Venon

É uma banda de black metal inglesa. O Venom foi formado pelo vocalista Dave Blackman, os guitarristas Jeff Dunn e D. Rutherford, o baixista Dean Hewitt e o baterista Chris McPeters, sob o nome de Guillotine em 1978. McPeters decidiu saiu e o vocalista Dave Blackman se aborreceu quando um ensaio do grupo com fogos de artifício terminou incendiando seu jardim. Os membros da banda Oberon, o baterista Tony Bray e vocalista Clive Archer foram contratados. No final de 1979, o segundo guitarrista, D. Rutherford também decidiu deixar o projeto por motivos pessoais e a segunda guitarra foi ocupada por Conrad Lant. A banda mudou o nome para Venom e seus membros adotaram apelidos, Conrad Lant como Cronos, Jeff Dunn como Mantas, Tony Bray como Abbadon e Clive Archer como Jesuschrist. Nessa época, o baixista original Dean Hewitt foi substituído por Alan Winston, que deixou a banda em menos de um ano, uma semana antes do primeiro show da banda no Clube Meth em Wallsend, Inglaterra. A partir desse momento Cronos assumiu o baixo. Em abril de 1980, esta formação entrou em estúdio para gravar a primeira demo. Clive Archer deixou a banda logo depois. Cronos assumiu os vocais da banda.

 

A primeira gravação do Venom como um trio foi o single "In League with Satan". O seu primeiro álbum, Welcome to Hell, foi lançado em dezembro de 1981. O álbum é considerado o primeiro álbum de thrash metal e black metal. Um ano após o lançamento, o seu segundo álbum, Black Metal, foi lançado em 1 de novembro de 1982, que foi o álbum responsável por batizar o gênero black metal surgido na Noruega no início dos anos 1990 pela banda Mayhem. O seu quarto álbum, Possessed, foi lançado em abril de 1985. Nesse álbum, o Venon flerta abertamente com as fronteiras comerciais do gênero. Mantas saiu da banda para tentar uma carreira solo. Para substituir Mantas foram recrutados os guitarristas Mike Hickey e Jim Clare. A nova direção do Venom não durou muito com apenas uma curta turnê japonesa e brasileira em 1986, então a banda decidiu se separar, e Lant, Clare e Hickey partiram para formar a banda solo de Lant, a Cronos. Bray foi deixado como o único membro da banda, e em 1988, ele ofereceu o vocal / baixo para Tony Dolan. Bray e Dolan escreveram novo material antes de Dunn voltar para a banda junto com o guitarrista Al Barnes. O seu sétimo álbum, Temples of Ice, foi lançado em 31 de maio de 1991.

 

Barnes então deixou a banda, e Steve White foi contratado como seu substituto. A gravadora Music for Nations se recusou a lançar mais álbuns do Venom, então Dolan e Dunn desistiram, efetivamente dissolvendo o Venom em 1993. Em 1995, Cronos retomou contato com Mantas e Abaddon e reuniu a formação clássica do Venom que foi a atração principal do festival holandês Dynamo Open Air de 1996. Abaddon deixou a banda permanentemente e Cronos chamou seu irmão Anthony Antton Lant e tornou-se o baterista da banda. O seu décimo álbum, Resurrection, foi lançado em 25 de abril de 2000. Mantas saiu da banda e foi substituído por Mike Hickey que escolheu o apelido de Mykvs. O seu décimo primeiro álbum, Metal Black, foi lançado em 27 de março de 2006. Mike Hickey deixou a banda em 2007 por motivos pessoais. Ele foi substituído por Stuart Dixon. Em 2009, o baterista Antton anunciou sua saída da banda. Cronos contratou Danny Needham que recebeu o apelido de Dante. Em abril de 2015, no Keep It True Festival na Alemanha, Mantas, Demolition Man e Abaddon se reuniram sob o nome de Venom Inc.. Em 2018, após algumas divergências internas, Abaddon foi demitido e substituído pelo baterista Jeramie Kling. O seu décimo quinto álbum, Storm The Gates, foi lançado em 14 de dezembro de 2018.

 Rockdigital