Lana Del Rey

Elizabeth Woolridge Grant nasceu em Nova York no dia 21 de junho de 1985. É uma cantora, compositora, modelo fotográfica, atriz e roteirista americana. Del Rey ingressou na Fordham University, em Nova York, estudando metafísica. Após seu tio ter lhe ensinado a tocar guitarra, ela percebeu que provavelmente poderia criar várias melodias, e começou a se apresentar em clubes ao redor da cidade com vários nomes. Influenciada por amigos também cantores e compositores, deu início à sua transformação para Lizzy Grant. ela gravou o álbum, Sirens, em 2006, com o nome de May Jailer. Ela se mudou para Londres, passando 2010 em reuniões com gravadoras, que recusaram o seu trabalho. No início da sua carreira, o seu representante escolheu o nome artístico Lana Del Rey. No inicio ela queria fazer parte de uma banda, mas os produtores queriam que ela fosse uma artista solo. Del Rey foi aconselhada por um grupo de representantes e advogados durante cinco anos que buscavam o nome que melhor se adaptava a seu estilo musical. Ela lançou o EP Kill Kill em 2009 com o nome Lizzy Grant.

 

O seu primeiro álbum, Lana Del Ray A.K.A. Lizzy Grant, foi lançado apenas como download digital através do iTunes, em 4 de janeiro de 2010. Em 2 de setembro de 2010, juntamente com Ray Davies, Juliette Lewis e Klaus Voormann grava, em Berlim, uma sessão MTV Unplugged com os Mando Diao. O concerto foi transmitido na TV e lançado em CD/DVD no final de 2010. O seu segundo álbum, Born to Die, foi lançado em 30 de janeiro de 2012. Del Rey participa como co-compositora em todas as faixas. O álbum chegou ao topo das paradas do iTunes em 18 países e se tornou, na França, o álbum que vendeu mais rápido na história em formato digital. O primeiro single "Video Games" é lançado em outubro de 2011. Lana venceu o Q Awards e o Brit Awards como revelação do ano. O seu segundo álbum, Born to Die, foi lançado em 30 de janeiro de 2012, no Reino Unido, e em 31 de janeiro no resto do mundo. A sua turnê mundial, a Born to Die Tour passou pela América do Norte, Europa Continental e Oceania. Ela ganhou os prêmios da MTV Europe Awards e UK Music Video Awards pelo álbum Born to Die. A canção "Young & Beautiful" foi lançada oficialmente no dia 23 de abril, e alcançou a posição 22 na Billboard Hot 100, sendo a posição mais alta que a cantora conseguiu alcançar.

 

No dia 2 de julho de 2013, o remix de Summertime Sadness feito pelo DJ francês Cedric Gervais alcançou a posição 6 na Billboard e se tornando um dos hits mais icônicos da cantora, ganhando um Grammy Award de Melhor Gravação Remixada Não Clássica. Lana del Rey se apresentou no Brasil no Planeta Terra Festival 2013 em Belo Horizonte e São Paulo. No dia 5 de dezembro de 2013, Lana Del Rey lançou o seu primeiro curta-metragem intitulado Tropico. Ela se apresentou no Coachella Valley Music and Arts Festival em 2014. O seu terceiro álbum, Ultraviolence, foi lançado em 17 de Junho de 2014, estreando no topo em doze países, incluindo o Reino Unido e também na Billboard. O seu quarto álbum, Honeymoon, foi lançado em 18 de setembro de 2015. O álbum estreou em segundo lugar na Billboard 200, e alcançou o topo na Alternative Albums. O seu quinto álbum, Lust for Life foi lançado em 26 de maio de 2017, e se tornou o terceiro álbum número um de Del Rey na UK Albums Chart, e o segundo álbum número um na Billboard 200. Em 2018, ela se apresentou no Lollapalooza no Brasil. Seu sexto álbum de estúdio, Norman Fucking Rockwell!, foi lançado em 30 de agosto de 2019, e alcançou o topo na UK Albums Chart, e terceiro lugar na Billboard 200.  

 Rockdigital