lloyd_cole.jpg

Foi uma banda britânica de rock / pop. A banda foi formada enquanto Lloyd Cole estudava na Universidade de Glasgow, com Lloyd Cole nos vocais e guitarra, Blair Cowan nos teclados, Lawrence Donegan no baixo, Neil Clark na guitarra e Stephen Irvine na bateria. Eles assinaram um contrato com a Polydor Records, e o seu primeiro single "Perfect Skin" alcançou a posição 26 na UK Singles Chart na primavera de 1984, enquanto o segundo single "Forest Fire" alcançou a posição 41. O seu primeiro álbum, Rattlesnakes, foi lançado em 12 de outubro de 1984, e alcançou a posição 13 na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, Easy Pieces, foi lançado em 22 de novembro de 1985, e alcançou o quinto lugar na UK Albums Chart. Os singles "Brand New Friend" e "Lost Weekend" foram os primeiros e únicos sucessos no Top 20 do Reino Unido. O seu terceiro álbum, Mainstream, foi lançado em 26 de outubro de 1987. O álbum alcançou a nona posição na UK Albums Chart, com apenas um single no Top 40 do Reino Unido, "Jennifer She Said".

 

Em 1989, a banda decidiu se separar e lançou um álbum de compilação, 1984-1989, que foi o seu quarto álbum no Top 20 na posição 14 na UK Albums Chart. Cole embarcou em uma carreira solo com o lançamento de seu primeiro álbum, Lloyd Cole, também conhecido como The X Album, lançado em 21 de fevereiro de 1990. Clark continuou trabalhando com Cole em quase todos os seus lançamentos solo e turnês completas da banda de apoio. Ele também foi membro da banda Bloomsday de pouca duração. Cowan colaborou com Cole e sua nova banda de apoio em Nova York nos seus dois primeiros álbuns solo. Donegan se tornou um jornalista e autor. Irvine se juntou ao ex-colega Clark na banda Bloomsday, e trabalhou como músico de sessão, e gerencia artistas e bandas. O seu segundo álbum de compilações, Lloyd Cole The Commotions The Singles, foi lançado em 2004 pela Universal Records.

 

Em 2004, a banda se reuniu para uma breve turnê de reunião no Reino Unido e na Irlanda para comemorar o 20º aniversário do seu primeiro álbum. Ao mesmo tempo, uma edição deluxe de 2 CDs do primeiro álbum foi lançada pela Universal International e Capitol Records na América do Norte. Ele compreendia as dez faixas do álbum original no primeiro disco, e as quatro faixas da versão em CD e 14 faixas adicionais, incluindo demos, concertos e performances de rádio, no segundo disco. O álbum foi remasterizado por Gary Moore. O seu primeiro álbum ao vivo, Live at the Hammersmith Apollo, London (2004), foi lançado em 14 de novembro de 2004. As faixas da BBC foram incluídas nos álbuns, Live at the BBC, Volume 1 (1984), Live at the BBC, Volume 2 (1985/86), e Live at the BBC (1990/95), que foram lançados em agosto de 2007. O décimo segundo álbum solo de Cole, Guesswork, foi lançado em 26 de julho de 2019, e alcançou a posição 11 na UK Albums Chart.

Lloyd Cole and the Commotions