anka.jpg
Paul Anka

Paul Albert Anka nasceu em Ottawa, Ontário no Canadá  no dia 30 de julho de 1941. É um cantor, compositor e ator canadense-americano. Paul Anka gravou seu primeiro single, "I Confess", quando ele tinha 14 anos em 1956. Com US $ 100 de seu tio, ele foi para a cidade de Nova York, onde ele fez uma audição para Don Costa na ABC em 1957. A gravação do seu segundo single "Diana" em 1957, alcançou o topo nas paradas de música canadenses, e também alcançou o topo na Billboard Best Sellers In Stores e na segunda posição na Billboard Top 100. O single também alcançou o primeiro lugar na Billboard R&B Best Sellers. Também alcançou o topo na New Musical Express do Reino Unido, permanecendo lá por nove semanas. "Diana" é um dos melhores singles vendidos por um artista canadense. O seu primeiro álbum, Paul Anka, foi lançado em 1958 pela ABC Paramount, e apresenta o single "Diana". A canção foi acompanhada de mais quatro músicas que chegaram ao Top 20 em 1958, fazendo dele um dos maiores ídolos adolescentes da época.

 

Ele visitou a Grã-Bretanha, depois a Austrália com Buddy Holly. Anka também escreveu "It Does Not Matter Anymore", que Buddy Holly gravou antes de morrer em 1959. Anka escreveu a versão inglesas de "My Way", a canção de assinatura de Frank Sinatra, da música francesa "Comme d'habitude". Na década de 1960, Anka começou a atuar em filmes, além de escrever canções para eles. Ele se tornou um dos primeiros cantores pop a se apresentar nos Casinos de Las Vegas. Em 1960, Anka assinou contrato com a RCA Victor. Ele comprou os direitos e a propriedade de seu catálogo da ABC-Paramount em 1963, mas como a maioria dos artistas de gravação da América do Norte, ele viu sua carreira paralisada pela Invasão Britânica. O álbum conjunto de Paul Anka, Sam Cooke e Neil Sedaka, Three Great Guys, foi lançado em fevereiro de 1964 e incluiu 12 canções com quatro canções de cada um dos três artistas e uma colaboração na última faixa de Neil Sedaka de Stan Applebaum e Sua Orquestra. René Hall e Sammy Lowe foram os maestros da orquestra nas outras faixas. No início da década de 1970, ele assinou com a Buddah Records, lançando dois álbuns.

 

O primeiro álbum, Paul Anka, foi lançado pela primeira vez em 1971, exibiu a faixa "She's A Lady", uma música que ele escreveu, e se tornou um sucesso para Tom Jones nesse mesmo ano. O seu álbum, Anka, lançado em 1974 pela United Artists, alcançou a nona posição na Billboard 200, sua melhor colocação nas paradas. No mesmo ano, ele se juntou a Odia Coates para gravar o  hit número 1, "(You're) Having My Baby". Anka e Coates gravariam mais dois duetos que chegaram ao Top 10. Em 1972, uma rua em Ottawa foi chamada Paul Anka Drive. O álbum, Rock Swings, foi gravado em novembro de 2004 e lançado em 31 de maio de 2005 no Canadá e em 7 de junho de 2005 nos EUA, contém covers de swing jazz de canções populares de rock e pop dos anos 1980 e 1990, alcançando a posição 120 na Billboard 200, e alcançando o segundo lugar na lista de álbuns Top Jazz da Billboard. Após o lançamento do álbum, Anka recebeu uma estrela na Calçada da Fama do Canadá em Toronto. Classic Songs, My Way é um álbum de 2007. O álbum segue a mesma fórmula de seu álbum anterior com versões de rock e música pop. Seu álbum, Songs of December, lançado em 2011, alcançou a posição 58 no Canadá. Em 2013, Paul Anka lança o álbum, Duets,  em 2013.