Kansas
É uma banda americana de Rock Progressivo. Em 1969, Don Montre e Kerry Livgren estavam na banda Reasons Why em sua cidade natal, Topeka, no Kansas. Depois eles sairam para formar a banda Saratoga com Lynn Meredith, Dan Wright, Scott Kessler e Zeke Lowe. Em 1970, eles mudaram o nome da banda para Kansas e se fundiram com a White Clover. O baixista Dave Hope e o baterista Phil Ehart se juntaram a Livgren, os vocalistas Meredith e Greg Allen, os tecladistas Montre e Wright e o saxofonista Larry Baker. Essa formação inicial do Kansas, às vezes foi chamada de Kansas I, e durou até o início de 1971, quando Ehart, Hope e alguns dos outros saíram para reformar o White Clover. Ehart foi substituído por Zeke Lowe e mais tarde Brad Schulz, Hope foi substituído por Rod Mikinski e Baker foi substituído por John Bolton no saxofone e flauta. Esta formação foi às vezes referida como Kansas II. Em 1972, depois que Ehart e Hope mais uma vez reformaram a White Clover com o vocalista Robby Steinhardt, o tecladista Steve Walsh e o guitarrista Rich Williams. No início de 1973, eles recrutaram Livgren do segundo grupo do Kansas. Eles assinaram um contrato de gravação com a Kirshner Records. Logo em seguida, o grupo decidiu voltar a usar o nome Kansas. O seu primeiro álbum, Kansas foi lançado em 8 de março de 1974. O seu quarto álbum, Leftoverture, foi lançado em 21 de outubro de 1976, e alcançou a quinta posição na Billboard 200. A música "Carry On Wayward Son" alcançou a posição 11 na Billboard Hot 100, se tornando sua primeira canção no Top 20 dos EUA. O seu quinto álbum, Point of Know Return, foi lançado em 1977, e alcançou a quarta posição na Billboard 200. A música "Dust in the Wind" alcançou a sexta posição na BillboardHot 100, se tornando o único single do Kansas no Top 10 da Billboard Hot 100.
Em março de 1978, o Kansas fez uma turnê pela Europa pela primeira vez e, no mesmo ano, eles foram nomeados Embaixadores Adjuntos da Boa Vontade da UNICEF. O seu sexto álbum de estúdio, Monolith, foi lançado em maio de 1979. O álbum alcançou a décima posição na Billboard 200. Os membros da banda do Kansas começaram a se afastar no início dos anos 1980. Durante a turnê de apoio do álbum, Livgren se tornou um cristão convertido, e isso se refletiu em suas letras nos três álbuns seguintes, começando com o seu sétimo álbum, Audio-Visions, que foi lançado em setembro de 1980. Hope logo se converteu ao cristianismo também. Foi o último álbum com a formação original. Walsh deixou a banda, sendo substituído pelo vocalista John Elefante, também convertido ao cristianismo. O primeiro álbum do Kansas com Elefante foi o seu oitavo álbum, Vinyl Confessions, lançado em junho de 1982, e foi seu álbum mais bem-sucedido, e alcançou a posição 16 na Billboard 200, e na quarta posição na Billboard Mainstream Rock. As letras do álbum, em sua maioria baseadas no cristianismo, atraíram um novo público para a banda. O álbum Inclui a canção "Play the Game Tonight", que alcançou a posição 17 na Billboard Hot 100 e foi o terceiro single mais bem colocado do Kansas. As letras cristãs do álbum atraíram um novo público de evangélicos. Em 1983 o Kansas se reuniu para gravar o novo álbum, Robby Steinhardt não compareceu para gravar o álbum. O seu nono álbum, Drastic Measures, foi lançado em julho de 1983. Por vários motivos, Livgren contribuiu com apenas 3 músicas para o álbum, e o resto foi escrito por John Elefante e seu irmão Dino. Steinhardt saiu da banda antes das sessões de gravação. Após uma apresentação em 31 de dezembro de 1983, Livgren e Hope deixaram a banda. O baterista Dennis Holt também se juntou à nova banda.
Elefante, Ehart e Williams continuaram seu trabalho no Kansas. Em 1984, Elefante deixou a banda. Logo em seguida, a banda se separou. Em julho de 1985, a banda voltou com Ehart, Williams e Walsh. A nova formação incluiu o baixista Billy Greer e o guitarrista Steve Morse. O seu décimo álbum, Power, foi lançado em 28 de outubro de 1986. A banda adicionou Greg Robert nos teclados e backing vocals. No final da turnê em 1989, Morse deixou a banda. Em 1990, um promotor musical alemão reuniu os membros originais da banda, com exceção de Steinhardt, para uma turnê pela Europa. No final da turnê, Hope deixou novamente a banda. Livgren acabou se mantendo até a turnê de 1991, sendo substituído novamente por Steve Morse. Em 1997, Robert e Ragsdale deixaram a banda e Robby Steinhardt retornou. Em 2002, o Kansas II, que tinha a formação anterior à gravação do primeiro álbum do Kansas, sob o nome Proto-Kaw, lançou 4 álbuns de estúdio, em 2004 a 2011, e depois a banda terminou. Steve Walsh se aposentou em 2014, e foi substituído por Ronnie Platt. Robby Steinhardt faleceu por complicações de pancreatite no dia 17 de julho de 2021, aos 71 anos. Em 23 de fevereiro de 2024, o Kansas anunciou que Phil Ehart foi forçado a se afastar do palco após sofrer um ataque cardíaco, e Eric Holmquist assumiu novamente a bateria. Billy Greer fez o seu último show no The Colosseum no Caesars Windsor em Windsor, Ontário, Canadá, em 1 de setembro de 2024, pois ele anunciou sua aposentadoria após 39 anos com eles. Dan McGowan foi então trazido de volta como seu substituto permanente.