Linkin Park

 

É uma banda de rock americana. Originalmente composto por três amigos de escola na California, a banda teve sua formação inicial com Mike Shinoda, Brad Delson e Rob Bourdon. Após se formarem, os rapazes começaram a levar sua música mais a sério, chamando Joe HahnDave "Phoenix" Farrell e Mark Wakefield para completar a banda Xero. A falta do sucesso e de direção do grupo fez com que Wakefield, que na época era o vocalista, deixasse a banda. Farrell também deixou a banda. A Xero recrutou o vocalista do Arizona, Chester Bennington. A banda então decidiu mudar o nome de Xero para Hybrid Theory. O nome foi mudado novamente para Linkin Park, em uma espécie de homenagem ao Lincoln Park, em Santa Mônica na Califórnia. A banda assinou com a Warner Bros. Records em 1999, devido a recomendação do produtor musical Jeff Blue. A saída de Dave Farrell, forçou o Linkin Park a contratar os baixistas Scott Koziol e Ian Hornbeck para substituí-lo. O seu primeiro álbum, Hybrid Theory, foi lançado em 24 de outubro de 2000, e alcançou o segundo lugar na Billboard 200. O álbum foi um enorme sucesso comercial e ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Rock pela canção "Crawling". Com o retorno do baixista Farrell, a banda começou a trabalhar no álbum remix, Reanimation que foi lançado em 30 de junho de 2002 e chegou ao segundo lugar na Billboard 200.

 

O seu segundo álbum, Meteora, foi lançado em 25 de março de 2003 e rapidamente repercutiu no mundo inteiro, alcançando o topo das paradas. O Metallica convidou o Linkin Park para tocar em sua turnê no verão de 2003. No começo de 2004, o Linkin Park começou a turnê mundial Meteora World Tour, que passou pelo Brasil com uma apresentação no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Em 2004, a banda então começou a trabalhar com o rapper Jay-Z no álbum remix, Collision Course, foi lançado em 30 de novembro de 2004. O álbum, que junta letras e faixas intermixadas dos dois artistas com várias canções de álbuns anteriores. O álbum alcançou o topo na Billboard 200. Shinoda também formou a banda Fort Minor, como um projeto paralelo. Com a ajuda de Jay-Z, Fort Minor lançou seu primeiro álbum, The Rising Tied. Junto com Jay-Z, o Linkin Park se apresentou no Live 8 na FiladélfiaPensilvânia. A banda se juntaria novamente a Jay-Z no Grammy Awards onde eles tocaram a canção "Numb/Encore", na mesma cerimônia em que receberam o prêmio na categoria de Melhor Colaboração Rap/Canção. O seu terceiro álbum, Minutes to Midnight, foi lançado em 15 de maio de 2007. O álbum também ficou no topo na Billboard 200. O seu quarto álbum de estúdio, A Thousand Suns, foi lançado em 10 de setembro de 2010 pela Warner Bros. Records, e alcançou o topo na Billboard 200.

 

O Linkin Park fez quatro shows no Brasil em outubro de 2012. O seu quinto álbum, Living Things, foi lançado em 26 de junho de 2012, no Japão e em todo o mundo durante a semana seguinte. O vocalista Chester Bennington começou a trabalhar com a banda Stone Temple Pilots durante a pausa. Ao mesmo tempo, o Linkin Park trabalhou no álbum de remixes, Recharged, lançado no fim de outubro de 2013. O álbum estreando na posição 10 na Billboard 200. Em 6 de março de 2014, a banda liberou o single "Guilty All the Same". O seu sexto álbum, The Hunting Party, foi lançado em 13 de junho de 2014, e estreou em terceiro lugar na Billboard 200. O seu sétimo álbum, One More Light, foi lançado em 19 de maio de 2017. No dia 20 de julho de 2017, Chester Bennington com 41 anos, foi encontrado morto após se enforcar, em sua casa perto de Los Angeles, na Califórnia, EUA. O álbum se tornou o sexto à alcançar a primeira posição na Billboard 200. O evento de tributo, Linkin Park and Friends: Celebrate Life in Honor of Chester Bennington, aconteceu no dia 27 de outubro no Hollywood Bowl. O evento contou com vários convidados tocando músicas do Linkin Park junto com a banda. Em 19 de novembro, o Linkin Park recebeu um American Music Award na categoria de Artista Alternativo Favorito e dedicou o prêmio a Bennington. O Linkin Park permaneceu em um hiato entre a morte de Bennington e 2020.