Kate Bush 

Catherine Bush, nasceu em  Bexleyheath, Inglaterra, no dia 30 de julho de 1958. É uma cantora e compositora inglesa de art rock. Kate frequentou o convento escolar em Abbey Wood, Sudeste de Londres onde estudou piano e violino, ela chamou a atenção de David Gilmour do Pink Floyd, que ajudou a financiar a as suas primeiras fitas demo. Kate Assinou um contrato com a EMI Records aos 16 anos. Nos primeiros dois anos de seu contrato, e ela não lançou nenhum álbum, preferindo terminar seu tempo na escola e fazer aulas de dança, mímica e música. Em 2005, Kate foi convidada para uma entrevista com Mark Radcliffe da rádio BBC onde revelou que a gravadora EMI não lançaria um álbum até que ela estivesse pronta. Nesse meio tempo, a EMI enviou-lhe uma boa quantia de dinheiro para que ela comprasse um sintetizador e pudesse frequentar aulas de interpretação com Lindsey Kemp. Durante esse tempo, Bush compôs e gravou cerca de 200 canções, que hoje podem ser encontradas em gravações piratas, conhecidas mundialmente como as Gravações Fênix. Também fez várias apresentações na Grande Londres com a KT Bush Band. Seu primeiro álbum, The Kick Inside, foi lançado em 17 de fevereiro de 1978. A canção "Wuthering Heights" baseada em um livro de mesmo nome da escritora Emily Brontë. O álbum alcançou a posição número três nas paradas do Reino Unido. Kate Bush se tornou a primeira mulher a alcançar o topo das paradas de sucesso no Reino Unido com uma canção própria.

 

O seu segundo álbum, Lionheart, foi lançado em 13 de novembro, apenas nove meses após o seu bem-sucedido álbum de estreia. O álbum alcançou a sexta posição na parada de álbuns do Reino Unido. Depois de seu lançamento, iniciou o trabalho promocional dos seus álbuns, empreendendo uma longa turnê, a única de sua carreira, que ocorreu entre 2 de abril e 13 de maio de 1979. Kate não gostou da exposição e do estilo de vida de uma celebridade. Uma retirada lenta e constante da vida pública começou, enquanto focou-se em produzir seu próprio trabalho em estilo musical personalíssimo. Essas retiradas após o lançamento de um novo álbum passaram a ser um padrão na carreira de Kate. O terceiro álbum, Never for Ever, foi lançado em 8 de setembro de 1980, onde consta a canção "Babooshka". Foi o primeiro álbum de Bush a alcançar o topo das paradas e foi também o primeiro álbum de uma artista solo britânica a ganhar o topo da parada de álbuns na UK Album Chart, bem como o primeiro álbum de qualquer artista solo feminino a entrar no topo das paradas. The Dreaming é o seu quarto álbum, lançado em 13 de setembro de 1982. Foi o primeiro álbum produzido pela própria Kate. O álbum alcançou a terceira posição na parada de álbuns do Reino Unido. O álbum está incluído no livro, 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer da revista Rolling Stone.

 

O seu quinto álbum, Hounds of Love, foi lançado em 1985. Foi o segundo álbum da cantora a alcançar o topo da parada de álbuns britânica. Kate faz um dueto com Peter Gabriel  na canção "Don't Give Up", para o quinto álbum solo de Gabriel, So em 1986. Ela passou onze semanas no Top 75 do Reino Unido, chegando a nona posição. O seu sexto álbum, The Sensual World, foi lançado em 16 de outubro de 1989. O álbum foi nomeado para o Grammy de melhor álbum de música alternativa. Kate Bush foi nomeada Commander da Ordem do Império Britânico (CBE) por seus serviços à música. O seu sétimo álbum, The Red Shoes, foi lançado em 2 de novembro de 1993. O álbum veio acompanhado por um curta-metragem de Bush, The Line, the Cross and the Curve, e foi seu último álbum antes de entrar em um hiato de 12 anos. O seu oitavo álbum, Aerial, foi liberado em CD e em vinil em 7 novembro de 2005. O seu décimo álbum, 50 Words for Snow, foi lançado em 21 de novembro de 2011. Kate se tornou a primeira artista feminina a ter oito álbuns na UK Top 40 Albums Chart, simultaneamente, colocando-a no número três, atrás de Elvis Presley com 12 álbuns em 1977, e os Beatles em 2009 com 11 álbuns. 35 anos depois da primeira turnê, ela embarcou em uma série de 22 concertos no Hammersmith Apollo, em Londres, a partir de 26 de agosto de 2014.

 Rockdigital