Nightwish

É uma banda finlandesa de metal sinfônico. Em 1996, o tecladista Tuomas Holopainen tocava em duas pequenas bandas na Finlândia, Darkwoods My Betrothed e Nattvindens Gråt e criou o seu próprio projeto musical em agosto de 1996 para produzir músicas acústicas, chamando dois antigos colegas de escola, o guitarrista Emppu Vuorinen e a cantora Tarja Turunen, e juntos gravaram uma fita demo contendo três canções: "Etiäinen", "Forever Moments" e "Nightwish", de onde foi retirado o nome da demo e também da banda. Tuomas começou a achar que a voz lírica e dramática de Tarja era pesada demais para músicas acústicas, portanto a banda substituiu o violão por uma guitarra elétrica e o piano por um teclado. Em maio de 1997, a banda contratou o baterista Jukka Nevalainen e assinou contrato com a Spinefarm Records, lançando o seu primeiro álbum, Angels Fall First, em 1 de novembro de 1997. O álbum alcançou a posição 30 nas paradas finlandesas. A banda decidiu realizar algumas apresentações especiais e fez sua estreia na cidade natal deles, Kitee, em 31 de dezembro daquele ano. Mais tarde em 1998, a banda contratou o baixista Sami Vänskä e lançou o seu segundo álbum, Oceanborn, em 7 de dezembro de 1998. Em 19 de maio de 2000, a banda lançou o seu terceiro álbum, Wishmaster, que alcançou o topo das paradas finlandesas.

 

A banda realizou a Wishmaster World Tour como atração principal, fazendo as três primeiras apresentações no Brasil e encerrando o ano com um grande concerto na cidade de Tampere, na Finlândia, que foi gravado e virou o seu primeiro DVD, From Wishes to Eternity, lançado em abril de 2001.  Ainda em 2001, a banda lançou seu primeiro EP Over the Hills and Far Away. Após o último concerto, Sami Vänskä deixou a banda. O baixista Marco Hietala assumiu o seu lugar. O seu quarto álbum, Century Child, foi lançado em 24 de maio de 2002. O Nightwish iniciou então a World Tour of the Century, com datas na América Latina, incluindo seis apresentações no Brasil, com a banda também fazendo sua primeira apresentação nos Estados Unidos em 2003. O seu quinto álbum, Once, foi lançado em 7 de junho de 2004 e foi um enorme sucesso comercial. Em 2005, após mais de cento e trinta apresentações, a banda encerrou a turnê com um concerto especial em Helsinque, a capital finlandesa. Após esse último concerto, Tarja Turunen foi oficialmente demitida da banda. Após a demissão de Tarja, a sueca Anette Olzon foi oficialmente revelada em 24 de maio de 2007. Em 28 de setembro, o seu sexto álbum Dark Passion Play foi lançado, estreando direto no topo nas paradas da Finlândia. Em setembro de 2007, a banda iniciou a Dark Passion Play World Tour, e em 2008 a banda se apresentou mais uma vez no Brasil, encerrando a turnê na Hartwall Areena de Helsinque em 19 de setembro de 2009. O seu sétimo álbum, Imaginaerum, foi lançado no dia 30 de novembro de 2011, alcançando o primeiro lugar nas paradas finlandesas.

 

Pouco antes de um concerto na cidade de Denver, Estados Unidos, em 28 de setembro de 2012, Anette passou mal e foi internada, sendo substituída às pressas por Elize Ryd do Amaranthe e Alissa White-Gluz do The Agonist sem o seu consentimento. Anette manifestou descontentamento com a atitude dos outros membros, saindo da banda e sendo substituída pela holandesa Floor Jansen. A Imaginaerum World Tour começou na cidade de Los Angeles em janeiro de 2012 e encerrou em agosto do ano seguinte, passando por trinta e quatro países com 104 concertos. Em 6 de agosto de 2014, o baterista Jukka Nevalainen deixou a banda devido à um problema de insônia. O finlandês Kai Hahto foi anunciado como sua substituição temporária até o fim da turnê mundial. O álbum, Endless Forms Most Beautiful, foi lançado em 27 de março de 2015 e alcançou o primeiro lugar nas paradas da Finlândia, República Checa e Reino Unido, tornando-se um enorme sucesso comercial. No mês seguinte, a Endless Forms Most Beautiful World Tour iniciou em Nova York e prosseguiu com diversos concertos ao redor do mundo, incluindo cinco apresentações no Brasil, dentre elas o festival Rock in Rio. A turnê incluiu um concerto comemorativo do vigésimo aniversário da banda. Em 19 de dezembro de 2015, tornaram-se a primeira banda finlandesa a realizar um show como atração principal da Wembley Arena de Londres. Em 15 de julho de 2019, anunciaram a saída definitiva de Jukka, além da entrada de Kai como membro oficial. 

 Rockdigital