top of page
karnak.jpg
Karnak - Alma não tem Cor
00:00 / 00:25
Karnak

É uma banda brasileira de Rock Alternativo. Em 1992, André Abujamra, vocalista e guitarrista principal, após terminar seu duo Os Mulheres Negras, que formava com seu amigo Maurício Pereira na cidade de São Paulo, partiu para uma viagem por várias localidades do mundo, munido de um gravador de som, coletou muitos tipos de música diferentes. Um dos destinos da viagem foi o vilarejo de Karnak, um complexo de templos antigos no Egito. Maravilhado com a beleza do local, ele deu esse nome para sua nova banda. De volta ao Brasil, ele chamou vários músicos para formar sua banda, com 10 músicos, 2 atores e um cachorro, o Karnak iniciou suas atividades. As apresentações ao vivo do Karnak têm um viés teatral. O seu primeiro álbum, Karnak, foi lançado em 30 de setembro de 1995 pelo selo brasileiro Tinitus. Nos créditos do disco, constavam nomes como Chico César, Tom Zé, Marisa Orth, Lulu Santos, Paulo Miklos e Paulinho Moska. O álbum ainda incluiu a participação do diretor e apresentador Antônio Abujamra, pai de André, com uma declamação na faixa de encerramento do álbum, "Cala a boca menino". O videoclipe da canção "Alma Não Tem Cor" com direção de Hugo Prata, foi indicado em 3 categorias na terceira edição do MTV Video Music Brasil, e venceu na categoria Direção em Videoclipe. Após o fechamento da Tinitus, o álbum foi relançado pela Net Records. No mesmo ano, o Karnak foi eleito o Melhor Grupo Musical pela Associação Paulista de Críticos de Artes.

 

Em 1996, na premiação da segunda edição do MTV Video Music Brasil, a banda ganhou o prêmio na categoria Banda ou Artista Revelação. O seu segundo álbum, Universo Umbigo, foi lançado em 1997 pela gravadora Velas. Na época, a banda adicionou uma dançarina do ventre que na verdade era namorada de André e mais alguns instrumentistas. A banda teve naquele momento sua maior formação com 15 membros. Em 1998, o Karnak fez sua primeira turnê internacional, passando pelos EUA, Canadá e Europa. Eles chegaram a mudar o nome da banda para The Karnak, mas rapidamente voltaram ao normal. Alguns membros saíram da banda, ficando somente com 9 integrantes. A banda retornou ao Brasil no ano seguinte, e começaram a gravar o seu próximo álbum, O seu terceiro álbum, Estamos Adorando Tóquio, foi lançado em 200 pela gravadora independente Net Records, com apenas 7 membros. O álbum foi vendido praticamente apenas em bancas de revistas. A banda saiu em turnê internacional novamente em 2001. No dia 16 de dezembro de 2002, André Abujamra compôs uma mensagem, através de Belma Ikeda, a produtora da banda, que o Karnack estava terminando suas atividades. Os dois concertos que estavam marcados para a próxima semana, no Sesc Pompéia em São Paulo, seriam então seus últimos. As apresentações, que se tornaram uma grande despedida, tiveram a presença de todos os membros e ex-membros da banda. O seu álbum  ao vivo, Os Piratas do Karnak, foi lançado em 2003, e foi lançado como um CD duplo, com uma compilação dos melhores momentos ao vivo da banda durante os seus 10 anos de carreira.

 

Apesar de, segundo André, o Karnak haver interrompido suas atividades, o grupo continuou fazendo ao menos um concerto por ano. Em 2006, André Abujamra revelou que o Karnak estaria voltando às atividades. No mesmo ano, foi lançado o pseudo-documentário O Livro Multicolorido de Karnak. O filme estreou na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi dirigido por M.M. Izidoro. Em 2012, o seu primeiro álbum foi eleito pela revista Rolling Stone dos EUA como o Sétimo Melhor Álbum de Rock Latino de Todos os Tempos, sendo a melhor posição para um álbum de uma banda brasileira. Em dezembro de 2018 em comemoração de 26 anos da banda, estreia nos palcos a Ópera Rock Nikodemus, inspirada no clássico do gênero Tommy da banda The Who, somado a pitadas karnakianas de Zappa e a mixologia sonora contundente de André Abujamra. O seu quinto álbum, Nikodemus - A Ópera Rock do Karnak, foi lançado em janeiro de 2020, com dois shows memoráveis na Comedoria do Sesc Pompéia, com André Abujamra na guitarra e voz, Marcos Congento na flauta e voz, Marcelo Pereira no sax e voz, os guitarristas Mano Bap e Eduardo Cabelo, Eron Guarnieri nos teclados, Sergio Bartolo no baixo, Tiquinho no trombone e os bateristas Carneiro Sandalo e Kuki Stolarski. Em 2023, a mesma Rolling Stone atualizaria e ampliaria o ranking do Rock Latino e dessa vez o Karnak alcançou a 17ª posição, sendo o 3º brasileiro do ranking. 

bottom of page