, mas Elefante deixou a banda logo depois. Logo em seguida, a banda acaba se separando. Em 1986 a banda voltou às atividades, lançando o álbum Power, junto com o baixista Billy Greer e o guitarrista Steve Morse. O single "All I Wanted" se tornou o último sucesso do Kansas a chegar na posição 19 da Billboard Hot 100. Em 1988 foi lançado o segundo álbum com a mesma formação, In the Spirit of Things, um fracasso comercial. No final da turnê do mesmo álbum Morse deixou a banda. Em 1990, um promotor musical alemão reuniu os membros originais da banda, com exceção de Steinhardt, para uma turnê pela Europa.

 

No final da turnê Hope deixou novamente a banda. Livgren acabou se mantendo até a turnê de 1991, sendo substituído novamente por Steve Morse. Em 1997 Robert e Ragsdale deixaram a banda e Robby Steinhardt retornou. Em 2002, demos foram lançadas com as primeiras gravações do Kansas de 1971-1973, que deu à banda um novo nome Proto-Kaw e gravaram seu primeiro álbum, Before Became After, lançado em 2004. A banda lançou seu segundo álbum em fevereiro de 2006, The Wait of Glory. No  início de dezembro de 2008, Kerry Livgren confirmou que o Proto Kaw tinha acabado. O Proto-Kaw retornou e lançou o novo álbum, Forth lançado em 2011. O seu décimo quinto álbum, The Prelude Implicit, foi lançado em setembro de 2016. É o seu terceiro álbum de estúdio, sem o membro fundador, o vocalista e tecladista Steve Walsh que se aposentou da banda em 2014 e foi substituído por Ronnie Platt. O álbum ficou na posição 41 na Billboard 200. O Kansas decidiu comemorar o 40º aniversário do seu quinto álbum, Point of Know Return, de 1977, eles tocaram esse álbum na íntegra nos shows de uma turnê, que começou em setembro de 2018. Robby Steinhardt ex-integrante da banda, estava internado em um hospital em Tampa, na Flórida, e faleceu por complicações de pancreatite no dia 17 de julho de 2021, aos 71 anos. 

 

bottom of page