top of page
mayhem-band.jpg
Mayhem

É uma banda norueguesa de Black Metal. A banda foi fundada em 1984 pelo guitarrista Øystein Aarseth, conhecido inicialmente como Destructor, depois Euronymous, o baixista Jørn Stubberud, o Necrobutcher e o baterista Kjetil Manheim. O nome da banda foi tirada da música "Mayhem with Mercy" do Venon. A banda gravou a demo Pure Fucking Armageddon. Após seu lançamento, Aarseth recrutou dois vocalistas de sessão, Eirik Norheim, o Messiah e Sven Erik Kristiansen, o Maniac, em 1986 e 1987. Norheim fez os vocais apenas para um concerto, que aconteceu em 20 de abril de 1985 em Ski, e no final daquele ano ele havia saído do Mayhem. O seu primeiro EP, Deathcrush, foi lançado em 1987 pelo selo recém-formado de Euronymous, a Posercorpse Music. Manheim e Euronymous tocaram apenas em um show no dia 22 de março de 1986 no Teatro Ski como LEGO e o show foi gravado em vídeo, como um projeto paralelo sobre música experimental contra o mainstream. Manheim e Maniac deixaram a banda em 1988, e foram substituídos pelo vocalista sueco Per Yngve Ohlin, o Dead, e pelo baterista local Jan Axel Blomberg, o Hellhammer. Dead era conhecido por usar tinta de cadáver, que cobria o rosto com maquiagem preta e branca. Ele realmente queria parecer um cadáver. Para completar sua imagem de cadáver, Dead enterrava suas roupas de palco e as desenterrava novamente para usar na noite de um show. Enquanto se apresentava, Dead costumava se cortar com facas de caça e cacos de vidro. Além disso, a banda muitas vezes tinha cabeças de porco ou ovelha empaladas em estacas e plantadas na frente do palco. Em 1990, os membros do Mayhem se mudaram para uma velha casa na floresta perto de Oslo, que era usado como local para a banda ensaiar. Em 8 de abril de 1991, Dead cometeu suicídio nessa casa. Ele foi encontrado por Euronymous com os pulsos cortados e um ferimento de espingarda na cabeça, e com uma nota de suicídio.

 

Quando Euronymous encontrou Dead morto, ele foi a uma loja próxima e comprou uma câmera descartável para fotografar o cadáver. Euronymous usou o suicídio de Dead para promover a imagem de mal da Mayhem e alegou que Dead havia se matado porque o Black Metal havia se tornado uma tendência e se comercializado. Necrobutcher deixou o Mayhem em 1991. A banda ensaiou por um curto período de tempo com Occultus, que deixou a banda depois de receber uma ameaça de morte de Euronymous. O seu primeiro álbum ao vivo, Live in Leipzig, foi lançado em julho de 1993, e foi gravado no Clube Eiskeller em Leipzig, na Alemanha, em 1990. É um dos poucos lançamentos oficiais da banda com Dead como vocalista. No final de 1992, Aarseth contratou o baixista Varg Vikernes, o Count Grishnackh, o guitarrista Thorns 'Snorre W. Ruch, o Blackthorn e o vocalista Attila Csihar.  Para coincidir com o lançamento do álbum, Euronymous e Vikernes conspiraram para explodir a Catedral de Nidaros, que aparece na capa do álbum. Em 10 de agosto de 1993, Vikernes e Ruch viajaram 518 km de Bergen até o apartamento de Euronymous em Oslo. Após a sua chegada, seguiu-se um confronto, que terminou quando Vikernes esfaqueou fatalmente Euronymous. Seu corpo foi encontrado do lado de fora do apartamento com 23 ferimentos. Vikernes foi preso em poucos dias, e alguns meses depois foi sentenciado a 21 anos de prisão, tanto pelo assassinato quanto pelos incêndios criminosos na igreja. Blackthorn, que esperou por Vikernes no andar de baixo e não participou do assassinato de Aarseth, foi acusado de cumplicidade no assassinato e condenado a 8 anos de prisão. O seu primeiro álbum de estúdio, De Mysteriis Dom Sathanas, foi lançado em maio de 1994, e dedicado a Euronymous. Hellhammer, Maniac e Necrobutcher haviam reformado a banda com o novo guitarrista Rune Eriksen, o Blasphemer no lugar de Euronymous.

 

O seu segundo EP, Wolf's Lair Abyss, foi lançado em 1997. O seu segundo álbum, Grand Declaration of War, foi lançado em 6 de junho de 2000. A Mayhem ganhou as manchetes em 2003, quando o fã Per Kristian Hagen foi hospitalizado com o seu crânio fraturado depois de ser atingido por uma cabeça de ovelha decepada que havia sido jogada na platéia do palco. Acusações de agressão foram apresentadas, mas a banda considerou que foi totalmente acidental. O seu terceiro álbum, Chimera, foi lançado em 29 de março de 2004 pela Season of Mist. Mais tarde naquele ano, Maniac deixou a banda. Csihar foi reintegrado como seu substituto. O seu quarto álbum, Ordo ad Chao, foi lançado em 23 de abril de 2007. O álbum recebeu fortes críticas e foi o álbum de maior sucesso da banda, alcançando a posição 12 nas Paradas Norueguesas, e um prêmio do maior e mais antigo dos shows de premiação de música da Noruega, para Melhor Álbum de Metal de 2007. Em abril de 2008, Blasphemer anunciou seus planos de deixar a banda. Ele tocou em festivais europeus nos meses seguintes, com sua última apresentação em agosto. Em novembro de 2009, a banda foi presa em Tilburg, na Holanda, após destruir um quarto de hotel durante uma turnê. O seu quinto álbum, Esoteric Warfare, foi lançado em 6 de junho de 2014 pela Season of Mist. O seu sexto álbum de estúdio, Daemon, foi lançado em 25 de outubro de 2019 pela Century Media Records. Em 2020, a sua Decibel Magazine Tour foi cancelada devido à pandemia do COVID-19. Em 2021, a Mayhem foi introduzido no Rockheim Hall of Fame, depois de ser indicado pela terceira vez no início do mesmo ano. A partir de 2021, eles são o único grupo de Black Metal a ser empossado. O seu terceiro EP, Atavistic Black Disorder / Kommando, foi lançado em 9 de julho de 2021. 

 

bottom of page