top of page
mana.jpg
Maná

É uma banda de pop rock mexicana. Em 1978, em  Guadalajara, o vocalista Fernando "Fher" Olvera e o guitarrista Gustavo Orozco junto com os três irmãos Calleros, o baixista Juan Diego, o guitarrista Ulises e também o baterista Abraham fundaram o grupo de covers, Green Hat Spies, depois Green Hat, com um repertório em espanhol, mudaram o nome da banda para Sombrero Verde. No principio dos anos 80, a banda lança dois álbuns, Sombrero Verde, lançado em 1981 e A Tiempo de Rock, lançado em 1983. Os álbuns tiveram pouco sucesso e em 1984, Orozco e Abraham Calleros saíram da banda. Através de um anúncio de classificados, Alex González de 15 anos se tornou o novo baterista, e logo depois a banda mudou o nome para Maná, evocando a palavra polinésia mana, que é energia positiva. A recém-rebatizada banda assinou um contrato com a Polygram Records. O seu primeiro álbum, Maná, lançado em 12 de maio de 1987. Depois insatisfeitos com a gravadora foram para a Warner Music. O seu segundo álbum, Falta Amor, foi lançado em 2 de julho de 1990. Em 1992 Ulises Calleros decide deixar a guitarra e se tornou empresário do Maná, e ao mesmo tempo entraram na banda o guitarrista César Vampiro López e o tecladista Ivan Gonzáles. O seu terceiro álbum, ¿Dónde jugarán los niños?, foi lançado em 27 de outubro de 1992. A canção "Vivir sin aire" faz parte do álbum. O álbum alcançou a posição 4 na Billboard Top Latin Albums.

 

Dois anos depois, em 1994, López e Gonzáles abandonaram abanda por diferenças artísticas. A banda tocou por um tempo como um trio, e lançaram o seu primeiro álbum ao vivo, Maná En Vivo, lançado em 1994. Com o guitarrista Sergio Vallín, o seu quarto álbum, Cuando Los Ángeles Lloran, foi lançado em 25 de abril de 1995. A faixa título é uma homenagem ao brasileiro Chico Mendes. O álbum alcançou a segunda posição na Billboard Top Latin Albums. A banda também criou a Fundação Selva Negra, que se encarrega de proteger a ecologia das Américas. O seu quinto álbum, Sueños Liquidos, foi lançado  em 14 de outubro de 1997. Com o álbum, o Maná conquistou o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Rock Latino / Desempenho Alternativo, e o álbum alcançou a posição 67 na Billboard 200. O seu segundo álbum ao vivo, Maná MTV Unplugged, foi lançado em 22 de junho de 1999 pela WEA Music. Em 2000, o Maná colabora com Carlos Santana na canção "Corazón Espinado", do seu álbum Supernatural. O seu sexto álbum, Revolución de Amor, lançado em 20 de agosto de 2002. O álbum teve novamente a colaboração de Carlos Santana na canção "Justicia, Tierra y Libertad". O álbum alcançou a quarta posição na Billboard 200. O álbum ganhou o seu segundo Grammy Awards na categoria de Melhor Rock Latino / Álbum Alternativo. O seu sétimo álbum, Amar Es Combatir, foi lançado em 22 de agosto de 2006.

 

O álbum ganhou o seu terceiro Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Rock Latino / Alternativo. A banda recebeu dois Billboard Latin Music Awards nas categorias de Álbum de Rock Latino / Alternativo do Ano e de Canção Pop Latina do Ano para um Duo ou Grupo com "Labios Compartidos". No MTV Video Music Awards da América Latina, a banda ganhou nas categorias de Vídeo do Ano com "Labios Compartidos", Melhor Artista de Rock e Prêmio MTV Legend. Nos EUA a canção ficou três semanas em primeiro lugar na Billboard Hot Latin Songs. O álbum ficou na quarta posição na Billboard 200. Em 2008, o Maná lançou o álbum ao vivo Arde El Cielo, em um pacote com CD ou um DVD incluso com um show na Colômbia. O seu oitavo álbum, Drama y Luz, foi lançado em 12 de abril de 2011. O álbum alcançou a quinta posição na Billboard 200. O seu nono álbum de estúdio, Cama Incendiada, foi lançado Em 21 de abril de 2015. O álbum alcançou o topo na Billboard Top Latin Albums. Em 2016, o Maná foi incluído na Calçada da Fama de Hollywood. Em 2018, a banda recebeu o Billboard Latin Music Lifetime Archievement Awards e se apresentou ao vivo no Mandalay Bay Events Center em Las Vegas. A sua nova Rayando el Sol Tour começou nos EUA em setembro de 2019. O Maná foi homenageado com o prêmio de ícone no Billboard Latin Music Awards 2021.

bottom of page