Lacuna Coil

 

É uma banda italiana de metal gótico e metal alternativo. Em 1994, Andrea Ferro e Marco Coti Zelati montaram a banda Sleep of Right em Milão, e gravaram a primeira demo com Ferro nos vocais, Claudio Leo na guitarra, Marco Coti Zelati no baixo e Leonardo Forti na bateria. Cristina Scabbia, namorada de Zelati, foi indicada por ele para gravar alguns vocais complementares. Cristina não tinha contato nem experiência com o heavy metal, mas já havia feito participações em projetos com dance music. As faixas "Shallow End" e "Frozen Feeling" ganharam o brilho da voz suave de Cristina no som da banda italiana. A gravadora Century Media acreditou no potencial e abriu as portas dos estúdios para os jovens milaneses. O nome também foi mudado para Lacuna Coil. Em 1998, chegava às lojas o EP Lacuna Coil. A banda participou do Festival Wacken na Alemanha, tocando ao lado de The Gathering e Moonspell. Depois da terceira apresentação, Leonardo e Zelati deixaram a banda, os músicos da Moonspell foram convidados a participar com o Lacuna Coil até o final da turnê. Cristiano Mozzati foi convidado para a bateria. Cristiano Migliore passou a ser o guitarrista. O seu primeiro álbum, In a Reverie, foi lançado em 8 de Junho de 1999.

 

No mesmo ano, a banda foi uma das principais atrações do festival holandês Dynamo Open Air, e do Gods of Metal, da Itália. No início de 2000, a banda gravou o seu segundo EP Halflife, que foi lançado em março. No mesmo ano, em outubro, a banda começa a gravar o segundo álbum Unleashed Memories, sendo lançado em 29 de janeiro de 2001. Depois do retorno de uma turnê pela América, a banda começa a trabalhar no terceiro álbum de estúdio, Comalies, lançado em setembro de 2002. No restante de 2002, e em 2003 a banda faz várias turnês pela Europa e EUA. Em 2004, a banda assina com a gravadora Century Media, e continua fazendo turnês por várias partes do mundo. O seu quarto álbum, Karmacode foi lançado em 4 de abril de 2006. O seu quinto álbum, Shallow Life, que foi lançado em abril de 2009. Dois anos depois, a banda termina as gravações do seu sexto álbum, Dark Adrenaline, que foi lançado no início de 2012. O álbum alcançou a segunda posição nas paradas de Hard Rock Albums e Modern Rock/Alternative Albums e ficou posição 15 na Billboard 200. Em 14 de fevereiro de 2014 a banda anunciou através de sua página no Facebook que o guitarrista Cristiano 'Pizza' Migliore e o baterista Cristiano 'Criz' Mozzati decidiram sair da banda depois de 16 anos, citando razões pessoais.

 

Ryan Folden assumiu a posição de baterista, enquanto que nas guitarras a banda se mantém apenas com Marco Biazzi na guitarra. O seu sétimo álbum, Broken Crown Halo, foi lançado a 01 de abril de 2014. Em 14 de janeiro de 2016, o Lacuna Coil anunciou a partida do guitarrista de longa data Marco Biazzi. Em 11 de abril de 2016, durante uma turnê de imprensa italiana, Cristina Scabbia e Andrea Ferro apresentaram Diego Cavallotti como o novo guitarrista ao vivo para a próxima turnê. O oitavo álbum, Delirium, foi lançado em 27 de maio de 2016. O álbum ficou em segundo lugar nas paradas de Álbuns Top Hard Rock e ficou na posição 33 na Billboard 200. Em 11 de março de 2017, a banda realizou um show em São Paulo, no Carioca Club, show que fez parte da turnê da banda pela América Latina. Em 15 de julho de 2019, o baterista anterior Ryan Blake Folden anunciou via Instagram que não tocará no nono álbum da banda, nem estará em turnê fora dos EUA. O nono álbum de estúdio, Black Anima, foi lançado pela Century Media Records em 11 de outubro de 2019. É o primeiro álbum a apresentar o baterista Richard Meiz, também parte da banda italiana de death metal sinfônico, Genus Ordinis Dei. Richard Meiz foi anunciado oficialmente como o novo baterista do Lacuna Coil na página do Genus Ordinis Dei no Facebook

 Rockdigital