Penélope
Foi uma banda brasileira de Rock. Em 1996, Érika Martins decidiu formar uma banda em Salvador, na Bahia, após voltar da Alemanha, onde se deparou com uma cena de mulheres no Rock muito forte. A banda foi formada por Érika Martins nos vocais, Constança Scofield nos teclados, Josane Noronha na guitarra, Jandira Fernandes no baixo e Mário Jorge Heine na bateria, batizando o projeto de Penélope Charmosa, nome inspirado na personagem Penelope Pitstop do desenho animado Corrida Maluca. Os músicos começaram a ensaiar e tocar covers em bares. Em 1996, Josane e Jandira saíram e foram substituídas pelo guitarrista Luisão Pereira e a baixista Erika Nande.
Em 1997, a banda estreou profissionalmente no Festival Abril Pro Rock sob o nome apenas de Penélope para evitar direitos autorais, e em 1998, a banda assinou um contrato com a Sony Music. A banda participou do single "A Mais Pedida" da banda Raimundos, que se tornou um dos maiores sucessos de 1999 e projetou a Penélope ao público do Rock. O seu primeiro álbum, Mi Casa, Su Casa, foi lançado em agosto de 1999, e contém a versão da canção "Namorinho de Portão", que foi composta por Tom Zé, em 1968, e a canção "Holiday" que fez parte da trilha-sonora da 6.ª temporada do seriado teen Malhação da Rede Globo, em 1999. Em 2001, a banda participou da Tenda Brasil no festival Rock in Rio III.
O seu segundo álbum, Buganvilia, foi lançado em julho de 2001, e trouxe os sucessos "Caixa de Bombom" e uma versão Rock do clássico "Ciranda da Bailarina". A banda assinou um contrato com a Som Livre. Erika Nande foi substituída por Fifi. O seu terceiro álbum, Rock, Meu Amor, foi lançado em setembro de 2003. O álbum trouxe como sucessos "Continue Pensando Assim", com a participação de Samuel Rosa do Skank, e a versão de "A Fórmula do Amor". A banda encerrou os seus trabalhos em 2004. Luisão Pereira faleceu no dia 10 de março de 2024, aos 55 anos, em Salvador, na Bahia, em decorrência de mieloma múltiplo diagnosticado em 2017.