mbv.jpg
My Bloody Valentine

É uma banda irlandesa-inglesa de Pós Punk. Em 1978, Kevin Shields e Colm Ó Cíosóig foram apresentados um ao outro em um torneio de Karatê no sul de Dublin. A dupla mais tarde formou a The Complex, uma banda de punk rock, com Liam Ó Maonlaí, amigo de Ó Cíosóig de Coláiste Eoin. A banda se separou quando Ó Maonlaí saiu para formar a Hothouse Flowers. Shields e Ó Cíosóig formaram mais tarde A Life in the Day, um trio de pós-punk. Após a dissolução da banda, Shields e Ó Cíosóig formaram a My Bloody Valentine no início de 1983 com o vocalista David Conway que se apresentou sob o pseudônimo de Dave Stelfox. A banda passou por uma série de mudanças na formação durante os primeiros meses. O guitarrista principal Stephen Ivers e o baixista Mark Ross foram recrutados em abril de 1983. Ross deixou a banda em dezembro de 1983 e foi substituído por Paul Murtagh, que deixou a banda no início de 1984. Em março de 1984, Shields, Ivers e Conway gravaram a primeira demo da banda, que foi usada mais tarde para garantir um contrato com a Tycoon Records. Logo depois de gravar a demo, Ivers deixou My Bloody Valentine e a namorada de Conway, Tina Durkin, entrou como tecladista. A banda se mudou para a Holanda e morou lá por mais nove meses, abrindo para o R.E.M. em uma ocasião no dia 8 de abril de 1984. No final de 1984, a banda gravou o seu primeiro mini-álbum, This Is Your Bloody Valentine, que foi lançado em janeiro de 1985. O álbum não recebeu muita atenção e a banda voltou temporariamente para a Holanda, antes de se estabelecer em Londres em meados de 1985.

 

Após sua mudança para Londres em 1985, Tina Durkin deixou a banda. Shields recrutou Debbie Googe como baixista. O EP Geek!, foi lançado em dezembro de 1985, e logo após o seu lançamento, a banda estava se apresentando no circuito de shows de Londres. O co-fundador da Creation Records, Joe Foster, decidiu estabelecer sua própria gravadora, a Kaleidoscope Sound, e persuadiu o My Bloody Valentine a gravar o EP The New Record de My Bloody Valentine, que foi lançado em setembro de 1986 e alcançou a posição 22 na UK Indie Chart. No início de 1987, a banda assinou com a Lazy Records, uma gravadora independente. Em março de 1987, David Conway anunciou sua decisão de deixar a banda, e a vocalista Bilinda Butcher foi contratada. O single de três faixas "Strawberry Wine", foi lançado em novembro de 1987 e o mini-álbum, Ecstasy, foi lançado em 23 november de 1987, e alcançou a posição 12 na UK Indie Chart. Após a saída d banda da Lazy, a gravadora relançou "Strawberry Wine" e Ecstasy na coletânea, Ecstasy and Wine em fevereiro de 1989 sem o consentimento da banda. Em janeiro de 1988, a banda se apresentou em Canterbury, abrindo para Biff Bang Pow!, uma banda que contou com o fundador da Creation Records, Alan McGee que abordou a banda após o show e os convidou a gravar e lançar um single na Creation. O EP You Made Me Realize, foi lançado em 8 de agosto de 1988, e estreou no segundo lugar na UK Indie Chart. Após o sucesso do EP, o seu primeiro álbum de estúdio, Isn't Anything, foi lançado em 21 de novembro de 1988. O álbum foi um grande sucesso, chegando ao número 1 na UK Indie Chart e influenciando uma série de bandas no gênero shoegazing.

 

Em fevereiro de 1989, My Bloody Valentine começou a gravar o seu segundo álbum de estúdio no Blackwing Studios em Southwark, Londres. Por causa do extenso tempo de gravação, Shields e Alan McGee lançaram o EP Glider, em 23 de abril de 1990. O EP alcançou o segundo lugar na UK Indie Chart e a banda fez turnê no verão de 1990 para apoiar o seu lançamento. O seu quinto EP Tremolo, foi lançado em 4 de fevereiro de 1991, e liderou as paradas indie do Reino Unido. O seu segundo álbum, Loveless, foi lançado em 4 de novembro de 1991, e alcançou a posição número 24 na UK Albums Chart. McGee retirou a banda da Creation Records e a banda assinou com a Island Records em outubro de 1992. Em 1995, Debbie Googe e Colm Ó Cíosóig deixaram a banda, e Butcher saiu em 1997. Em 13 de junho de 2008, My Bloody Valentine se apresentou em público pela primeira vez em 16 anos com dois ensaios ao vivo no Institute of Contemporary Arts em Londres. A banda embarcou em uma extensa turnê mundial durante o verão e outono de 2008, e se apresentou em vários festivais de música europeia. Em março de 2012, após uma série de atrasos, a Sony Music Ireland anunciou o lançamento do EP de compilação, EP's 1988-1991, em 4 de maio de 2012. Em 27 de janeiro de 2013, durante um show de aquecimento no Electric Brixton em Londres, Shields disse ao público que o álbum pode ser lançado em dois ou três dias. O seu terceiro álbum, mbv, foi lançado no site oficial da banda em 2 de fevereiro de 2013, e o alto tráfego resultante derrubou o site. Após o seu lançamento, a banda fez uma turnê mundial.