Suzi Quatro

Susan Kay Quatro nasceu em Detroit, Michigan no dia 3 de Junho de 1950. É uma cantora, baixista, personalidade da rádio e atriz norte-americana. O avô paterno, cujo nome era Quatrocchio, que significa quatro olhos, encurtou o nome da família para Quatro antes de Suzi nascer. Ela começou a sua carreira musical na idade de quatorze anos. Ela tocou baixo nas bandas femininas Pleasure Seekers e Cradle com suas irmãs Patti, Nancy, e Arlene. Patti Quatro mais tarde se juntou à banda Fanny, uma das primeiras bandas de rock só com mulheres. Em 1971, Suzi já era uma contrabaixista conceituada em Detroit, após ser descoberta pelo produtor musical Mickie Most, e se mudou para o Reino Unido. Nessa época, Most havia fundado sua própria gravadora, a RAK RecordsEm 1972, ela lançou o seu primeiro single, "Rolling Stone", que fez sucesso apenas em Portugal, onde alcançou o primeiro lugar nas paradas. Em 1972, ela embarcou em uma turnê pelo Reino Unido com Thin Lizzy e o Slade. Em maio de 1973, o seu segundo single "Can the Can" foi um hit nº 1 em partes da Europa e na Austrália. Suzi fez uma turnê de apoio para Alice Cooper nos EUA. O seu primeiro álbum, Suzi Quatro, foi lançado em outubro de 1973, alcançando a posição 142 na Billboard 200. No mesmo ano, ela tocou no hit "Dance With the Devil" de Cozy Powell, enquanto Powell fazia parte da lista da Rak Records. O seu segundo álbum, Quatro, foi lançado em outubro de 1974. O álbum alcançou a posição 126 na Billboard 200. A canção "Devil Gate Drive" se tornou um grande sucesso, alcançando o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e da Austrália, se tornando o seu segundo número 1 em ambos os países.

 

O seu terceiro álbum, Your Mamma W Don't Like Me, foi lançado em 1 de maio de 1975. A faixa-título alcançou a posição 31 na UK Singles Chart. O seu quarto álbum, Aggro-Phobia, foi lançado em janeiro de 1977. A canção "Tear Me Apart" alcançou a posição 27 na UK Singles Chart. O seu quinto álbum, If You Knew Suzi ..., foi lançado em 1 de dezembro de 1978, e alcançou a posição 37 na Billboard 200. O single do álbum "If You Can't Give Me Love" alcançou o quarto lugar na UK Singles Chart. O single "Stumblin'In", um dueto com Chris Norman, alcançou o quarto lugar na Billboard Hot 100 e Billboard Adult Contemporary. Posteriormente, o single foi acrescentado nas edições futuras do seu quinto álbum. O seu sexto álbum, Suzi ... and Other Four Letter Words, foi lançado em 1979, e alcançou a posição 117 na Billboard 200, se tornando o seu segundo álbum de maior sucesso nos EUA. Em 1980, depois que o seu contrato com Mickie Most expirou, ela assinou com a Chapman's Dreamland Records. O seu sétimo álbum, Rock Hard, foi lançado em outubro de 1980 e foi seu primeiro e único lançamento pela gravadora Dreamland. O single-título foi usado no filme cult Times Square e foi incluído no álbum da trilha sonora. O single alcançou a posição 68 na UK Singles Chart. O seu segundo álbum de compilações, Suzi Quatro's Greatest Hits, foi lançado em 1980, alcançou o quarto lugar na UK Albums Chart, se tornando o seu álbum de maior sucesso no Reino Unido. Depois que a Dreamland Records fechou em 1981, ela ficou sem uma gravadora.

 

Suzi Quatro se apresentou no Reading Festival no dia 27 de agosto de 1983. Nessa época, ela gravou um novo álbum que ficou engavetado até 1997, quando foi lançado como o seu décimo segundo álbum, Unreleased Emotion. Suzi fez parte do single de caridade do Ferry Aid "Let It Be", que foi o número 1 na UK Singles Chart. O seu décimo terceiro álbum, Free the Butterfly, foi lançado em 1999. Foi um álbum de autoajuda de experiência interior de Suzi Quatro e Shirlie Roden. Em 11 de junho de 2010, ela foi a atração principal do Girls Night Out no Festival da Ilha de Wight. Suzi Quatro foi induzida no Michigan Rock and Roll Legends Hall of Fame, após uma votação online. O seu décimo quinto álbum, In the Spotlight, foi lançado em 5 de outubro de 2011 pela Cherry Red. O álbum é uma mistura de novas canções escritas por Mike Chapman e por Suzi. Em abril de 2013, ela se apresentou pela primeira vez nos EUA, depois de 30 anos, no Detroit Music Awards, onde recebeu o prêmio Distinguished Lifetime Achievement Award, concedido a ela por sua irmã, Patti. O seu décimo sexto álbum, Quatro, Scott & Powell, foi lançado em 2017, com o apoio de Andy Scott do Sweet na guitarra e Don Powell do Slade na bateria. Suzi Quatro apresentou programas semanais de rock and roll na BBC Radio 2Ela é conhecida nos EUA por seu papel como Leather Tuscadero na série de TV Happy Days. Leather era a frontwoman de uma banda de rock feminina formada com a personagem principal, Joanie Cunningham