Nina Hagen

Catharina Hagen nasceu em Berlim, Alemanha no dia 11 de março de 1955. É uma cantora, compositora e atriz alemã. Seus pais se divorciaram quando ela tinha dois anos de idade. Aos quatro anos, ela começou a estudar balé, e foi considerada uma prodígio da ópera aos nove. Hagen deixou a escola aos dezesseis anos e foi para a Polônia, onde começou sua carreira. Mais tarde retornou à Alemanha e se juntou à banda cover, Steamboat Band de Fritzen, junto com Achim Mentzel e outros. De 1972 a 1973, Hagen se matriculou no programa intensivo de performance no The Central Studio for Light Music em Berlim Oriental. Após a formatura, ingressou na banda Automobil. Sua carreira musical foi interrompida, quando ela e sua mãe deixaram o país em 1976, após a expulsão de seu padrasto. Ela se estabeleceu em Hamburgo, onde assinou contrato com a CBS.e viajou para Londres durante o auge do movimento punk rock. De volta à Alemanha, em meados de 1977, ela formou a Nina Hagen Band em Berlim Ocidental, em Kreuzberg. O seu primeiro álbum, Nina Hagen Band, foi lançado em 11 de fevereiro de 1978. O álbum foi um sucesso comercial. Na Alemanha, alcançou a posição 11 e também alcançou paradas em outros países, como Áustria e Holanda.

 

As relações entre Hagen e os outros membros da banda se deterioraram ao longo da turnê européia, e Hagen decidiu deixar a banda em 1979, embora ela ainda estivesse sob contrato para produzir o seu segundo álbum, Unbehagen, que foi lançado em 1979 pela CBS Records. O álbum foi um sucesso nas paradas na Alemanha, alcançando o segundo lugar. Ela também atuou no filme Cha Cha de 1979. Uma turnê européia com uma nova banda em 1980 foi cancelada e Hagen voltou para os EUA. O seu primeiro álbum solo, NunSexMonkRock, foi lançado em 12 de junho de 1982 pela CBS Records, e também foi o seu primeiro álbum com todas as músicas tocadas em inglês. Ela então fez uma turnê mundial com a No Problem Orchestra. O seu segundo álbum, Fearless, foi lançado em novembro de 1983 em inglês, e a versão alemã do álbum, Angstlos, também foi lançado. A versão em inglês destacou o single "New York New York" alcançou a nona posição na Billboard Dance Club Songs. O seu terceiro álbum, Nina Hagen in Ekstasy, foi lançado em 10 de janeiro de 1985 pela CBS Records, simutaneamente com a versão alemã. O álbum incluiu uma gravação de 1979 de sua versão punk hardcore de "My Way" de Paul Anka. Ela cantou músicas desse álbum durante a primeira versão do Rock in Rio em 1985 no Brasil. Ela conheceu o Supla, que era líder da banda punk new wave Tókyo, que a convidou a contribuir com os vocais para o hit de 1986 "Garota de Berlin" que teve grande sucesso nas rádios do Brasil.

 

No final de 1986, seu contrato com a CBS acabou e ela lançou o EP Punk Wedding, de forma independente em 1987. O seu quarto álbum, Nina Hagen, foi lançado em 8 de outubro de 1989 pela Mercury Records. Na década de 1990, Hagen morou em Paris. O seu sexto álbum, Revolution Ballroom, foi lançado em 1993. O seu sétimo álbum, FreuD euch, foi lançado em 1 de janeiro de 1995 pela Ariola Records, e a versão gravado em inglês, BeeHappy, foi lançado em 1 de janeiro de 1996. O seu oitavo álbum, Om Namah Shivay, foi lançado em 29 de outubro de 1999. É uma compilação de canções devocionais hindus. O seu nono álbum, Return of the Mother, foi lançado em 28 de março de 2000, acompanhado por outra turnê alemã. O seu décimo álbum, Big Band Explosion, foi lançado em 9 de dezembro de 2003, com a participação da Leipzig Big Band. Em 2005, Nina Hagen foi a atração principal do Drop Dead Festival na cidade de Nova York. O seu décimo álbum, Irgendwo auf der Welt, foi lançado em 24 de abril de 2006, com a Capital Dance Orchestra. O seu décimo primeiro álbum, Personal Jesus, foi l ançado em 16 de julho de 2010, na Alemanha e em 27 de julho de 2010, nos EUA. O seu décimo primeiro álbum, Volksbeat,foi lançado em 11 de novembro de 2011 na Alemanha. Logo após o lançamento, Nina Hagen embarcou em uma turnê promocional por toda a Europa.

 Rockdigital