Killing Joke

É uma banda de rock inglesa. Paul Ferguson era o baterista da banda de Mat Stagger quando conheceu Jaz Coleman em Notting Hill, Londres. Em outubro de 1978, depois que Coleman foi brevemente o tecladista daquela banda, ele e Ferguson saíram para formar o Killing Joke. Eles colocaram um anúncio no Melody Maker, que atraiu o guitarrista Geordie Walker e o baixista Youth. A banda fez seu show de estreia no dia 4 de agosto de 1979 em Brockworth, Whitcombe Lodge, apoiando o The Ruts e o The Selecter. O seu primeiro EP Turn to Red foi lançado em 1979. O seu primeiro álbum, Killing Joke, foi lançado em outubro de 1980. Em fevereiro de 1982, Coleman, com Walker se mudaram para a Islândia para sobreviver ao Apocalipse, que Coleman previu que viria em breve. Youth, que havia permanecido na Inglaterra, deixou a banda depois de alguns meses, e começou a banda Brilliant com Ferguson, que logo saiu e viajou para a Islândia para se juntar ao Killing Joke com o baixista Paul Raven. A banda alcançou o sucesso mainstream em janeiro de 1985 com o single "Love Like Blood" que misturava gótico e new wave com pop e rock, e alcançou a posição 16 na UK Singles Chart.

 

Em 1987, Raven e Ferguson deixaram o Killing Joke. No final de 1988, Coleman e Walker reviveram a banda e contrataram o baterista Martin Atkins e o baixista Dave "Taif" Ball. Os seus primeiros shows em quase dois anos ocorreram em dezembro de 1988. As turnês continuaram pelo Reino Unido, Europa e EUA até agosto de 1989. O baixista Taif deixou a banda com Paul Raven retornando. O seu oitavo álbum, Extremities, Dirt & Various Repressed Emotions, foi lançado em 20 de novembro de 1990. A banda se separou em 1991. Coleman emigrou para a Nova Zelândia para viver em uma ilha remota do Pacífico, e o Killing Joke entrou em um hiato. Em 1992, Walker se reencontrou com Youth, que sugeriu que eles reformulassem a banda com Youth de volta no baixo. O seu décimo álbum, Democracy, foi lançado em 1 de abril de 1996. Youth abandonou as apresentações ao vivo no início da Democracy Tour e foi substituído por Troy Gregory. Após a turnê, a banda entrou em seu mais longo hiato até agora. Em 2002, Coleman, Walker e Youth gravaram o seu décimo primeiro álbum, Killing Joke, e foi lançado em 28 de julho de 2003, com Dave Grohl na bateria como convidado.

 

No mesmo ano, a banda tocou no Przystanek Woodstock na Polônia. Em fevereiro de 2005, com o baterista Ben Calvert, o Killing Joke fez dois shows consecutivos no Shepherds Bush Empire, em Londres, para comemorar o seu 25º aniversário. Durante uma turnê europeia em abril de 2006, Paul Raven saiu logo após algumas datas tocando para a turnê com o Ministry, e foi temporariamente substituído por Kneill Brown. Em 20 de outubro de 2007, Paul Raven morreu de insuficiência cardíaca antes de uma sessão de gravação em Genebra, Suíça. A formação original com Coleman, Youth, Walker e Ferguson se reuniram em Granada, na Espanha, para preparar uma turnê mundial de duas noites em várias capitais do mundo. A turnê mundial começou em setembro em Tóquio e terminou em outubro em Chicago. A banda se apresentou no Isle of Wight Festival de 2009. O seu décimo quinto álbum, Pylon, foi lançado em 23 de outubro de 2015. O álbum alcançou a posição 16 na UK Albums Chart. Em novembro de 2016, a banda tocou na Brixton Academy em Londres, antes de embarcar em uma turnê europeia, mais longo até agora. Em 2018, a banda fez uma turnê mundial para comemorar seu 40º aniversário. 

 Rockdigital