pink.jpg
P!nk

 

Alecia Beth Moore Hart nasceu em Doylestown, Pensilvânia no dia 8 de setembro de 1979. É uma cantora e compositora norte-americana de pop rock. Nascida numa família musical, aos treze anos já dançava e participava como cantora de apoio de espetáculos na sua cidade. No colégio, ela se juntou a sua primeira banda, Middleground, mas se desfez ao perder uma competição Battle of the Bands. Pink começou a se apresentar em clubes da Filadélfia quando tinha cerca de 14 anos. Ela adotou seu nome Pink, nessa época. Aos 14, ela foi convencida a fazer um teste para se tornar um membro do grupo feminino Basic Instinct, e ganhou um lugar na programação, mas também, logo saiu. Aos 16 anos, Pink e duas outras adolescentes, Sharon Flanagan e Chrissy Conway, formaram o grupo de R&B Choice. Uma cópia de sua primeira música, "Key to My Heart", foi enviada para a LaFace Records em Atlanta, Geórgia. O grupo se mudou para Atlanta, assinou um contrato e gravou um álbum, que nunca foi lançado, mas "Key to My Heart" apareceu na trilha sonora do filme Kazaam de 1996. O Choice acabou em 1998. Após a separação, Pink assinou um contrato de gravação com a LaFace Records e começou a trabalhar em seu primeiro álbum solo. Seu primeiro single "There You Go", foi lançado em fevereiro de 2000 e se tornou seu primeiro hit no Top 10 na sétima posição na Billboard Hot 100. O seu primeiro álbum, Can't Take Me Home, foi lançado em 4 de abril de 2000, e alcançou a posição 26 na Billboard 200.

 

Pink ganhou o troféu de nova artista feminina do ano na Billboard Music Awards de 2000. Em 2001, Pink, Christina Aguilera, Mya, e o rapper Lil' Kim, interpretaram um cover de "Lady Marmalade" para a trilha sonora do filme Moulin Rouge!. Nos EUA, se tornou o seu primeiro single número 1. O seu videoclipe ganhou o MTV Video Music Award de Vídeo do Ano. A canção ganhou o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Colaboração Pop com Vocais. O seu segundo álbum, Missundazstand, foi lançado em 20 de novembro de 2001. Ela recrutou Linda Perry, ex-cantora do 4 Non Blondes e passou vários meses escrevendo canções para o álbum. O seu terceiro álbum, Try This, foi lançado em 11 de novembro de 2003, e alcançou o Top 10 nas paradas de álbuns dos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália. O single "Trouble" ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal Rock Feminina. Ela fez uma longa turnê no Try This Tour pela Europa e Austrália. O seu quarto álbum, I'm Not Dead, foi lançado em 4 de abril de 2006. O álbum alcançou o Top 10 nos EUA e Top 5 no Reino Unido. O primeiro single do álbum, "Stupid Girls" alcançou a posição 13 na Billboard Hot 100 e ganhou o MTV Video Music Award de Melhor Vídeo Pop. Em apoio ao álbum, Pink embarcou na sua I'm Not Dead Tour. Em 18 de setembro de 2008, o single "So What" se tornou seu segundo hit número 1 na Billboard Hot 100. O seu quinto álbum, Funhouse, foi lançado em 24 de outubro de 2008. O álbum estreou em segundo lugar na Billboard 200.

 

Em 2013, a Billboard reconheceu Pink como o Artista de Músicas Pop da Década. O seu sexto álbum, The Truth About Love, foi lançado em 18 de setembro de 2012 pela RCA Records, e fez sua estreia no topo na Billboard 200, se tornando o seu primeiro álbum número 1 nos EUA. O seu quarto single, "Just Give Me a Reason", com vocais de Nate Ruess, se tornou o single de maior sucesso do álbum, liderando as paradas em mais de 20 países em todo o mundo e se tornando o seu quarto hit número 1 na Billboard Hot 100. Em 13 de fevereiro de 2013, Pink deu início a sua sexta turnê, conhecida como The Truth About Love Tour, em Phoenix, Arizona. A RCA Records assinou com Pink um contrato de vários álbuns que durará por muitos anos. O seu sétimo álbum, Beautiful Trauma, foi lançado em 13 de outubro de 2017 e se tornou o terceiro álbum mais vendido do ano em todo o mundo. Em 1 de março de 2018, Pink começou sua sétima turnê de shows, a Beautiful Trauma World Tour, e se apresentou no sábado, dia 05 de outubro no Rock in Rio, no Palco Mundo, sendo a sua primeira apresentação no Brasil. Em 5 de fevereiro de 2019, Pink recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. O seu oitavo álbum, Hurts 2B Human, foi lançado em 26 de abril de 2019, e alcançou o topo na Billboard 200 e na UK Albums Chart. Em 2020, ela fez uma pausa na música para se concentrar em sua família. O seu álbum ao vivo, All I Know So Far: Setlist, foi lançado em 21 de maio de 2021 pela RCA Records