pink.jpg
P!nk

 

Alecia Beth Moore Hart nasceu em Doylestown, Pensilvânia no dia 8 de setembro de 1979. É uma cantora e compositora norte-americana de pop rock. Nascida numa família musical, aos treze anos já dançava e participava como cantora de apoio de espetáculos na sua cidade. No colégio, Pink se juntou a sua primeira banda, Middleground, mas se desfez ao perder uma competição Battle of the Bands. Pink começou a se apresentar em clubes da Filadélfia quando tinha cerca de 14 anos. Ela adotou seu nome Pink, nessa época. Aos 14, ela foi convencida a fazer um teste para se tornar um membro do grupo feminino Basic Instinct, e ganhou um lugar na programação, mas também, logo se desfez. Aos 16 anos, Pink e duas outras adolescentes, Sharon Flanagan e Chrissy Conway, formaram o grupo de R&B Choice. Uma cópia de sua primeira música, "Key to My Heart", foi enviada para a LaFace Records em Atlanta, Geórgia. O grupo se mudou para Atlanta, assinou um contrato e gravou um álbum, que nunca foi lançado, mas "Key to My Heart" apareceu na trilha sonora do filme Kazaam de 1996. O Choice acabou em 1998. Após a separação, Pink assinou um contrato de gravação com a LaFace Records e começou a trabalhar em seu primeiro álbum solo. Seu primeiro single "There You Go", foi lançado em fevereiro de 2000 e se tornou seu primeiro hit no Top 10 na posição 7 na Billboard Hot 100. O seu primeiro álbum, Can't Take Me Home, foi lançado em 4 de abril de 2000, e alcançou a posição 26 na Billboard 200. O segundo single do álbum, "Most Girls", alcançou a posição número quatro na Billboard Hot 100. Pink ganhou o troféu de nova artista feminina do ano no Billboard Music Awards de 2000.

 

Em 2001, Pink, Christina Aguilera, Mya, e o rapper Lil' Kim, interpretaram um cover de "Lady Marmalade" para a trilha sonora do filme Moulin Rouge!. Nos EUA, se tornou o single airplay-only de mais sucesso da história, bem como o primeiro single número 1 de Pink. O seu videoclipe ganhou o MTV Video Music Award de Vídeo do Ano. A canção ganhou o seu primeiro Grammy Award de Melhor Colaboração Pop com Vocais. O seu segundo álbum, Missundazstand, foi lançado em 20 de novembro de 2001. Ela recrutou Linda Perry, ex-cantora do 4 Non Blondes e passou vários meses escrevendo canções para o álbum. O primeiro single do álbum, "Get the Party Started" alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100. O seu videoclipe ganhou nas categorias de Melhor Vídeo Feminino e Melhor Vídeo de Dança no MTV Video Music Awards de 2002. O seu terceiro álbum, Try This, foi lançado em 11 de novembro de 2003. alcançar o Top 10 nas paradas de álbuns dos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália. No 46º Grammy Awards, o single "Trouble" ganhou o prêmio na categoria de Melhor Performance Vocal Rock Feminina. Ela fez uma longa turnê no Try This Tour pela Europa e Austrália. O seu quarto álbum, I'm Not Dead, foi lançado em 4 de abril de 2006. O álbum alcançou o Top 10 nos EUA e Top 5 no Reino Unido. O primeiro single do álbum, "Stupid Girls" alcançou a posição 13 na Billboard Hot 100 e ganhou o MTV Video Music Award de Melhor Vídeo Pop. Em apoio ao álbum, Pink embarcou na sua I'm Not Dead Tour. Em 18 de setembro de 2008, o single "So What" se tornou seu segundo hit número 1 na Billboard Hot 100. O seu quinto álbum, Funhouse, foi lançado em 24 de outubro de 2008. O álbum estreou em segundo lugar na Billboard 200. Em 2013, a Billboard reconheceu Pink como o Artista de Músicas Pop da Década. 

 

O seu sexto álbum, The Truth About Love, foi lançado em 18 de setembro de 2012 pela RCA Records, e fez sua estreia no topo da Billboard 200, se tornando o seu primeiro álbum número 1 nos EUA, e se tornou o sexto álbum mais vendido do mundo em 2012.  "Try" foi lançado como o segundo single do álbum e se tornou um hit mundialmente Top 10, alcançando a nona posição na Billboard Hot 100. O seu quarto single, "Just Give Me a Reason", com vocais de Nate Ruess, se tornou o single de maior sucesso do álbum, liderando as paradas em mais de 20 países em todo o mundo e se tornando o seu quarto hit número 1 na Billboard Hot 100. Em 13 de fevereiro de 2013, Pink deu início a sua sexta turnê, conhecida como The Truth About Love Tour, em Phoenix, Arizona. Pink estrelou no filme Obrigado por compartilhar de 2013. Seu nome legal, Alecia Moore, é usado para os créditos do filme. A RCA Records anunciou que eles assinaram com Pink um contrato de vários álbuns que durará por muitos anos. O seu sétimo álbum, Beautiful Trauma, foi lançado em 13 de outubro de 2017 e se tornou o terceiro álbum mais vendido do ano em todo o mundo. Embora doente com gripe, Pink cantou o hino nacional dos EUA antes do Super Bowl LII. Em 1 de março de 2018, Pink começou sua sétima turnê de shows, a Beautiful Trauma World Tour, e se apresentou no sábado, dia 05 de outubro no Rock in Rio, no Palco Mundo, sendo a sua primeira apresentação no Brasil. Em 5 de fevereiro de 2019, Pink recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. O seu oitavo álbum, Hurts 2B Human, foi lançado em 26 de abril de 2019. Pink confirmou que em 2020 ela fará uma pausa na música para se concentrar em sua família.