

KT Tunstall
Kate Victoria Tunstall nasceu em 23 de junho de 1975 em St Andrews, Fife, na Escócia. É uma cantora, compositora e musicista escocesa. Ela nasceu no Hospital Geral Ocidental de Edimburgo e aos 18 dias de idade, foi colocada para adoção por sua mãe com uma família em St Andrews. Ela nunca conheceu seu pai biológico. Tunstall passou seu último ano do ensino médio na Kent School, um internato seletivo em Kent, em Connecticut, e estudou na Royal Holloway Universidade de Londres, e se formou como Bacharel em Artes Dramáticas e Música em 1996. Tunstall tocou em várias bandas de indie Rock. Tunstall assinou um contrato com a gravadora britânica Relentless Records. O seu primeiro álbum, Eye to the Telescope, foi lançado no final de 2004, entrando na posição 73 na UK Albums Chart. O single "Black Horse and the Cherry Tree" recebeu o prêmio Q Magazine de Melhor Faixa em 2005. O seu terceiro single "Suddenly I See" alcançou a posição 12 na UK Singles Chart, se tornando o single de maior sucesso de Tunstall no Reino Unido. A canção rendeu a Tunstall o prêmio Ivor Novello em 2006, na categoria de Melhor Canção. O single foi adotado como uma canção de campanha na campanha presidencial de Hillary Clinton em 2008.
A primeira aparição notável de Tunstall foi uma apresentação solo da canção "Black Horse and the Cherry Tree" no Later... with Jools Holland. Pouco depois da aparição, o álbum foi relançado e disparou nas paradas britânicas, alcançando a terceira posição. O seu álbum de coletânea acústica, KT Tunstall's Acoustic Extravaganza, foi lançado em 15 de maio de 2006, disponível apenas por correspondência em seu site, e relançado em lojas do mundo todo em outubro. O seu segundo álbum de estúdio, Drastic Fantastic, foi lançado em 3 de setembro de 2007, e alcançou o topo nas paradas de álbuns escocesas, a terceira posição na UK Singles Chart, e a nona posição nas paradas americanas. O seu terceiro álbum, Tiger Suit, foi lançado no Reino Unido em 27 de setembro de 2010 e nos EUA em 5 de outubro de 2010. O seu quarto álbum de estúdio, Invisible Empire // Crescent Moon, foi lançado no Reino Unido em 10 de junho de 2013, na Alemanha e Austrália em 7 de junho, no Japão e Canadá em 11 de junho e em 6 de agosto de 2013 nos EUA.
O álbum alcançou a posição 14 na na UK Albums Chart,. Em 2015, Tunstall deixou Edimburgo para se mudar para Los Angeles e começou uma nova carreira como compositora de trilhas sonoras. De agosto a setembro de 2015, Tunstall embarcou em uma pequena turnê pelos EUA de 11 datas. O seu EP, Golden State, foi lançado em 16 de junho de 2016. O seu quinto álbum de estúdio, Kin, foi lançado em 9 de setembro de 2016. Em 2017, Tunstall anunciou uma trilogia de álbuns de estúdio seguindo os temas de alma, corpo e mente. O álbum, Kin, foi o primeiro, com o tema da alma. O segundo álbum da trilogia, Wax, com o tema do corpo, foi lançado em 5 de outubro de 2018. Em 2021, ela cancelou sua turnê de verão e disse que evitaria longas temporadas de apresentações devido a problemas de audição. Em 2018, ela sofreu perda auditiva repentina e zumbido no ouvido esquerdo. Em julho de 2021, depois que começou a sentir zumbido no ouvido direito, ela decidiu mudar sua programação de turnê para permitir períodos mais longos de descanso entre as apresentações. Em dezembro de 2021, Tunstall se apresentou na celebração do New Year's Eve Times Square Times Square Ball em Nova York. O seu sétimo álbum de estúdio, o terceiro e último álbum da trilogia, Nut, foi lançado em 9 de setembro de 2022. O seu álbum de duetos com Suzi Quatro, Face to Face, foi lançado em agosto de 2023.