Killing Joke
É uma banda inglesa de Rock Industrial. Após uma temporada como baterista da Matt Stagger Band, de Londres, em 1978, Paul Ferguson conheceu Jaz Coleman em Notting Hill, Londres. Em outubro de 1978, depois que Coleman foi brevemente o tecladista daquela banda, ele e Ferguson saíram para formar a banda Killing Joke. Eles colocaram um anúncio no Melody Maker, que atraiu o guitarrista Geordie Walker e o baixista Youth. A banda foi formada em junho de 1979. A banda fez o seu primeiro show no dia 4 de agosto de 1979, no Whitcombe Lodge, em Brockworth, apoiando o The Ruts e o The Selecter. O seu primeiro EP, Turn to Red, foi lançado em 26 de outubro de 1979 pela Malicious Damage e relançado em 14 de dezembro pela Island Records. O seu primeiro álbum, Killing Joke, foi lançado em outubro de 1980 pela E.G. via Polydor Records, e alcançou a posição 39 na UK Albums Chart. Em fevereiro de 1982, Coleman, com Walker se mudaram para a Islândia para sobreviver ao Apocalipse que Coleman previu que viria em breve. O seu terceiro álbum, Revelations, foi lançado em julho de 1982, e alcançou a posição 12 na UK Albums Chart. Youth, que havia permanecido na Inglaterra, deixou a banda depois de alguns meses, e começou a banda Brilliant com Ferguson, que logo saiu e viajou para a Islândia para se juntar ao Killing Joke com o baixista Paul Raven.
O seu quinto álbum, Night Time, foi lançado em fevereiro de 1985, e alcançou a posição 11 na UK Albums Chart. A canção "Love Like Blood" alcançou a posição 16 na UK Singles Chart. Em 1987, Raven e Ferguson deixaram o Killing Joke. No final de 1988, Coleman e Walker reviveram a banda e contrataram o baterista Martin Atkins e o baixista Dave "Taif" Ball. Os seus primeiros shows em quase 2 anos ocorreram em dezembro de 1988. As turnês continuaram pelo Reino Unido, Europa e EUA até agosto de 1989. O baixista Taif deixou a banda com Paul Raven retornando. O seu oitavo álbum, Extremities, Dirt & Various Repressed Emotions, foi lançado em 20 de novembro de 1990. A banda se separou em 1991. Coleman emigrou para a Nova Zelândia para viver em uma ilha remota do Pacífico, e o Killing Joke entrou em um hiato. Em 1992, Walker se reencontrou com Youth, e sugeriu que eles reformulassem a banda com Youth de volta no baixo. O seu nono álbum de estúdio, Pandemonium, foi lançado em 2 de agosto de 1994 pela Butterfly Records. O álbum marcou o retorno do Killing Joke após um hiato de 4 anos. Também contou com o retorno de Youth, que substituiu Paul Raven no baixo. O álbum alcançou a posição 16 na UK Albums Chart. O seu décimo álbum, Democracy, foi lançado em 1 de abril de 1996. Youth abandonou as apresentações ao vivo no início da Democracy Tour e foi substituído por Troy Gregory.
Após a turnê, a banda entrou em seu mais longo hiato até agora. Em 2002, Coleman, Walker e Youth gravaram o seu décimo primeiro álbum, Killing Joke, e foi lançado em 28 de julho de 2003, com Dave Grohl na bateria como convidado. No mesmo ano, a banda tocou no Przystanek Woodstock na Polônia. Em fevereiro de 2005, com o baterista Ben Calvert, o Killing Joke fez dois shows consecutivos no Shepherds Bush Empire, em Londres, para comemorar o seu 25º aniversário. Durante uma turnê europeia em abril de 2006, Paul Raven saiu da banda depois de alguns shows da turnê com o Ministry, e foi substituído por Kneill Brown. Em 20 de outubro de 2007, Paul Raven faleceu de insuficiência cardíaca antes de uma sessão de gravação em Genebra, na Suíça. Coleman, Youth, Walker e Ferguson se reuniram em Granada, na Espanha, para preparar uma turnê mundial de 2 noites em várias capitais do mundo. A turnê mundial começou em setembro em Tóquio e terminou em outubro em Chicago. Em 2009, a banda se apresentou no Isle of Wight Festival. O seu décimo quinto álbum, Pylon, foi lançado em 23 de outubro de 2015 pela Spinefarm Records. O álbum alcançou a posição 16 na UK Albums Chart. Em 2018, a banda fez uma turnê mundial para comemorar o seu 40º aniversário. Geordie Walker faleceu no dia 26 de novembro de 2023, após sofrer um derrame em Praga, com 64 anos.