Kasabian

É uma banda de rock britânica. Em 1997, os membros originais da banda foram o vocalista Tom Meighan, o guitarrista e vocalista Sérgio Pizzorno, o guitarrista Chris Karloff e o baixista Chris Edwards. Eles começaram a gravar no Bedrock Studios, em Leicester, onde Chris trabalhou como engenheiro. No inicio, a banda foi chamada de Saracuse. O primeiro EP demo foi lançado em dezembro de 1998. Sua primeira aparição pública foi no Vipers Rugby Club para celebrar o aniversário de 18 anos de Edwards. O DJ e produtor londrino Sam Young trabalhava na Concept Music, uma pequena gravadora independente, quando o empresário da banda deixou a demo do Saracuse em sua mesa. A Concept queria assinar com a banda, mas eles assinaram um contrato com a BMG pelo DJ Sam Young e mudou seu nome para Kasabian por Chris Karloff, em homenagem a Linda Kasabian, membro do culto de Charles Manson. O seu primeiro álbum, Kasabian, foi lançado no Reino Unido em 13 de setembro de 2004. O baterista Ian Matthews tocou em algumas músicas no álbum. Ele foi convidado para uma turnê em 2004 e tornou-se membro permanente em abril de 2005. O Kasabian se apresentou no Festival Glastonbury de 2005.

 

Durante a gravação do segundo álbum, Chris Karloff, um dos principais compositores da banda, teve diferenças artísticas e criativas e foi convidado a deixar a banda. O seu segundo álbum, Empire, foi lançado no Reino Unido em 28 de agosto de 2006. “Empire” foi lançado como o primeiro single do álbum, e alcançou a posição 9 na UK Singles Chart. O Kasabian ganhou o prêmio de Melhor Atuação ao vivo no NME Awards 2007. O seu terceiro álbum, West Ryder Pauper Lunatic Asylum, foi lançado em 5 de junho de 2009. O álbum alcançou o topo na UK Singles Chart, durante duas semanas. A banda ganhou o prêmio de Melhor Grupo no Brit Awards 2010. Em junho de 2011, o Kasabian fechou o Isle of Wight Festival. Eles também encabeçaram o Festival Rockness e tocaram no Rock Werchter em julho de 2011. O seu quarto álbum, Velociraptor!, foi lançado em 16 de setembro de 2011. O álbum estreou no topo na UK Albums Chart. O álbum não conseguiu alcançar a Billboard 200 na sua primeira semana de lançamento. Em novembro de 2011, o Kasabian fez uma turnê completa no Reino Unido, incluindo dois shows esgotados no Capital FM Arena, em Nottingham.

 

O seu show de 15 de dezembro de 2011, no O2 Arena em Londres, foi lançado em filme, Kasabian Live! Live at the O2. O Kasabian também encabeçou o Reading and Leeds Festivals, em 24 e 25 de Agosto de 2012. Em março de 2013, Sergio Pizzorno confirmou via Facebook que o guitarrista Jay Mehler havia deixado o Kasabian para se juntar à nova banda de Liam Gallagher, Beady Eye, como um baixista de turnê. Tim Carter se  juntou ao Kasabian como guitarrista de turnê, tocando pela primeira vez com a banda no dia 6 de março de 2013 no Wembley Arena. Em 4 de abril de 2014, o Kasabian foi atração principal do Pyramid Stage no Glastonbury Festival 2014, em 29 de junho. Em 28 de abril de 2014, o seu quinto álbum, 48:13, foi lançado em 9 de junho de 2014 no Reino Unido. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart em sua primeira semana de lançamento, tornando-se o quarto álbum consecutivo da banda no topo das paradas do Reino Unido. A banda se apresentou em vários festivais no verão de 2017, incluindo uma participação no Reading & Leeds Festival em agosto. O seu sexto álbum, For Crying Out Loud, foi lançado em 5 de maio de 2017. O álbum também alcançou o topo na UK Albums Chart.

 Rockdigital