My Dying Bride
É uma banda inglesa de Doom Metal. A banda foi formada em Bradford, no norte da Inglaterra, em junho de 1990, depois que o guitarrista Andrew Craighan e o baterista Rick Miah formaram a banda depois que saíram da Abiose, com o vocalista Aaron Stainthorpe e o guitarrista Calvin Robertshaw da Abiose. Após 6 meses de ensaios, a banda gravou e lançou sua demo, Towards the Sinister. O seu primeiro single, "God is Alone", foi lançado pela gravadora francesa Listenable Records. Logo em seguida, assinaram com a Peaceville Records. O seu primeiro EP, Symphonaire Infernus et Spera Empyrium, foi lançado em 16 de março de 1992, e recrutaram o baixista Adrian Jackson. O seu primeiro álbum, As the Flower Withers, foi lançado em 22 de maio de 1992. Outra turnê foi planejada, mas cancelada quando o baterista Rick Miah se acidentou na gravação de um vídeo. Em 1993, Martin Powell se juntou como tecladista e violinista da banda. O seu segundo álbum, Turn Loose the Swans, foi lançado em 11 de outubro de 1993. O seu terceiro álbum, The Angel and the Dark River, foi lançado em 22 de maio de 1995. No final de 1995, o My Dying Bride viajou em uma excursão de 3 meses com o Iron Maiden.
O sexto álbum, The Light at the End of the World, foi lançado em 12 de outubro de 1999. Todas as partes de guitarra do álbum foram gravadas por Andrew Craighan, após a partida de Calvin Robertshaw. Hamish Glencross foi logo depois recrutado como guitarrista permanente. As partes do teclado foram tocadas por Jonny Maudling. É também o primeiro álbum a apresentar o baterista de Shaun Steels. O My Dying Bride entrou em hiato depois do lançamento. No final do hiato em 2001, Calvin Robertshaw deixou a banda para se tornar o gerente de turnê e foi substituído por Hamish Glencross. O seu sétimo álbum, The Dreadful Hours, foi lançado em 13 de novembro de 2001. O seu oitavo álbum, Songs of Darkness Words of Light, foi lançado em 23 de fevereiro de 2004. Shaun Taylor-Steels anunciou sua saída permanente da banda devido a problemas persistentes com seu tornozelo. O seu nono álbum, A Line of Deathless Kings, foi lançado em 9 de outubro de 2006 pela Peaceville Records. A canção "Deeper Down" alcançou a posição 15 na Peak Chart Positions na Finlândia. No início de 2007, Jackson anunciou sua saída. Lena Abé foi recrutado no baixo e Dan Mullins na bateria. O seu décimo álbum, For Lies I Sire, foi lançado em 23 de março de 2009.
Devido à gravidez de Sarah Stanton, ela foi substituída nos teclados por Katie Stone. Logo após o lançamento do álbum, Katie foi substituída por Shaun MacGowan. Para comemorar o 20º aniversário do My Dying Bride, o seu álbum Evinta, foi lançado em 30 de maio de 2011, como uma re-edição de suas velhas canções. O seu décimo primeiro álbum, A Map of All Our Failures, foi lançado em 15 de outubro de 2012. Em 6 de junho de 2014, o My Dying Bride anunciou através do seu site que o guitarrista Hamish Glencross havia sido demitido depois de retornarem da Maryland Deathfest em 2014 e que o guitarrista original Calvin Robertshaw voltaria à banda. O seu décimo segundo álbum, Feel the Misery, foi lançado em 18 de setembro de 2015. Em 1 de março de 2017, depois de 27 anos com a Peaceville Records, a banda anunciou no Facebook que eles assinaram um contrato com a Nuclear Blast Records. No mesmo ano, o baterista Dan Mullins deixou a banda e foi substituído por um Shaun Taylor-Steels. Em 4 de dezembro de 2018, o baterista Shaun Steels foi substituído por Jeff Singer. O seu décimo terceiro álbum, The Ghost of Orion, foi lançado em 6 de março de 2020. O seu décimo quarto álbum de estúdio, A Mortal Binding, foi lançado em 19 de abril de 2024 pela Nuclear Blast.