Matanza
Matanza é uma banda de Rock brasileira. A banda foi idealizada no ano de 1996 no Rio de Janeiro, pelo vocalista Jimmy London e pelo guitarrista Donida, para explorar as melodias da fase inicial da carreira de Johnny Cash. Completavam essa formação o baterista Nervoso e o baixista Diba, que foi registrada na demo Terror em Dashville de 1998. Em 1999, o Matanza assinou um contrato com a Abril Music para o lançamento de seu primeiro álbum. Já contando com China no baixo. O seu primeiro álbum, Santa Madre Cassino, foi lançado em março de 2001, pouco antes da banda ser demitida da gravadora. O Matanza assinou com a Deckdisc e o seu segundo álbum, Música para Beber e Brigar, foi lançado em 2003, com Fausto na bateria.
O seu terceiro álbum, To Hell With Johnny Cash, foi lançado em 2005, somente com covers de Johnny Cash. O seu quarto álbum, A Arte do Insulto, foi lançado em outubro de 2006. Foi lançado o videoclipe da canção "Clube dos Canalhas" no Youtube. O seu primeiro álbum ao vivo, MTV Apresenta Matanza, foi lançado em 2008. O álbum foi gravado no Hangar 110 em São Paulo em dezembro de 2007, e conta com Jonas na bateria e marca a transição para uma nova fase. O guitarrista Donida deixa os palcos para se dedicar exclusivamente à composição do material da banda. Seu lugar, nos palcos, é ocupado por Maurício Nogueira. O Matanza lança o seu quinto álbum, Odiosa Natureza Humana, em Março, pela Deckdisc em 20 de março de 2011.
O seu sexto álbum de estúdio, Thunder Dope, foi lançado em 2012. A banda anunciou a saída do baixista China, substituído por Dony Escobar. Antes de sair, ele participou da gravação do sétimo álbum da banda, Pior Cenário Possível, lançado em 14 de abril de 2015. Em maio de 2018, a banda anunciou que encerraria suas atividades em outubro do mesmo ano. No dia 11 de Janeiro de 2019, os ex-integrantes da banda formaram a banda Matanza Inc, com o vocalista Vital Cavalcante no lugar de Jimmy London, que no mesmo ano, Jimmy London forma a banda Matanza Ritual, com Felipe Andreoli no baixo, Antônio Araújo na guitarra e Amílcar Christófaro na bateria.