

Mumford & Sons
É uma banda britânica de Folk Rock. A banda foi formada em dezembro de 2007 pelos multi-instrumentistas Marcus Mumford, Ben Lovett, Winston Marshall e Ted Dwane. O nome da banda lembra um antigo nome de uma empresa familiar. Em fevereiro de 2008, a banda completou uma extensa turnê no Reino Unido. Em junho de 2008 a banda participou pela primeira vez no Festival de Glastonbury. O seu primeiro EP, Mumford & Sons, foi lançado em 7 de julho de 2008 pela Chess Club Records. Eles também excursionaram pela Austrália com Laura Marling. O seu segundo EP, Love Your Groundque, foi lançado em novembro de 2008. O seu terceiro EP, The Cave and the Open Sea, foi lançado em 6 de abril de 2009. Em agosto de 2009, a banda assinou um contrato com a Island Records no Reino Unido. O seu primeiro álbum, Sigh No More, foi lançado em 2 de outubro de 2009. O álbum alcançou a segunda posição na UK Albums Chart e na Billboard 200. No mesmo mês, a Mumford & Sons apresentou seu single "The Cave" na cerimônia do Grammy Awards.
Na época, os membros da banda ainda não possuíam seus próprios instrumentos. No mesmo ano, eles receberam um Brit Award de Melhor Álbum Britânico do Ano com o seu primeiro álbum. A Mumford & Sons tocou no Festival de Glastonbury no dia 24 de junho de 2011, e embarcou em uma turnê norte-americana. O seu segundo álbum, Babel, foi lançado em 21 de setembro de 2012. O álbum estreou no topo na UK Albums Chart e na Billboard 200. Ele se tornou o álbum mais vendido de 2012 no Reino Unido, e ganhou o Grammy Awards na categoria de Álbum do Ano. A canção "I Will Wait" foi lançada como o single principal do álbum, e se tornou sua canção de maior sucesso nos EUA até o momento, alcançando a posição 12 na Billboard Hot 100, e na UK Singles Chart, e foi Top 10 nas paradas da UK Albums Chart, Irlanda, Canadá e Escócia. A canção também está no videogame Guitar Hero Live. O seu primeiro filme ao vivo, Road to Red Rocks, foi lançado em 22 de janeiro de 2013, e foi gravado ao vivo no Red Rocks Amphitheatre no Colorado. Durante a turnê em junho de 2013 no Austin 360 Amphitheatre em Austin, Texas, o baixista Ted Dwane foi internado devido um coágulo de sangue na superfície do cérebro e realizaram uma cirurgia para removê-lo. A banda cancelou o resto de sua turnê e retornou ao Reino Unido. A cirurgia de Dwane foi bem-sucedida, e a banda conseguiu tocar no Glastonbury Festival no dia 30 de junho de 2013.
Depois de encerrar sua enorme turnê internacional em apoio a Babel, os membros da banda entraram em um hiato indefinido. A Mumford & Sons se apresentou no Reading & Leeds Festivals em 2015. O seu terceiro álbum, Wilder Mind, foi lançado em 4 de maio de 2015. O álbum estreou no topo no Reino Unido, nos EUA e na Austrália. O seu sexto EP, Johannesburg, foi lançado em 17 de junho de 2016, durante sua turnê pela África do Sul. O seu quarto álbum, Delta, foi lançado no dia 16 de novembro de 2018 pela Gentlemen of the Road, Island Records e Glassnote Records, e conseguiu alcançar o topo na Billboard 200 e a segunda posição na UK Albums Chart. Em março de 2021, Marshall elogiou Andy Ngo no Twitter por seu livro de 2021 Unmasked, que foi profundamente crítico ao movimento antifa. Depois disso, Marshall se desculpou e anunciou que estava se afastando da banda. Marcus Mumford lançou o seu primeiro álbum solo de estúdio, Self-Titled, em 16 de setembro de 2022.