Keane

 

É uma banda inglesa de rock alternativo. A banda foi formada em 1995, pelo baixista Tim Rice-Oxley, o guitarrista Dominic Scott e o baterista Richard Hughes. Em 1997, o vocalista Tom Chaplin passa a integrar a banda. O nome Keane veio quando eles estavam em um pub de Dublin, esperando para se apresentar, e precisavam de um nome. Eles então se lembraram de uma senhora, amiga da mãe de Tom, chamada Cherry Keane, que cuidava dele quando criança. Mais tarde, resolveram tirar o nome Cherry e ficar só com Keane. Em fevereiro de 2000, eles lançam o seu seu primeiro single, "Call Me What You Like". Em novembro de 2001, durante essas sessões de gravação em Les Essarts, na França que a ideia de usar um piano como instrumento principal começou a surgir. Em junho de 2001, o Keane lança o single "Wolf at the Door". Scott decidiu deixar a banda um mês depois que este single foi lançado. Os membros da banda retornaram à Inglaterra em novembro de 2001. Pouco depois, assinam um contrato com a BMG, mas todas as performances ao vivo ou de gravação ficaram estacionadas.

 

Pouco depois, são convidados a gravar pela Fierce Panda Records, os singles "Everybody's Changing" e "This Is The Last Time". Depois do destaque que os singles obtiveram, a banda assina com a Island Records em setembro de 2003. O seu primeiro álbum, Hopes and Fears, foi lançado no dia 10 de maio de 2004 no Reino Unido. O álbum estreou no topo na UK Albums Chart e se tornou o segundo álbum britânico mais vendido do ano. A banda ganhou dois prêmios no Brit Awards em fevereiro de 2005 como Melhor álbum britânico e revelação. O seu segundo álbum, Under the Iron Sea, foi lançado no dia 12 de junho de 2006. Neste mesmo ano, Tom Chaplin é internado na Clínica Londrina Priory, por problemas com álcool e drogas, interrompendo uma turnê. Em 2007, o Keane esteve no Brasil. O baixista Jesse Quin tocou com o Keane no final de 2007 em um show da banda durante o War Child na Brixton Academy. Ele participou das gravações do terceiro álbum, Perfect Symmetry, que foi lançado em 13 de outubro de 2008, e saiu em turnê com a banda.

 

Eles iniciam uma longa turnê e em 2009 voltaram ao Brasil. Em maio de 2010 lançam o EP Night Train, que foi gravado enquanto a banda realizava a turnê de divulgação do terceiro álbum. Em 3 de fevereiro de 2011, Jesse Quin se tornou membro oficial da banda. O seu quarto álbum, Strangeland, foi lançado em 4 de maio de 2012, e se tornou Top 10 nas paradas de muitos países. Para comemorar dez anos de carreira, o Keane lançou o álbum, The Best of Keane no dia 11 de novembro de 2013. O álbum entrou na posição 10 na UK Albums Chart. Durante o hiato da banda, Chaplin e Rice-Oxley se apresentaram no Battle Festival em 8 de agosto de 2015. Tom Chaplin gravou o seu primeiro álbum solo, "The Wave", lançado em 14 de outubro de 2016. Pela primeira vez em cinco anos, o Keane fez um show acústico ao vivo no Battle Festival em 11 de agosto de 2018. Em 16 de junho de 2019, o Keane se apresentou na Ilha de Wight Fesitval, no encerramento do evento. Em 14 de julho de 2019, a banda fez um show no British Summer Time no Hyde Park. O seu quinto álbum de estúdio, Cause and Effect, lançado em 20 de setembro de 2019.

 Rockdigital