Paul Anka

Paul Albert Anka nasceu em Ottawa, Ontário no Canadá  no dia 30 de julho de 1941. É um cantor, compositor e ator canadense-americano. Ele cantou com o coral St. Elias Antiochian Orthodox Church e freqüentou a Fisher Park High School, onde ele fazia parte do trio vocal Bobby Soxers. Paul Anka gravou seu primeiro single, "I Confess", quando ele tinha 14 anos em 1956. Com US $ 100 de seu tio, ele foi para a cidade de Nova York, onde ele fez uma audição para Don Costa na ABC em 1957. O seu segundo single "Diana" alcançou o topo nas paradas de música canadenses e dos EUA. "Diana" é um dos melhores singles vendidos por um artista de gravação canadense. Em uma entrevista em 2005, ele afirmou que era para uma garota de sua igreja, que ele mal conhecia. A canção foi acompanhada de mais quatro músicas que chegaram ao Top 20 em 1958, fazendo dele um dos maiores ídolos adolescentes da época.

 

O seu primeiro álbum, Paul Anka foi lançado em 1958. Ele visitou a Grã-Bretanha, depois a Austrália com Buddy Holly. Anka também escreveu "It Does Not Matter Anymore", que Buddy Holly gravou antes de morrer em 1959. Anka escreveu a versão inglesas de "My Way", a canção de assinatura de Frank Sinatra, da música francesa "Comme d'habitude". Na década de 1960, Anka começou a atuar em filmes, além de escrever canções para eles. Ele se tornou um dos primeiros cantores pop a se apresentar nos casinos de Las Vegas. Em 1960, Anka assinou contrato com RCA Victor. Ele comprou os direitos e a propriedade de seu catálogo ABC-Paramount em 1963, mas como a maioria dos artistas de gravação da América do Norte, ele viu sua carreira paralisada pela Invasão Britânica. No início da década de 1970, ele assinou com a Buddah Records, lançando dois álbuns. O primeiro álbum, Paul Anka, que foi lançado pela primeira vez em 1971, exibiu a faixa "She's A Lady", uma música que ele escreveu, que se tornaria um sucesso para Tom Jones nesse mesmo ano.

 

Frustrado depois de mais de dez anos sem um top 25 de sucesso, Anka assinou com a United Artists e, em 1974, juntou-se a Odia Coates para gravar o  hit número 1, "(You're) Having My Baby". Anka e Coates gravariam mais dois duetos que chegaram ao Top 10. Em 1972, uma rua em Ottawa foi chamada Paul Anka Drive. O seu álbum, Rock Swings foi lançado em 2005 e foi Top 10 no Reino Unido, atingindo o número 2 na lista de álbuns Top Jazz da Billboard. O álbum contém versões de rock e música pop das décadas de 1980 e 1990. Após o lançamento deste álbum, Anka recebeu uma estrela na Calçada da Fama do Canadá em Toronto. Classic Songs, My Way é um álbum de 2007. O álbum segue a mesma fórmula de seu álbum anterior com versões de rock e música pop. Em 2011, Paul Anka lança o álbum, Songs of December e em 2013, ele lança o álbum Duets.

 Rockdigital