Peter Murphy

Peter Murphy nasceu em Northampton, Reino Unido no dia 11 de julho de 1957. É um cantor britânico. Murphy se encontra na escola com o guitarrista Daniel Ash, e forma o Bauhaus com o baixista David J. e o baterista Kevin Haskins. O Bauhaus gravou seu primeiro single “Dead Bela Lugosi” em 1979. Peter Murphy torna-se a imagem publicitária das fitas cassete da Maxell. Depois de lançar um terceiro álbum, The Sky's Gone Out, lançado em 1982, o aumento de popularidade do vocalista começa a irritar o resto da banda. Durante a gravação do quarto álbum da banda, Burning from the InsideMurphy contraiu pneumonia e os outros integrantes da banda fazem o vocal no seu lugar. Após o lançamento do álbum, que foi o mais bem sucedido, a banda é dissolvida em 1983. Peter Murphy forma com o baixista Mick Karn o duo Dali's Car. A dupla grava o seu primeiro álbum, The Waking Hour, que depois de não alcançar o sucesso esperado, a dupla se separa. Em 1985, Peter Murphy embarcou em uma carreira solo, ajudado na composição pelo guitarrista Howard Hughes e o guitarrista John McGeoch, e lançou o seu primeiro álbum solo, Should the World Fail to Fall Apart, em 1986.

 

No início de 1988, ele lança o seu segundo álbum solo, Love Hysteria, com o tecladista Paul Statham que colaborou em suas composições. O primeiro single do álbum, "All Night Long", atinge grande popularidade devido a constante exibição do vídeo na MTV, tornando-se o seu primeiro grande sucesso. Depois de uma turnê, Peter Murphy atinge o sucesso comercial com o álbum, Deep, lançado no início de 1990. O single "Strange Kind Of Love", lançado em três versões diferentes, também consegue se tornar um clássico. Neste momento, Peter Murphy se converte ao Islã e vai morar na Turquia. O seu terceiro álbum, Holy Smoke, foi lançado no final de 1992. Depois de uma longa turnê promocional, ele desapareceu novamente. Em 1995, Peter Murphy lança o seu quinto álbum, Cascade, sua última colaboração com o compositor Paul Statham. Mais uma vez, depois da turnê pela América e Europa, Peter Murphy retornou à Turquia. Peter Murphy lança em 1998, com nova gravadora, o EP, Recall, e anuncia o retorno do Bauhaus.

 

A turnê de retorno da banda é um sucesso e sai em turnê, lançam o álbum ao vivo, Gotham, que foi lançado em 1999. Apesar do sucesso da turnê, Peter Murphy rejeita a idéia de continuar com Bauhaus, e ele embarca em uma turnê solo acompanhado apenas pelo guitarrista Peter DiStefano e do violinista Hugh Marsh, e lança o álbum ao vivo, A Live Just for Love. Em 2002, Peter Murphy lança o álbum, Dust, com um som lento e intimista. Levaria três anos para Murphy voltar ao mundo do pop com o álbum, Unshattered, que foi acompanhada de uma grande turnê americana e européia durante o ano de 2005. O ano de 2006 veria a reunificação do Bauhaus mais uma vez, com outra turnê mundial de sucesso que culminou com o lançamento no início de 2008 do álbum de estúdio, Go Away White. Foi o primeiro álbum com novas músicas da banda desde 1983. O seu nono álbum solo, Ninth, foi lançado em 7 de junho de 2011 pela Nettwerk Records. O seu décimo álbum, Lion, foi lançado em junho de 2014. Foi o seu primeiro álbum a aparecer na Billboard 200 dos EUA desde seu álbum de 1992, Holy Smoke.

 

 Rockdigital