Suzi Quatro

Susan Kay Quatrocchio nasceu em Detroit, Michigan no dia 3 de Junho de 1950, é uma cantora, baixista, personalidade da rádio e atriz norte-americana. O avô paterno (cujo nome era Quatrocchio) encurtou o nome da família para "Quatro" antes de Suzi nascer. Suzi Quatro começou sua carreira musical na idade de quatorze anos. Ela tocou baixo nas bandas femininas Pleasure Seekers e Cradle com suas irmãs Patti, Nancy, e Arlene. Patti Quatro mais tarde se juntou à banda Fanny, uma das primeiras bandas de rock só com mulheres para ganhar a atenção nacional. Em 1971, Suzi já era uma contrabaixista conceituada em Detroit, após ser descoberta pelo produtor musical Mickie Most, mudou-se para o Reino Unido. Nesta época Most havia fundado sua própria gravadora, RAK Records


O primeiro single de Suzi, "Rolling Stone", não alcançou popularidade exceto em Portugal, onde chegou ao topo das paradas. Seu segundo single "Can the Can" de 1973 foi um hit número um em toda Europa e Austrália, e foi seguido por mais três sucessos, com "48 Crash" de 1973, "Daytona Demon" do mesmo ano, e "Devil Gate Drive" de 1974, todos pela RAK Records. Com o tempo, a moça foi soltando também um lado mais pop e romântico, que lhe valeu pelo menos dois grandes sucessos, "If You Can't Give Me Love" e "Stumblin' In", esta última gravada em dueto com o cantor Chris NormanEssas gravações, no entanto, encontraram pouco sucesso em sua terra natal, EUA, apesar das turnês em meados dos anos 1970 e do apoio de Alice Cooper.

 

A popularidade de Quatro e seu Glam Rock diminuiu a partir de 1975. Nesse ínterim, ela conseguiu alguns papeis de sucesso como atriz. Nos anos 80, Suzi se manteve do prestígio adquirido nos anos 70. A entrada da década de 80 trouxe o fim da parceria dela com a Rak Records. Apesar de ficar meio esquecida ela ainda lançou mais três discos nos anos 80, Rock Hard  lançado em 1981, Main Attraction lançado pela Polydor em 1983, e Rock 'Til Ya Drop pela Biff em 1988. Em 1991 ela ainda apareceria com o álbum, Oh, Suzi Q que não trouxe uma grande perspectiva. Ela é conhecida nos Estados Unidos por seu papel como Leather Tuscadero na série de TV Happy Days. Leather era a frontwoman de uma banda de rock feminina formada com a personagem principal, Joanie Cunningham.

 Rockdigital