Nick Cave

Nicholas Edward Cave nasceu em Warracknabeal, Austrália no dia 22 de Setembro de 1957. É um músico, compositor, autor e ator australiano. Em 1973, Cave era vocalista de uma banda. Em 1977, depois de deixar a escola, eles adotaram o nome The Boys Next Door e começaram a tocar o material próprio. Eles eram uma liderança da cena pós-punk em Melbourne no final de 1970, tocando em centenas de shows ao vivo na Austrália antes de mudar seu nome para Birthday Party em 1980 e se mudar para Londres e depois Berlim Ocidental. A namorada australiana de Cave e musa Anita Lane, acompanhou-os até Londres. A banda eram notória por suas performances ao vivo. Durante as sessões de gravação do EP Mutiny / The Bad Seed do The Birthday Party, houve disputas internas na banda e oficialmente a banda acabou. 

Em Dezembro de 1983 Cave voltou para Melbourne, Austrália, onde formou uma outra banda temporária de apoio. O grupo foi chamado de Nick Cave and the Cavemen, que eles usaram para os primeiros seis meses de sua carreira. No entanto, eles foram mais tarde renomeados de Nick Cave e os Bad Seeds em maio de 1984. Eles começaram a gravar sessões para seu álbum de estréia em março de 1984 em Londres no Trident Studios e lançaram o álbum From Her to Eternity, lançado pela Mute Records em 1984. A banda se mudou para Berlim Ocidental, Alemanha, em 1985 e lançou um segundo álbum The Firstborn Is Dead. A morte de Tracy Pew, um dos membros da banda, de um ataque epiléptico também ocorreu em 1986. 

 

Cave se mudou para São Paulo, Brasil, em 1990, onde conheceu e se casou com sua primeira esposa, a jornalista brasileira Viviane Carneiro e se divorciaram em 1996. A banda com Cave como seu líder e vocalista lançou dezesseis álbuns de estúdio. Além de suas performances com Nick Cave and the Bad Seeds, Cave desde os anos 1990, realizou turnês solo ao vivo com ele no piano e vocal, Warren Ellis no violino / acordeão e vários outros no baixo e bateria. Em 2006 caverna formou a banda Grinderman. A banda de rock alternativo foi formada como uma forma de escapar ao peso do The Bad Seeds. O álbum homônimo de estúdio da banda, Grinderman, foi lançado em 2007 com comentários positivos e o segundo e último álbum de estúdio da banda, Grinderman 2, foi lançado em 2010 com uma recepção semelhante. Em dezembro de 2011, após a realização de Meredith Music Festival, Cave anunciou que a banda Grinderman tinha acabado. 

 Rockdigital