bauhaus.jpg
Bauhaus

Foi uma banda de rock inglesa. Em 1978, em Northampton, Inglaterra, o guitarrista Daniel Ash, o baixista David J e o baterista Kevin Haskins, atuaram como um trio até formarem um quarteto com o vocalista Peter Murphy. O primeiro single da banda "Bela Lugosi's Dead" é uma canção de rock gótico escrita pela banda e foi lançado em agosto de 1979, e é muitas vezes considerado a primeira música de rock gótico. Ele não entrou nas paradas pop britânicas naquela época. O seu primeiro álbum, In the Flat Field, foi lançado em 3 de novembro de 1980 pela 4AD Records. O álbum é considerado um dos primeiros discos de rock gótico. O álbum liderou a UK Independent Albums Chart e alcançou a posição 72 na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, Mask, foi lançado em 16 de outubro de 1981, pela Beggars Banquet Records. O álbum mostra uma evolução no som da banda ao incluir guitarra acústica, e teclados nas suas músicas. O single do álbum, "Kick in the Eye", alcançou a posição 59 na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum ao vivo, Press the Eject and Give Me the Tape, foi lançado em 1982, gravado ao vivo em Londres e em Liverpool. O seu terceiro álbum, The Sky's Gone Out, foi lançado em 19 de outubro do mesmo ano. O sucesso do single cover "Ziggy Stardust" impulsionou o álbum que alcançou a quarta posição na UK Albums Chart, se tornando o maior sucesso da banda.

 

O seu quarto álbum, Burning from the Inside, foi lançado em 15 de julho de 1983. O álbum se destaca pela maior participação de Daniel Ash, David J e Kevin Haskins, pois Peter Murphy adoeceu durante a sua gravação, não tendo participado em algumas músicas do álbum. O single principal do álbum, "She's in Parties", alcançou a posição 26 na UK Albums Chart e rendeu ao Bauhaus sua terceira e última aparição no Top of the Pops. O Bauhaus embarcou em uma turnê promocional para o álbum, com datas na Europa e no Extremo Oriente. Na época em que o álbum foi lançado, eles já haviam se separado. A banda fez seu show de despedida no dia 5 de julho de 1983 no Hammersmith Palais, em Londres. Durante uma discussão, Ash e David J. começaram a falar sobre a reforma do Bauhaus. Todos os quatro membros da banda organizaram um ensaio, mas Murphy não apareceu no dia marcado. Os outros três membros da banda ensaiaram independentemente, e foram inspirados pela química que tinham como trio. Como resultado, Ash e os irmãos Haskins formaram a banda Love and Rockets em 1985. O seu segundo álbum ao vivo, Rest in Peace: The Final Concert, foi lanaçdo em agosto de 1992 pela Nemo, de um concerto realizado em 1983 no Hammersmith Palais, em Londres. o seu terceiro álbum ao vivo, Live in the Studio 1979, foi lançado em 1997 pela Nemo.

 

O Bauhaus retorna mais uma vez e sai em turnê. O seu quarto álbum ao vivo, Gotham, foi lançado em 1999 pela Metropolis Records, e foi lançado como um álbum duplo de um concerto realizado em Chicago no ano anterior. Nesse mesmo ano, a banda Love and Rockets se separa após sete álbuns. Apesar do sucesso da turnê, Peter Murphy rejeita a ideia de continuar com o Bauhaus, e ele embarca em sua turnê solo. Em 2006, o Bauhaus  se reuniu novamente, com outra turnê mundial de sucesso que culminou com o seu quinto álbum de estúdio, Go Away White, que foi lançado em 3 de março de 2008. Foi o primeiro álbum com novas músicas da banda desde 1983. Logo após o lançamento, a banda anunciou que este seria seu último álbum e o fim da banda, e que não haveria turnê de divulgação do álbum. Em 2018, Murphy e David J anunciaram uma turnê pela Nova Zelândia, Austrália e Europa para comemorar o 40º aniversário do Bauhaus, com a dupla realizando o seu primeiro álbum, In the Flat Field em sua totalidade. Após um hiato de 13 anos, a Bauhaus realizou um show no Hollywood Palladium com todos os membros originais em 3 e 4 de novembro de 2019, e uma terceira data no mesmo local no dia 1 de dezembro.