Kraftwerk

É uma banda alemã de música eletrônica. Fundada em 1970 por Florian Schneider-Esleben e por Ralf Hütter no seu estúdio Kling Klang, na cidade de Düsseldorf na Alemanha. Eles se conheceram quando estudavam no Conservatório de Düsseldorf no final dos anos 60, participando da cena experimental da música eletrônica, o movimento conhecido posteriormente como krautrock. Eles se juntaram a um quinteto Organization, que lançou o álbum, Tone Float, em 1969, lançado pela RCA Records no Reino Unido, e se separaram logo em seguida. Schneider ficou interessado em sintetizadores, decidindo adquirir um em 1970. A formação de Schneider, Dinger e Rother no Kraftwerk fez uma aparição na Radio Bremen e também no programa de TV Beat-Club. Depois disso, Dinger e Rother saíram para formar a banda Neu!, com Hütter se juntando à Schneider para continuar o Kraftwerk. O seu primeiro álbum, Kraftwerk, foi lançado em novembro de 1970. O guitarrista Michael Rother retornou à banda depois desse álbum. O seu segundo álbum, Kraftwerk 2, foi lançado em janeiro de 1972. O álbum foi lançado no Reino Unido, junto com o primeiro álbum como um álbum duplo, pela gravadora Vertigo em março de 1973. O terceiro álbum de estúdio, Ralf und Florian, foi lançado em outubro de 1973 pela Philips. O quarto álbum de estúdio, Autobahn, foi lançado em novembro de 1974.

 

O álbum alcançou a posição 4 na UK Albums Chart e posição 5 na Billboard 200. Em 1975, Wolfgang Flür e Karl Bartos se juntaram ao Kraftwerk como percussionistas eletrônicos. Com o apoio financeiro da Phonogram Inc., nos EUA, eles puderam realizar uma turnê de várias datas para promover o álbum Autobahn, uma turnê que os levou aos EUA, Canadá e Reino Unido pela primeira vez. O quinto álbum de estúdio, Radio-Activity, foi lançado em outubro de 1975. O primeiro álbum totalmente eletrônico da banda, é um álbum conceitual organizado em torno do tema da comunicação por rádio. O sexto álbum de estúdio, Trans-Europe Express, foi lançado em março de 1977 pela Kling Klang Records. O álbum alcançou o 119º lugar na Billboard 200. O sétimo álbum de estúdio, The Man-Machine, foi lançado em 19 de maio de 1978. O álbum alcançou a posição 130 na Billboard 200. O Kraftwerk lançou o seu oitavo álbum, Computer World, lançado em maio de 1981 pela EMI. Foi gravada na Kling Klang Studio entre 1978 e 1981. Muito desse tempo foi gasto modificando o estúdio para torná-lo portátil, para que a banda pudesse levá-lo em turnê.  O single "The Model" alcançou o topo no Reino Unido, se tornando a música de maior sucesso do Kraftwerk naquele país. O nono álbum de estúdio, Electric Cafe, foi lançado em 10 de novembro de 1986. 

 

Em maio ou junho de 1982, durante a gravação do álbum, Tour de France, Ralf Hütter se envolveu em um grave acidente de bicicleta. Ele sofreu ferimentos na cabeça e permaneceu em coma por vários dias. Durante 1983, desde que a banda começou a usar sequenciadores, o papel de Flür como baterista estava se tornando menos frequente. Em 1987 ele deixou a banda e foi substituído por Fritz HilpertKarl Bartos deixou a banda logo depois. Hütter e Schneider recrutaram Fernando Abrantes como substituto de Bartos. Abrantes deixou a banda logo depois. Em 1998, o grupo fez uma turnê nos EUA e no Japão, junto com shows no Brasil e na Argentina. Após essa jornada, o grupo decidiu fazer outra pausa. O décimo álbum de estúdio, Tour de France Soundtracks, foi lançado em agosto de 2003. Em novembro, o grupo fez uma aparição surpreendente no MTV European Music Awards em Edimburgo na Escócia, tocando "Aerodynamik". Em Junho de 2005, a banda lançou um álbum ao vivo, Minimum-Maximum, que foi compilado de apresentações da banda durante a turnê europeia no início de 2004. Em outubro de 2009, o nono álbum foi relançado com o título de trabalho original, Techno Pop. No dia 21 de novembro, o Kraftwerk confirmou a saída de Florian Schneider da banda, onde permaneceu por mais de 30 anos e foi substituído por Stefan Pfaffe.

 Rockdigital