Arctic Monkeys

 

É uma banda britânica de indie rock. Após ganharem suas guitarras no natal de 2001, os vizinhos Alex Turner e Jamie Cook montaram uma banda com seus amigos da escola, Andy Nicholson que tocava baixo, e Matt Helders que se tornou o baterista. Sob o nome Bang Bang, eles tocavam covers de bandas como Led Zeppelin. Após Alex assumir o vocal e a tarefa de escrever canções, eles mudaram o nome da banda para Arctic Monkeys, tirado de um grupo do qual o pai do baterista Matt Helders fez parte nos anos 70. Após alguns dos primeiros concertos, em 2003, eles começaram a gravar CD demos e distribuí-los para o público. Como a oferta era limitada, os fãs copiaram as canções e as disponibilizaram pela Internet. Até um perfil da banda no site MySpace foi criado pelos fãs. Em 2004, sua popularidade chamou a atenção da BBC Radio One e da imprensa britânica. Em maio de 2005 a banda lançou seu primeiro EP Five Minutes with Arctic Monkeys

 

Em junho assinaram um contrato com a Domino Records e logo depois, se apresentaram no Carling Stage, palco dos festivais de Reading e Leeds reservado para bandas menos conhecidas. Em outubro, o primeiro single "I Bet You Look Good on the Dancefloor", foi direto para o primeiro lugar nas vendas de singles do Reino Unido. O seu primeiro álbum, Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, foi lançado em 23 de janeiro de 2006. Em abril de 2006, a banda lançou o EP Who the Fuck Are Arctic Monkeys?. Apesar das altas vendas, o linguajar sujo das canções resultou em baixas execuções nas rádios, o que não incomodou a banda. Logo após o lançamento do EP, a banda apresentou o novo baixista Nick O'Malley. Inicialmente, Nick apenas substituiria Andy na turnê pelos EUA, mas depois foi anunciado que ele tinha deixado a banda em definitivo. Em agosto, lançaram o single "Leave Before The Lights Come On". O seu segundo álbum, Favourite Worst Nightmare, foi lançado em 23 de abril de 2007 pela Domino Recording Company, que alcançou a primeira posição na UK Albums Chart. O Arctic Monkeys encabeçou o Glastonbury Festival em 22 de junho de 2007.

 

O seu terceiro álbum, Humbug, foi lançado em 19 de agosto de 2009. O seu quarto álbum, Suck It and See, foi lançado em 6 de junho de 2011. A mbanda se apresentou no Lollapalooza de 5 a 7 de agosto de 2011. Em 2012, a banda foi convidada pelo duo americano The Black Keys para abrir os seus shows na turnê do álbum El Camino nos EUA. Em 28 de julho, o Arctic Monkeys tocou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, e desde então seu cover da música "Come Together", dos Beatles, disparou nas paradas britânicas. A banda tocou no Glastonbury Festival no dia 28 de junho de 2013. O seu quinto álbum, AM, foi lançado em 9 de setembro de 2013, e estreou no número seis na Billboard 200, se tornando o álbum de maior sucesso da banda nos EUA. Em 24 de agosto de 2014, a banda anunciou um hiato após sua AM Tour. Em dezembro de 2016, Alex Turner confirmou à BBC Radio Sheffield que o hiato da banda havia terminado. O seu sexto álbum, Tranquility Base Hotel & Casino, foi lançado em 11 de maio de 2018.

 Rockdigital