nick.jpg
Nick Cave

Nicholas Edward Cave nasceu em Warracknabeal, Austrália no dia 22 de Setembro de 1957. É um músico, compositor, autor e ator australiano. Em 1973, Cave era vocalista de uma banda. Em 1977, depois de deixar a escola, eles adotaram o nome The Boys Next Door e começaram a tocar o material próprio. O seu primeiro álbum, Door, Door, foi lançado em em junho de 1979. O seu primeiro EP, Hee Haw, foi lançado em 8 de dezembro de 1979. Eles eram uma liderança da cena pós-punk em Melbourne, tocando em centenas de shows ao vivo na Austrália antes de mudar seu nome para Birthday Party em 1980 e se mudar para Londres e depois Berlim Ocidental. O álbum, The Birthday Party, foi lançado em novembro de 1980. Durante as sessões de gravação do EP Mutiny / The Bad Seed do The Birthday Party, houve disputas internas na banda e oficialmente a banda acabou. Em Dezembro de 1983 Cave voltou para Melbourne, Austrália, onde formou uma outra banda temporária de apoio, a Nick Cave and the Cavemen, que eles usaram para os primeiros seis meses de sua carreira.

 

No entanto, eles foram mais tarde renomeados de Nick Cave e os Bad Seeds em maio de 1984. Eles começaram a gravar sessões para seu álbum de estréia em março de 1984 em Londres no Trident Studios e lançaram o primeiro álbum, From Her to Eternity, em 18 de junho de 1984, e alcançou a posição 40 na UK Albums Chart. A banda se mudou para Berlim Ocidental, Alemanha. O seu segundo álbum, The Firstborn Is Dead, foi lançado em 3 de junho de 1985. A morte de Tracy Pew, um dos membros da banda, de um ataque epiléptico também ocorreu em 1986. Cave se mudou para São Paulo, Brasil, em 1990, onde conheceu e se casou com sua primeira esposa, a jornalista brasileira Viviane Carneiro e se divorciaram em 1996. O nono álbum de estúdio de Nick Cave and the Bad Seeds, Murder Ballads, foi lançado em 5 de fevereiro de 1996, e alcançou o oitavo lugar na UK Albums Chart. Além de suas performances com Nick Cave and the Bad Seeds, ele realizou turnês solo ao vivo com ele no piano e vocal. Em 2006 ele formou a banda Grinderman.

 

O álbum homônimo de estúdio da banda, Grinderman, foi lançado em 2007 com comentários positivos e o segundo e último álbum de estúdio, Grinderman 2, que foi lançado em 2010 com uma recepção semelhante. Em dezembro de 2011, após a realização do Meredith Music Festival, ele anunciou que a banda Grinderman tinha acabado. Em 2013, estreiou a série Peaky Blinders da BBC, e "Red Right Hand" é a música tema com interpretações da faixa ao longo da série, incluindo o cover do Arctic Monkeys. O seu décimo sexto álbum do Nick Cave e os Bad Seeds, Skeleton Tree, foi lançado em 9 de setembro de 2016, e alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart e a posição 27 na Billboard 200. O seu décimo sétimo álbum com o The Bad Seeds, Ghosteen, foi lançado em 4 de outubro de 2019. O álbum foi escrito após a morte do filho de Cave, Arthur, em 2015. O álbum alcançou o Top 10 das paradas de álbuns em vários países. Nick Cave e Warren Ellis lançaram o álbum, Carnage, foi lançado digitalmente em 25 de fevereiro de 2021 pela Goliath Records.