Men at Work

Foi uma banda de rock australiana. Em Melbourne, Colin Hay formou uma dupla acústica com o baixista Ron Strykert em 1978. Com a adição do baterista Jerry Speiser e o tecladista Greg Sneddon. O flautista Greg Ham se juntou à banda em outubro de 1979. O baixista John Rees entrou logo depois. O nome Men At Work foi criado por Colin Hay. Em 1980, o grupo lançou o seu primeiro single, "Keypunch Operator", e "Down Under", que foi auto-financiado e apareceu em seu próprio rótulo independente, a M.A.W. Label. Apesar de não aparecer no Top 100 nas paradas de singles da Austrália, até o final daquele ano, o grupo cresceu tanto que se tornou a banda sem gravadora mais requisitada e bem paga. O seu primeiro single da banda com a CBS Records na Austrália, "Who Can It Be Now?", foi lançado em junho de 1981, e alcançou a segunda posição e permaneceu no gráfico por 24 semanas. O seu primeiro álbum, Business as Usual, foi lançado em 9 novembro de 1981, na Austrália, e abril de 1982 nos Estados Unidos. Foi um dos álbuns de maior sucesso internacional por um grupo australiano.

 

Os singles "Who Can It Be Now?" e "Down Under" alcançaram o topo na Billboard Top 100. Sendo um dos álbuns mais famosos do início da década de 1980, A banda ganhou o Grammy Award de melhor artista iniciante no ano de 1983. O segundo álbum da banda, Cargo, lançado em 1983, alcançou a posição 3 na Billboard 200. No ano seguinte a banda demitiu o baixista John Rees e o baterista Jerry Speiser. Quando seu terceiro álbum, Two Hearts, que foi lançado em 1985 com quase nenhum sucesso, o guitarrista Ron Strykert também deixou a banda, e logo em seguida o tecladista e saxofonista Greg Ham também saiu. O único remanescente da banda original, o vocalista Colin Hay, continuou a fazer apresentações com músicos contratados até o final do ano quando o Men at Work finalmente se dissolveu. Em 1996 os membros originais Colin Hay e Greg Ham se reagruparam e fizeram uma turnê na América Latina com músicos contratados. Uma performance em São Paulo, durante a turnê,  foi gravada para o lançamento brasileiro do álbum ao vivo, Brazil '96, em 1997 pela Sony Records. O álbum foi relançado mundialmente em 1998 como, Brasil. Em 2000 a banda tocou no fechamento dos Jogos Olímpicos de Sydney

Uma de suas turnês européias em 2000 foi cancelada e a banda se separou em 2002, embora Hay e Ham reuniam periodicamente o Men at Work com músicos convidados, incluindo uma aparição em fevereiro de 2009, quando eles tocaram "Down Under" como uma dupla no Australia Unites Victorian Bushfire Appeal Telethon. Em fevereiro de 2010, a Larrikin Music Publishing venceu um processo, resultante da apropriação não creditada de "Kookaburra", originalmente escrita em 1932 por Marion Sinclair e pelo qual a Larrikin possuía os direitos de publicação, que foi usada na linha de flauta da música "Down Under". Hay e Strykert haviam escrito a melodia, antes que o riff da flauta fosse adicionado por Ham, que ficou preocupado com o fato de que ele só seria lembrado por copiar a música de outra pessoa, resultando em depressão e ansiedade. Greg Ham foi encontrado morto em sua casa em Carlton North em 19 de abril de 2012, depois que ele sofreu um ataque cardíaco fatal aos 58 anos. Em junho de 2019, Hay fez uma turnê pela Europa com músicos de sessões de Los Angeles, sob o nome Men at Work.

 Rockdigital