top of page
kate_bush.jpeg
Kate Bush - Wuthering Heights
00:00 / 00:25
Kate Bush 

Catherine Bush, nasceu no dia 30 de julho de 1958 em  Bexleyheath, na Inglaterra. É uma cantora e compositora inglesa de Art Rock. Kate frequentou o convento escolar em Abbey Wood, Sudeste de Londres onde estudou piano e violino, ela chamou a atenção de David Gilmour do Pink Floyd, que ajudou a financiar a as suas primeiras fitas demo. Kate Assinou um contrato com a EMI Records aos 16 anos. Nos primeiros dois anos de seu contrato, e ela não lançou nenhum álbum, preferindo terminar seu tempo na escola e fazer aulas de dança, mímica e música. Em 2005, Kate foi convidada para uma entrevista com Mark Radcliffe da rádio BBC onde revelou que a gravadora EMI não lançaria um álbum até que ela estivesse pronta. Nesse meio tempo, a EMI enviou-lhe uma boa quantia de dinheiro para que ela comprasse um sintetizador e pudesse frequentar aulas de interpretação com Lindsey Kemp. Durante esse tempo, Bush compôs e gravou cerca de 200 canções, que hoje podem ser encontradas em gravações piratas, conhecidas mundialmente como as Gravações Fênix. Também fez várias apresentações na Grande Londres com a KT Bush Band. O seu primeiro álbum, The Kick Inside, foi lançado em 17 de fevereiro de 1978. O álbum alcançou a terceira posição na UK Albums Chart. O single "Wuthering Heights" foi inspirado no romance de Emily Brontë de 1847 de mesmo nome, e alcançou o primeiro lugar na UK Singles Chart por quatro semanas, e continua sendo o seu single de maior sucesso. Kate Bush se tornou a primeira mulher a alcançar o topo das paradas de sucesso no Reino Unido com uma canção própria. O seu segundo álbum, Lionheart, foi lançado em 13 de novembro do mesmo ano. O álbum alcançou o sexto lugar na UK Albums Chart.

 

Ela empreendeu uma longa turnê, a única de sua carreira, A The Tour of Life, com 24 apresentações, começando em 2 de abril de 1979 em Poole Arts Center, em Poole, Dorset, na Inglaterra, e terminou no Hammersmith Odeon, em Londres no dia 14 de maio de 1979, e foi aclamada por sua incorporação de mímica, magia e leituras durante as mudanças de figurino. Também ficou conhecido pelo uso de novas tecnologias, por causa das danças de Bush, como o microfone headset, usando um cabide de arame, tornando-a a primeira cantora a usar tal dispositivo no palco. Kate não gostou da exposição e do estilo de vida de uma celebridade. Uma retirada lenta e constante da vida pública começou a ser um padrão na carreira de Kate. O seu terceiro álbum, Never for Ever, foi lançado em 8 de setembro de 1980, onde consta a canção "Babooshka". Foi o primeiro álbum de Bush a alcançar o topo das paradas e foi também o primeiro álbum de uma artista solo britânica a ganhar o topo na UK Albums Chart, bem como o primeiro álbum de qualquer artista solo feminino a entrar no topo das paradas. O seu quarto álbum, The Dreaming, foi lançado em 13 de setembro de 1982. Foi o primeiro álbum produzido pela própria Kate. O álbum alcançou a terceira posição na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, Hounds of Love, foi lançado em 1985. Foi o segundo álbum da cantora a alcançar o topo na UK Albums Chart. Ela fez um dueto com Peter Gabriel  na canção "Don't Give Up", para o quinto álbum solo de Gabriel, So, em 1986. O álbum passou onze semanas no Top 75 do Reino Unido, chegando a nona posição. O seu sexto álbum, The Sensual World, foi lançado em 16 de outubro de 1989. O álbum foi nomeado para o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa.

 

Kate Bush foi nomeada Commander da Ordem do Império Britânico por seus serviços à música. O seu sétimo álbum, The Red Shoes, foi lançado em 2 de novembro de 1993. O álbum veio acompanhado por um curta-metragem de Bush, The Line, the Cross and the Curve, e foi seu último álbum antes de entrar em um hiato de 12 anos. O seu oitavo álbum, Aerial, foi liberado em CD e em vinil em 7 novembro de 2005. O seu décimo álbum, 50 Words for Snow, foi lançado em 21 de novembro de 2011. Kate se tornou a primeira artista feminina a ter oito álbuns no Top 40 na UK Albums Chart. 35 anos depois da sua primeira turnê, ela embarcou em uma série de 22 concertos no Hammersmith Apollo, em Londres, a partir de 26 de agosto de 2014. Um álbum de gravações dos shows, Before the Dawn, foi lançado em 25 de novembro de 2016. Bush se tornou a primeira artista feminina a ter 8 álbuns na UK Top 40 Albums Chart simultaneamente. Em 6 de dezembro de 2018, Bush publicou seu primeiro livro, How to Be Invisible, uma compilação de letras. Uma compilação de faixas raras, versões cover e remixes dos boxsets, The Other Sides, foi lançada em 8 de março de 2019. O single de 1985 de Bush, "Running Up That Hill", ganhou nova popularidade em maio de 2022, depois de ser incorporado ao enredo da quarta temporada da série Stranger Things da Netflix, e se tornou a música mais transmitida no Spotify globalmente. Em 10 de junho de 2022, "Running Up That Hill" alcançou o segundo lugar na UK Singles Chart, superando seu pico de número 3 em 1985. Em 17 de junho, a música alcançou o topo no Reino Unido, se tornando o seu segundo número 1 no Reino Unido. Na edição da Billboard Hot 100, o single alcançou o terceiro lugar em 25 de julho.

bottom of page